Autor Tópico: Ubuntu 12.04 trava após instalação!  (Lida 13476 vezes)

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Online: 28 de Abril de 2012, 14:43 »
Olá Pessoal...

Preciso de uma orientação para entender o "porque" do Ubuntu 12.04 funcionar "redondo" quando testado pelo PenDrive, sem instalação... e depois de instalado na HD (no mesmo hardware onde foi testado), travar logo na inicialização. Explico melhor:

Fiz um PenDrive com o novo 12.04 e fui testar em uma máquina com a seguinte configuração:
- Athlon 64 3000+
- 2 GB Ram
- Nvidia GeForce4 MX 4000 (128 MB)

No teste pelo "LiveCD" no PenDrive (rsrsrsrs) funcionou muito bem, tá certo que só no Unity 2D, mas rodou muito bem mesmo, que me animou a instalar em uma partição de teste no HD. Até a Splash Screen (Ubuntu e os pontos piscantes) estava com a resolução correta do monitor...

Depois da instalação apareceu a tela do Grub, normal, em seguida já começaram os problemas:
- O Splash Screen simplesmente desapareceu;
- O monitor ficou sem sinal da placa de vídeo;
- Qdo o sinal voltou, tela preta e em seguida entrou a tela de login (LightDM);
- O LightDM mais parecia um "HeavyDM", tão lento que a resposta do mouse e teclado demoravam uma eternidade;
- Qdo consegui digitar a senha, entrou a tela do sistema, com a barra superior e o Unity 2d, mas com o mouse e teclado totalmente travados.
Como não conseguia fazer nada, com mouse ou teclado, tive que desligar a máquina usando o botão de energia da CPU.

Agora as perguntas:
1) Por que no teste com o Pendrive funcionou tudo bem e após a instalação na HD, todos esses problemas e um sistema totalmente inoperante?

2) Tentei instalar o driver da Nvidia (96.43.20) no 12.04 sem sucesso. Como posso fazer funcionar, de forma definitiva, os drivers de vídeo utilizados na inicialização "live" do Ubuntu, após a instalação do sistema na HD?

Obs.: Rodando pelo "live", o Splash Screen fica perfeito e a resolução do meu vídeo (1440x900) também. Só que depois de instalado, fica impossível usar o sistema na inicialização normal. Só consigo "bootar" no modo recuperação > failsafeX, mas aí a resolução do vídeo fica distorcida (1280x1024).

Alguém, por favor, poderia me dar "uma luz".

Agradeço a ajuda.

Offline Dissection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2012, 15:21 »
pelo que eu ainda pesquisando o grande problema são os drivers da Nvidia, praticamente todo mundo que precisa
instalar os drivers das series 96 ou 173 (meu caso) estão encontrando dificuldade, eu mesmo abri um tópico aqui
no fórum pedido ajuda para instalar os drivers da nvidia 173, mas até agora não obtive sucesso, e também encontrei em outros forums a mesma reclamação.

link sobre meu problema: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94753.0.html

link do forum NVNews com pessoas com o mesmo problema: http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=179489


Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2012, 15:50 »
Não recomendo utilizar o Unity em PCs que não são realmente muito bons... Este é um dos problemas do novo Unity. Não sei o porquê de ele rodar normalmente no pendrive, talvez seja que no Pendrive as coisas rodem mais rápido, ou algo assim.

Ouvi falar também de alguns problemas com os drivers opensource instalados por padrão da Nvidia no Ubuntu, o Nouveau. Não conheço o problema, pois uso uma placa ATI que tem um suporte muito bom com drivers opensource.

O que eu recomendo nessa situação é instalar uma versão mais leve do Ubuntu, o Xubuntu ou Lubuntu. O Unity é muito pesado e possui ainda certos problemas com alguns drivers.

Talvez neles funcione tudo normalzinho.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2012, 15:51 »
Talvez seja o caso de, em vez do driver proprietário da NVidia, usar o driver aberto Nouveau?

sudo apt-get install xserver-xorg-video-nouveau

Já que foi dito que o sistema roda no failsafeX, pode experimentar instalar o Nouveau por ele. Depois, abrir o terminal, digitar

cd /etc/X11

depois

ls

e verificar se existe um arquivo chamado "xorg.conf.failsafe". Se tiver, renomeá-lo para "xorg.conf":

sudo mv xorg.conf.failsafe xorg.conf

digitar a senha (se for o caso) e abrir o arquivo com

sudo nano xorg.conf

Feito isso, substituir

Driver "vesa"

por

Driver "nouveau"

salvar o arquivo e reiniciar o computador.
Se tudo funcionar normalmente depois desse processo, o problema era no driver proprietário da NVidia mesmo. Caso contrário... Bom... Aí talvez só uma nova placa de vídeo resolva o problema  :-[
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 15:53 por eliseu_carvalho »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2012, 15:52 »
Não recomendo utilizar o Unity em PCs que não são realmente muito bons...

Dá uma olhada nisso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90412.msg521046.html#msg521046

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2012, 11:04 »
Olá eliseu_carvalho, agradeço a orientação, mas infelizmente não funcionou. Tive que apagar todos os xorg.conf para funcionar novamente a parte gráfica em baixa resolução.

Vou esperar a Nvidia lançar uma atualização para o driver 96.43.XX. Estou acompanhando o forum http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=179489 sugerido acima pelo Dissection. Em outras ocasiões eles atualizaram os drivers legacy... já passei por este problema antes.

Este driver 96 está com problema de dependências ainda nos repositórios oficiais do 12.04. Espero que isso se resolva em breve tbm. Até lá vamos tocando na baixa resolução mesmo.

Só não consegui entender ainda pq no teste do sistema "live", antes da instalação, tudo funcionava perfeitamente???

Grato pela ajuda.


Offline andpatroc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2012, 11:23 »
Estou com o mesmo problema que você! instalei o synaptic, que é um gerenciador de pacote detalhado, e vi que o driver instalado na minha máquina é o 295.40, esse dá suporte pra placas a partir da série 8 que não é o meu caso que tenha uma geforce 7! o mais recomendado eu axo seria o 173 mas n consigo instalar parece que o pacote está "quebrado"
bom no meu caso quando puder vou comprar uma geforce 8 ou 9 e creio que resolveráo o problema! abraço

Offline cavaliantec

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2012, 22:48 »
Olá Pessoal...

Preciso de uma orientação para entender o "porque" do Ubuntu 12.04 funcionar "redondo" quando testado pelo PenDrive, sem instalação... e depois de instalado na HD (no mesmo hardware onde foi testado), travar logo na inicialização. Explico melhor:

Fiz um PenDrive com o novo 12.04 e fui testar em uma máquina com a seguinte configuração:
- Athlon 64 3000+
- 2 GB Ram
- Nvidia GeForce4 MX 4000 (128 MB)

No teste pelo "LiveCD" no PenDrive (rsrsrsrs) funcionou muito bem, tá certo que só no Unity 2D, mas rodou muito bem mesmo, que me animou a instalar em uma partição de teste no HD. Até a Splash Screen (Ubuntu e os pontos piscantes) estava com a resolução correta do monitor...

Depois da instalação apareceu a tela do Grub, normal, em seguida já começaram os problemas:
- O Splash Screen simplesmente desapareceu;
- O monitor ficou sem sinal da placa de vídeo;
- Qdo o sinal voltou, tela preta e em seguida entrou a tela de login (LightDM);
- O LightDM mais parecia um "HeavyDM", tão lento que a resposta do mouse e teclado demoravam uma eternidade;
- Qdo consegui digitar a senha, entrou a tela do sistema, com a barra superior e o Unity 2d, mas com o mouse e teclado totalmente travados.
Como não conseguia fazer nada, com mouse ou teclado, tive que desligar a máquina usando o botão de energia da CPU.

Agora as perguntas:
1) Por que no teste com o Pendrive funcionou tudo bem e após a instalação na HD, todos esses problemas e um sistema totalmente inoperante?

2) Tentei instalar o driver da Nvidia (96.43.20) no 12.04 sem sucesso. Como posso fazer funcionar, de forma definitiva, os drivers de vídeo utilizados na inicialização "live" do Ubuntu, após a instalação do sistema na HD?

Obs.: Rodando pelo "live", o Splash Screen fica perfeito e a resolução do meu vídeo (1440x900) também. Só que depois de instalado, fica impossível usar o sistema na inicialização normal. Só consigo "bootar" no modo recuperação > failsafeX, mas aí a resolução do vídeo fica distorcida (1280x1024).

Alguém, por favor, poderia me dar "uma luz".

Agradeço a ajuda.



Estou com o mesmo problema meu antigo ubuntu rodava nota 10

agora trava por todo o lado

Alguem me diz o porque de o ubuntu 10 dava bem no meu pc e agora este breca por tudo quanto é sitio
Distribuição 12.04(precise)32-bit
Kernel linux 3.2.0-24-generic
GROME 3.4.1
Memoria ram 1,5 gb
Processador Intel(R) Celeron(R) CPU 2.80 GHz
Espaço em disco 1 Tera
e tem overclock feito no prossessador nas memorias e na grafica :S

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2012, 10:39 »
Se seu PC for ACE, tente mudar a opção de inicialização para Network boot, alguns resolveram assim. Se for ACE.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline r.alencar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2012, 00:28 »
Aqui eu uso o driver NVIDIA 295.40.

Olha só que engraçado, logo após a atualização da versão teste (que funcionava perfeitamente) para a versão definitiva deu o mesmo pau aqui.

Depois de 3 dias tentando resolver a única solução que encontrei foi voltar uma versão anterior do driver. Remover o atual, e baixar no site da nvidia uma versão anterior da que deu problema.

Li os rumores de que a NVIDIA se desentendeu com a canonical.

Não sei, mas esse tipo de problema pós instalação são questões que emperram e muito a popularização do ubuntu.


Offline Flávio Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2012, 10:52 »
Nossa!

Já tinha odiado o Unity - desde a concepção da interface até o peso para rodar sedm falar nos problemas de travamentos e paus - na versão 11.10, a ponto de voltar para o 10.4...

Acho que o CD do 12.4 que baixei ontem vai ficar bem longe do meu HD.

Tenho começado a olhar com atenção para o Kubuntu, vai que é o sistema para mim

Note Acer intel Dual core, Intel graphics, 3gb ram
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 11:00 por Flávio Portella »

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2012, 18:39 »
Aqui eu uso o driver NVIDIA 295.40.
Olha só que engraçado, logo após a atualização da versão teste (que funcionava perfeitamente) para a versão definitiva deu o mesmo pau aqui.
Depois de 3 dias tentando resolver a única solução que encontrei foi voltar uma versão anterior do driver. Remover o atual, e baixar no site da nvidia uma versão anterior da que deu problema.
Li os rumores de que a NVIDIA se desentendeu com a canonical.
Não sei, mas esse tipo de problema pós instalação são questões que emperram e muito a popularização do ubuntu.

Parece que este driver está com problema mesmo... a própria Nvidia solicitou no forum nVnews para não usar o driver 295.40 com as placas GeForce 6, 7 ou 8800GTX/GTS: http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=178460

Já existe uma versão beta a 302.07, veja no link: http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=122606

Parece que eles estão trabalhando em uma nova versão do 96.43.XX. Espero que saia logo.

T+ 

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2012, 18:49 »
Para não abrir mão do Ubuntu, você pode instalar o gnome clássico e fazer um teste. Para ativar, é só encerrar sessão e escolher gnome clássico.
sudo apt-get install gnome-session-fallback para instalar o gnome clássico
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2012, 18:57 »
Tive os mesmos problemas  de bugs iniciais,mas com a ultima atualização o meu Precise está d+++...Tudo funcionando e muito rápido...ai está ele...Abraço..Voltando ao meu maravilhoso Ubuntu depois de tantas idas e voltas...


Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 trava após instalação!
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2012, 11:01 »
Infelizmente os travamentos voltaram apesar do meu Pc não ser antigo...e minha placa de video ser ATI...instalei o Xubuntu e ele não travou até agora...mas não consigo ficar sem o Ubuntu...Quando começamos a acostumar e conhecer o Unity acontece esses travamentos...é triste mesmo...