Autor Tópico: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS  (Lida 4814 vezes)

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Online: 01 de Maio de 2012, 00:41 »
Olá pessoal!
Bem... estava vendo todo mundo falar desse tal de "Wine" e deicidi instalá-lo. Achei como instalá-lo aqui: http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html#.T59ZvaTKl2N. Tudo bem, mas não gostei muito do sistema dele, e também não achei muita coisa que me interessasse... aí fui desinstalá-lo. Primeiramente fui pela Central de Programas do Ubuntu, na aba "Instalado" e cliquei remover. Depois disso, digitei "wine" na busca do Painel Inicial pra ver se achava alguma coisa ainda, e dois aplicativos ainda continuam ali: "Configurar o Wine" e "Desinstalar Programas do Wine". Dei mais uma procurada, removi pelo terminal (sudo apt-get remove wine não dava certo, dizia que não tava instalado, aí digitei sudo apt-get remove winetricks e deu), deletei o arquivo .wine na pasta home, mas continuam aparecendo lá no Painel Inicial. E se eu clico em cima ele abre e recria a pasta .wine (mas o Wine em si não abre mais, só que dá pra configurar e desinstalar programas instalados... o.o). Alguém tem alguma ideia de como tirar isso? Gostaria de removê-lo por completo, não ver mais nada dele aqui ^^
Agradeço desde já! ;]
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 20:59 por Infrared »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2012, 13:39 »
Vá no > Gerenciador de Pacotes Synaptic > na lupa(procurar) digite: Winetricks > clique com o botão esquerdo do mouse nele > selecione marcar para remoção completa > aplicar e pronto.

É assim que desinstala softwares instalados, que não estejam na Central de Programas do Ubuntu, ou quando não quer desinstalar nem que a vaca tussa.

Espero que resolva o seu problema


Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2012, 17:30 »
A opção de marcar para remoção completa não está habilitada, no Synaptic também diz que está desinstalado, mas não saiu do Painel Inicial ;/

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2012, 17:57 »
A opção de marcar para remoção completa não está habilitada, no Synaptic também diz que está desinstalado, mas não saiu do Painel Inicial ;/

Faça isso então:

Pode fazer como eu faço, que é copiar os ícones que você quer, vá no sistemas de arquivo > das pastas /usr/share/applications para a sua pasta onde ficam nos menus ou "área de trabalho" e deletar ou criar.

« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 17:59 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2012, 18:12 »
Achei uma pasta do Wine em /usr/share, e também esses 2 aplicativos que não saem do Painel Inicial em /usr/share/applications, mas não consigo deletar nenhum deles! Enviar pra Área de Trabalho e deletar não irá escluí-los da pasta original, o que eu posso fazer?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2012, 18:14 »
Esses atalhos de menu do wine ficam na pasta .local, na sua pasta pessoal. É só apagar os arquivos do wine dentro dessa pasta.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2012, 18:28 »
Deletei mais várias coisas do Wine nesse .local, mas esses do /usr/share e /usr/share/applications eu ainda não consigo deletar. Não tem como fazer isso pelo terminal? Se tiver, poderiam me explicar direitinho como fazer? (sou inexperiente em Ubuntu ;x)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2012, 19:11 »
Aperte Alt+F2 e digite dentro da caixa Executar Aplicativos "gksudo nautilus" (sem as aspas) e executar. Digite sua senha e delete/exclua a pasta.

Pelo Terminal ou Console(Ctrl + Alt + T) e digite: "gksudo nautilus" (sem as aspas) e dê Enter. Digite sua senha e delete/exclua a pasta.

Sugiro que você leia: Link: http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/03/permisses.html

Com o comando que te dei acima, você executa o programa nautilus (navegador de pastas) como superusuário root e pode deletar e modificar permissões do que quiser.


Espero que resolva o seu problema, Infrared.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

Tópico de Referência: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=43279.0

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ;D

e vamos que vamos.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 19:18 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2012, 19:36 »
A dica do EdivaldoSCruz é perfeita.
Tome muuuuiiiiiito cuidado ao navegar como superusuário, você pode apagar pastas importantes do sistema e ter sérios problemas.
Vá direto a pasta que quer apagar e delete, feche o nautilus em seguida.
Se fique inseguro, você pode apenas renomear a pasta, caso dê problemas dá para recuperar voltando-a ao nome original.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2012, 20:32 »
Fiz o Alt+F2 e digitei gksudo nautilus. Digitei a senha e apareceu isso: O Nautilus não pôde criar a pasta necessária: "/root/.config/nautilus". Antes de executar o Nautilus, por favor crie a seguinte pasta ou configure as permissões de forma que o Nautilus possa criá-la. E depois disso abriu a minha pasta pessoal. O que eu faço? O Nautilus está funcionando? Posso deletar os arquivos do Wine? Se eu simplesmente fechar essa pasta pessoal que abriu, eu estarei saindo do Nautilus e não preciso mais me preocupar em deletar o que não devia?

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2012, 20:42 »
quando você digita sudo nautilus no terminal, tem acesso de root, é só procurar a pasta wine e deletar, mas somente ela a wine.
Provavelmente ela está na pasta home. navegue pela pasta home e veja se encontra. clique em Sistema de arquivo e depois abra a pasta home e vasculhe atrás da pasta wine.
E fecha, cuidado para não deletar a pasta errada.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2012, 20:44 »
Quando você faz esse procedimento, que mencionei, ele abre a pasta e você navega até onde está o seu sistema e procura normalmente como você fez anteriormente, mas você estará como root (superusuário), navegando dentro do sistema, como se estivesse no terminal, mas em forma gráfica, entendeu agora Infrared.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 20:47 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2012, 20:58 »
Beleza, consegui deletar as pastas que eu tinha certeza que eram do Wine e ele sumiu do Painel Inicial! Agora quando eu procuro por "Wine" no Painel Inicial ele mostra umas pastas, mas não tenho certeza se alguma pertencia ao Wine e por isso deixei como estavam, mas o principal eu consegui. Muito obrigado mesmo galera!
Só pra saber mesmo, aquele erro que deu não tem problema? E depois de eu ter fechado aquela pasta ele saiu do modo root né?

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2012, 21:02 »
É só fechar que sai do modo root e para completar, se deletou mesmo, reiniciar o seu computador.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Infrared

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Removendo o Winetricks - Ubuntu 12.04 LTS
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2012, 21:14 »
Beleza, já reiniciei. Uma última pergunta: o que é o arquivo "event-sound-cache.tdb.804859f07c9e8e3e70b6fb620000000c.x86_64-pc-linux-gnu" (sem aspas)? Não tem nada a ver com o Wine né?
Novamente, muito obrigado! (e desculpe pelas toneladas de perguntas ;x)