Autor Tópico: Problema com som  (Lida 9922 vezes)

Offline RoTiV-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Problema com som
« Online: 20 de Agosto de 2006, 15:05 »
Olá,

Eu instalei o Ubuntu tem 2 dias e não estava conseguindo reproduzir MP3 (mas a placa de som estava instalada). Depois de seguir alguns passos desse tópico Multimídia no Dapper! consegui reproduzir MP3 normalmente. Só que hoje quando liguei o Ubuntu (6.06 LTS) o ícone do volume estava marcado como mudo. Indo nas Preferências do Controle de Volume o dispositivo que está na lista é: Realtek ALC650F (OSS Mixer) só que essa não é minha placa de som. Mas quando vou em Sistema > Preferências > Som a placa de som padrão marcada na lista é NVidia nForce2 (que é minha placa de som on-board).
Resultado, a música toca no Totem, mas o som não sai! Como resolver esse problema?

Obrigado,
Vitor

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2006, 14:51 »
Ei, RoTiV-, sugiro que, primeiro, você evite o Totem e sempre dê preferência ao Mplayer. Agora note se não há outro dispositivo de áudio, além do qual está utilizando atualmente, na ferramenta Controle de Volume. Se possível, mude para ver no que vai dar...

Em meu sistema eu tenho duas alternativas, veja:



Não sei o que lhe dizer ao certo para poder lhe ajudar a resolver o problema, mas acho melhor fuçar o sistema até encontrar uma solução. Você já está há muito tempo esperando por uma resposta, aqui.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 14:54 por arsolto »

Offline RoTiV-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:22 »
arsolto,
Primeiramente obrigado pela atenção.

Ao utilizar o MPlayer, aparece a seguinte mensagem de erro: Could no open/initialize audio device -> no sound.
No Controle de Volume, Arquivo > Alterar Dispositivo só tem um na lista, o: Realtek ALC650F (OSS Mixer).

Agora outra coisa que reparei (não sei se tem ligação com meu problema), mas ao carregar o Ubuntu, aparece uma falha em:
Starting PCMCIA services... failed
E ao desligar, também aparece um falha, algo como:
56: snd_ctl_open error Invalid argument'

Caso não haja uma solução, irei reinstalar o Ubuntu!
Obrigado,
Vitor

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:46 »
O serviço PCMCIA é acionado na inicialização do meu sistema operacional, normalmente. E reparei que no menu Preferências do Controle de Volume, tenho a minha disposição dois dispositvos, mas só em um deles aparece uma opção PCM, veja:

              

Quando resolvi tirar do PCM aconteceu exatamente o que você relatou na mensagem que inicia o tópico, o ícone que representa o volume de som ficou marcado como mudo.

Abra o menu Preferências do Controle de Volume em seu sistema e selecione a opção VOLUME, acho que é a primeira, logo acima de Speaker.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 17:54 por arsolto »

Offline RoTiV-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:01 »
Acontece que na minha lista de dispositivo só tem 1 (Realtek ALC650F (OSS Mixer)) que não é minha placa de som.

Sim, seleciono a opção Volume e faço o que em seguida?
 
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 18:04 por RoTiV- »

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:03 »
Ei, RoTiV-, acorda meu colega! Tenta escutar alguma coisa agora, em especial, aquilo que você não estava acostumado a ouvir antes, mas sempre tentou... E verifica se o ícone de som não está mais marcado como mudo.

Offline RoTiV-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:06 »
Não. Continua marcado como Mudo e não está saindo som.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2006, 18:22 »
Então, peço paciência a você para podermos pensar, outra vez, numa possível solução para eliminar o problema. Vou consultar alguns colegas que tenho no Gaim e vou fazer uma pesquisa no Google, álias, recomendo o mesmo a você.

Quanto ao Mplayer, tente seguir as dicas que estão contidas em um tutorial do sítio do Guia do Hardware, observe bem as imagens do reprodutor de vídeo que foram postadas lá.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:02 »
Ei, RoTiV-, como dito por mim, anteriormente, fui buscar ajuda com colegas que mantenho contato através do Gaim, um deles me ajudou ou melhor, te ajudou. O pseudônimo dele é galactus, autor do tópico "Multimídia no Dapper!".

Ele sugere que você instale o pacote alsa-oss, procure-o no Synaptic. Depois, por meio dos itens Sistema > Preferências > Seletor de Sistemas Multimídia (Habilite no Editor de Menu Alacarte) da barra de ferramentas da área de trabalho, você deve marcar nas opções de entrada e saída como ALSA.

Para que as configurações tenham efeito, lembre-se de sair e entrar na sessão do Gnome, novamente.

O galactus me alertou de que alguns dos seus conhecidos usuários de Debian tiveram o mesmo problema que você.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 01:05 por arsolto »

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2006, 10:14 »
Ei, RoTiV-, como dito por mim, anteriormente, fui buscar ajuda com colegas que mantenho contato através do Gaim, um deles me ajudou ou melhor, te ajudou. O pseudônimo dele é galactus, autor do tópico "Multimídia no Dapper!".

Ele sugere que você instale o pacote alsa-oss, procure-o no Synaptic. Depois, por meio dos itens Sistema > Preferências > Seletor de Sistemas Multimídia (Habilite no Editor de Menu Alacarte) da barra de ferramentas da área de trabalho, você deve marcar nas opções de entrada e saída como ALSA.

Para que as configurações tenham efeito, lembre-se de sair e entrar na sessão do Gnome, novamente.

O galactus me alertou de que alguns dos seus conhecidos usuários de Debian tiveram o mesmo problema que você.

opa cara legal a sua atitude,ate mesmo começou a procurar ajuda a seus amigos
parabens pela sua atitude.

bem.. mas algum de vocês sabem aonde posso encontra aqueles arquivos para multimidia? é que uso o ubuntu 64-bits,intão la se referem a 32-bits...

uma pergunta: se eu pegr o repositorio que esta la para poder abaixar os arquivos,e tenta abaixa pelo synaptic ou apt-get,ele iria abaixar a versão 32-bits ou ele iria dizer que tinha arquivo?

*se alguem puder responder a ultima pergunta ja esta de grande tamanho.
muito obrigado pela atenção
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2006, 11:56 »
Ei, uplink, obrigado pelo reconhecimento...!

Você possue uma versão do Ubuntu para que tipo de computador: PC (Intel x86) ou 64-bit PC (AMD64)? Sugiro que instale uma de 32 Bits para você não ter problemas com arquivos multimídia.

Quanto aos repositórios, veja na sessão Dicas e Truques o que você pode fazer para atualizar e montar sua própria lista. Se preocupe em sondar os tópicos fixos do fórum e você terá 90% das suas dúvidas esclarecidas.

Já viu o FAQ que está nesta sessão para iniciantes? Acho que não!

Da próxima vez que postar no fórum Ubuntu, lembre-se de fornecer informações sobre seu computador e versão do Ubuntu que utiliza. Senão será mais difícil poder te ajudar. E evite fazer perguntas sem relação com este tópico.

Um abraço!

« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 11:58 por arsolto »

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2006, 12:46 »
Ei, uplink, obrigado pelo reconhecimento...!

Você possue uma versão do Ubuntu para que tipo de computador: PC (Intel x86) ou 64-bit PC (AMD64)? Sugiro que instale uma de 32 Bits para você não ter problemas com arquivos multimídia.

Quanto aos repositórios, veja na sessão Dicas e Truques o que você pode fazer para atualizar e montar sua própria lista. Se preocupe em sondar os tópicos fixos do fórum e você terá 90% das suas dúvidas esclarecidas.

Já viu o FAQ que está nesta sessão para iniciantes? Acho que não!

Da próxima vez que postar no fórum Ubuntu, lembre-se de fornecer informações sobre seu computador e versão do Ubuntu que utiliza. Senão será mais difícil poder te ajudar. E evite fazer perguntas sem relação com este tópico.

Um abraço!

a respeito das informações do meu computador (estão na assinatura) eu somente havia esquecido de colocar na assinatura o SO:
SO: ubuntu 6.06 LTS (64-bit PC)
se para você não mostre a assinatura é porque esta desativada nas ferramentas da sua cna do forum

a respeito de instalar a versão 32bits,eu ja tive com outras distro é posso afirma que a diferença de um SO 32bits para um 64bits no meu computador é enorme,por isso estou usando ele agora

e sobre o faq que você me mostrou tem um topico que ensina como fazer funcionar o mp3 (dizendo os arquivos necessarios a se instalar e o repositorio),mas não é isso de que me refiro,você intendeu mal...

os arquivos e os repositorios é facil de conseguir,o que eu me refiro é o seguinte: se eu pego um repositorio que contenha o arquivo que necessito,eu vo la e mando abaixa,so que ele se encontra pra arquitetura x86,ele ira abaixar ou ele não ira?

o topico tem a ver sim,fala sobre o problema no som dele mas ele cita o link da configuração multimidia onde eu tive a duvida (ou seja e uma duvida de um reposta pequena que fui mal enterpretado),eu so postei aqui pois não acho que deveria criar um topico novo so para este assunto,e quando alguem pesquizar ira ficar na mesma não acha? so a unica diferença é que não vou ficar criando um topico com a penas uma duvida pequena dessas

bem se estou fazendo algo errado me desculpe.
t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:18 »
Ei, uplink, compreendi melhor o seu objetivo, agora. Se você está utilizando uma versão do Ubuntu para 64 bits e deseja baixar um pacote feito para i386 eu não sei lhe dizer se vai funcionar ou não em seu sistema operacional. Você deve buscar informação em algum tópico da sessão 64-bit.

O que você pretende baixar da internet, exatamente? Se você me disser fica mais fácil te orientar e ajudar.


Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Problema com som
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:26 »
bem não era exatamente isso,
eu quiria os plugins de audio que nos topicos são para 32-bit,e mandam um repositorio.
e nesse repositorio se encontra todos os codecs,plugins,etc.

mas tambem pode conter os 64-bit no mesmo repositorio,não?

e dai para mim testar eu quiria pegar esse repositorio (que foi indicado para 32-bit) e da um apt-get e tenta instala


so que ai esta a duvida: não sei se o apt-get vai me avisar ,um exemplo: tnetando abaixa: exemplo-codec
de um repositorio
deb qualquer.ubuntu.br/

e nesse repositorio tem esse codec que procuro (mas somente na versão 32-bit) o apt-get vai me avisar ou me impidir de fazer algo? ou somente abaixar e instalar (e o que eu não quero)

* me desculpa por isso,so meio enrolado para explicar e as vezes acabo deixando a entender o errado

obrigado
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Problema com som
« Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:34 »
Ei, uplink, seus problemas acabaram! Você já ouviu falar em Easy Ubuntu? Esta ferramenta é capaz de instalar todos os codecs que você necessita para ouvir músicas e assistir vídeos. Além de instalar outros recursos fundamentais para o seu sistema operacional.

"EasyUbuntu works on (X/K)ubuntu and on all the three architectures (x86, AMD64 and PPC)."

Para utilizar o Easy Ubuntu, faça pelo Terminal a execução dos comandos a seguir:
Código: [Selecionar]
wget http://easyubuntu.freecontrib.org/files/easyubuntu-3.022.tar.gz
tar -zxf easyubuntu-3.022.tar.gz
cd easyubuntu
sudo python easyubuntu.in

Se tiver alguma dúvida para realizar a instalação do EasyUbuntu, me avise. Ou consulte o sítio oficial e responsável pela distribuição da ferramenta.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 14:21 por arsolto »