Autor Tópico: 3 meses usando Ubuntu, considerações  (Lida 8329 vezes)

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
3 meses usando Ubuntu, considerações
« Online: 28 de Abril de 2012, 20:27 »
Boa noite galera.
Gostaria de compartilhar o ocorrido comigo.
Uso Ubuntu a pouco mais de 3 meses, antes utilizava Windows 7, sempre fui curioso  com tudo relacionado a PC e seus sistemas,
já havia utilizado Linux a muito tempo, mas por falta de paciência e entendimento meu, acabei "abandonando o barco",até que a meses
atrás botei na cabeça que utilizaria Linux, comecei a pesquisar sobre as Distros disponíveis e tomei conhecimento do Ubuntu, optei por
utilizá-la, pois é a que mais tem usuários e ficaria mais fácil caso precisasse de ajuda, como por vezes precisei e me ajudaram aqui no fórum.

 Hoje uso o 11.10, é meu SO principal (só mantenho o "W" pq trabalho muito com Visual Basic). Hoje, no uso pessoal não sinto nenhuma falta
do antigo sistema, o qual utilizava a mais de 9 anos. Tenho diversas aplicações instaladas com usos similares, não costumo jogar no pc, o que
tornou mais fácil a migração. O fato é que instalei o Ubuntu mais para fazer um teste por minha curiosidade e fiquei impressionado com o que vi,
claro que no começo tive certas dificuldades, não sabia instalar pacote não compilados, o famoso "medo do terminal", mas insisti em aprender
e hoje me viro aqui com meu sistema. Gosto muito da segurança do sistema, a qual nem pode ser comparada com o Windows e a filosofia do software
livre, no mundo capitalista em que vivemos.

 Quando me perguntam que sistema utilizo, eu respondo "Linux Ubuntu", as pessoas me olham como eu fosse um ET, ou sei lá, até mesmo comentando com
amigos tecnicos e de faculdade (análise de sistema) já ouvi coisas como "cara pra que usar linux?", "não existe nada pra Linux", "muda pro Windows, vou te emprestar o cd/dvd...", e muitas outras coisas, sendo que nunca sequer utilizaram o mesmo, somente "cospem' opiniões formadas por parte da sociedade, do
"tudo que é gratuito é pior". Me impressiona a resistência que as pessoas hoje tem com o Linux, parece que algumas tem um medo mortal, acham que o PC vai explodir, ou algo parecido. Há cerca de 1 mês, meu irmão trouxe seu notebook pra mim formatar, o questionei se não queria testar o Ubuntu, ele teve certa
resistência, mas acabou concordando comum dual boot com Windows, algumas vezes ele me pediu algumas dicas pra instalar programas, corrigir erros, etc,
hoje ele trouxe o mesmo notebook pra mim tirar o Windows, pois tinha decidido migrar de vez pro Ubuntu, foi a segunda pessoa que consegui migrar, a primeira havia sido uma amiga e hoje segundo os próprios no pc/notebook deles só roda Ubuntu.

Enfim, desculpem se o texto ficou um pouco extenso, mas gostaria de dividir essa experiência com vocês.

Obrigado.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2012, 21:23 »
Antes de mais nada, parabéns pela escolha do Ubuntu - mesmo se fosse qualquer outra versão do Linux, eu daria os parabéns igual, pois veja: você saiu de vez da escravidão da M$  :D
Quanto ao "medo mortal" de muitas pessoas em relação a Linux e software livre em geral, eu não diria medo, e sim preguiça e acomodação.

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2012, 21:39 »
Antes de mais nada, parabéns pela escolha do Ubuntu - mesmo se fosse qualquer outra versão do Linux, eu daria os parabéns igual, pois veja: você saiu de vez da escravidão da M$  :D
Quanto ao "medo mortal" de muitas pessoas em relação a Linux e software livre em geral, eu não diria medo, e sim preguiça e acomodação.

Obrigado cara, acho que basta as pessoas terem um pouco de paciência e vontade de aprender que conseguem utilizar o Ubuntu numa boa.
Atualmente tenho mais duas distros instaladas além do Ubuntu, também por pura curiosidade, mas minha preferida é o Ubuntu, não tive muita
dificuldade, pois programo em algumas linguagens e sempre fui "fuçador", mas o fato é que as versões recentes do Ubuntu estão mais fáceis de
adaptar a usuários leigos.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2012, 23:54 »
A palavra "linux" incute medo nas pessoas normais. Eu, no meu dia-a-dia, evito usa-la. Talvez isso se deva pelo fato da linha de comando e compilações nos tempos de outrora.

Nunca consegui migrar uma pessoa pro linux.  :D
« Última modificação: 29 de Abril de 2012, 08:02 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2012, 01:34 »
Meus  parabéns  por  ter  migrado  para  o  linux  e  por  usar  a  DIstro  Ubuntu.
Foi  uma  ótima  escolha.
E  devo  confessar  uma  coisa:  nunca  a  palavra  linux  me  incutiu  medo.  Desde  que  li  pela  primeira  vez  a  palavra  linux  nunca  me  deu  medo  essa  palavra,  E  quanto  a  terminal  nunca  tive  medo  do  mesmo.  Sempre  gostei  dessa  palavra.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Creto

  • Visitante
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2012, 09:11 »
Faço das palavras do Henrique e Eliseu as minhas, meu caro mkmr.

Como você não costumo e nem preciso jogar no PC a não ser os jogos que tem nele mesmo, MK, Racers, etc. Jogo ou no velho e bom SNes que tenho aqui funcionando e tudo. PC é para trabalho.

Use, divulgue quem sabe outros como nós abram os olhos.

T+

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2012, 12:39 »
Meus  parabéns  por  ter  migrado  para  o  linux  e  por  usar  a  DIstro  Ubuntu.
Foi  uma  ótima  escolha.
E  devo  confessar  uma  coisa:  nunca  a  palavra  linux  me  incutiu  medo.  Desde  que  li  pela  primeira  vez  a  palavra  linux  nunca  me  deu  medo  essa  palavra,  E  quanto  a  terminal  nunca  tive  medo  do  mesmo.  Sempre  gostei  dessa  palavra.
Atenciosamente,  Henrique1977.

A mim, desde criança o Linux me deixava curioso, a primeira vez que ouvi falar que existia alguma "coisa"
(na época, criança nao sabia que se tratava de um SO), fiquei imaginando como seria esse algo diferente,
por ouvir outras opiniões inclusive de professores, passei a pensar em algo impossível de usar, tempo depois,
já adulto decidi por conta testar e deu no que deu, hoje se conseguir rodar o Visual Basic de algum modo aqui,
desinstalo o Windows da única máquina que ainda tenho ele.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2012, 15:15 »
hoje se conseguir rodar o Visual Basic de algum modo aqui,
desinstalo o Windows da única máquina que ainda tenho ele.

Olha isso: http://www.mono-project.com/Visual_Basic

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2012, 20:33 »
hoje se conseguir rodar o Visual Basic de algum modo aqui,
desinstalo o Windows da única máquina que ainda tenho ele.

Olha isso: http://www.mono-project.com/Visual_Basic

Valeu cara, vou dar uma tentada aqui.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: 3 meses usando Ubuntu, considerações
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2012, 20:43 »
Em último caso experimenta rodar o Visual Basic via Wine, mas antes tenta usar essa ferramenta do link pra ver se se adapta às necessidades.