Autor Tópico: Wireless Ubuntu 12.04  (Lida 34939 vezes)

Offline sonhandocomlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2012, 22:16 »
Esqueci de dizer que minha placa é a mesma: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY

Offline Maicon Ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #31 Online: 05 de Maio de 2012, 22:18 »
Exatamente o mesmo problema, exatamente!!!

Offline sonhandocomlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #32 Online: 05 de Maio de 2012, 23:25 »
Não sei se tem a ver, mas teve outro problema, que contornei, mas nao resolvi:
o modo gráfico nao abre normalmente, sem que o cabo da internet esteja conectado. O Zekkerj já tinha resolvido o problema em outro post, mas no meu caso só deu certo abrindo o Unity 2D. Penso que pode ter alguma coisa a ver, porque se o cabo está ligado, a wifi também fica estável, sem problemas, mas talvez seja porque ela cai quando tem que trafegar dados, de modo que se o cabo estiver ligado ela fica ociosa e nao cai.

Offline Maicon Ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #33 Online: 05 de Maio de 2012, 23:43 »
Hoje aconteceu do computador demorar a ligar, estava mesmo sem o cabo. Coloquei o cabo e tudo funcionou.
Não tinha visualizado uma conexão entre um problema e outro.

Vou voltar para o 11.10, infelizmente!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2012, 09:46 »
Vou precisar de ajuda para fazê-lo.
nas configurações do roteador não achei nada disso.

Sabe onde encontro?
Não tenho como saber, pois cada roteador é de um jeito. Você vai ter que consultar o manual do seu roteador pra descobrir.

Parece que o problema pode nao ser do roteador. (...)
Eu não estou dizendo que o problema é do roteador, estou pedindo pra fazer um teste com o roteador. Dependendo do resultado do teste, a gente pode ir pra um lado, ou pra outro.
Citar
(...)
Eu estou há dias tentando resolover o mesmíssimo problema. Parece que o comportamento é o mesmo: conecta mas nao suporta carregar nada, entao cai. tenta reconectar mas nao consegue. No meu caso, se eu desabilito a rede (na configuracao, no icone de rede perto do relogio) e habilito denovo, conecta denovo, mas volta a cair.
Isso comecou quando atualizei do Ubuntu 10.alguma coisa pro 12.04. Outro computador da casa funciona perfeitamente (com windows) e este mesmo aki estava funcionando também, antes do ubuntu 12.04, sem mexer na configuracao do roteador.
E então? alguma luz? segui o post desde o incicio e continua igual ao que o maicon postou da ultima vez
Se funciona "perfeitamente bem com windows", use o windows. POR FAVOR, não venha pra cá comparar o funcionamento dos dois.

Não sei se tem a ver, mas teve outro problema, que contornei, mas nao resolvi:
o modo gráfico nao abre normalmente, sem que o cabo da internet esteja conectado. O Zekkerj já tinha resolvido o problema em outro post, mas no meu caso só deu certo abrindo o Unity 2D. Penso que pode ter alguma coisa a ver, porque se o cabo está ligado, a wifi também fica estável, sem problemas, mas talvez seja porque ela cai quando tem que trafegar dados, de modo que se o cabo estiver ligado ela fica ociosa e nao cai.
A máquina demora a ligar pq está esperando a configuração da conexão por cabo, que não vai acontecer pq o cabo está desconectado. Isso acontece quando a configuração do cabo está no arquivo /etc/network/interfaces.

Você não percebe a conexão wireless caindo, com o cabo conectado, pq quando ela cai, o cabo assume.

Esqueci de dizer que minha placa é a mesma: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY
Há outros tópicos de problemas dessa placa com o Ubuntu 12.04. Mas no caso deles, a conexão não acontece. Mesmo assim, tente usar a mesma solução (remover e instalar novamente o driver proprietário).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sonhandocomlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2012, 11:40 »
Se funciona "perfeitamente bem com windows", use o windows. POR FAVOR, não venha pra cá comparar o funcionamento dos dois.
Zekkerj, dizer que a máquina usa windows foi só a título de informação - um parênteses. Só pra deixar claro que sem o Ubuntu 12.04 não há o problema, da mesma forma que não havia com o 10 ou o 11. De forma nenhuma quis comparar os dois, já uso o linux há um tempão.

A máquina demora a ligar pq está esperando a configuração da conexão por cabo, que não vai acontecer pq o cabo está desconectado. Isso acontece quando a configuração do cabo está no arquivo /etc/network/interfaces.
Quanto a este problema, parece que nao é o mesmo do Maicom, pq ele diz que assim que conecta o cabo, volta a funcionar; mas no meu caso, ele não inicia (tipo freeze: tela preta e cursor funcionando, ou papeldeparede e cursor funcionando), e não adianta ligar o cabo, pq não volta. Da mesma forma, se tá funcionando (com cabo) e eu desconecto o cabo, congela na hora.

Há outros tópicos de problemas dessa placa com o Ubuntu 12.04. Mas no caso deles, a conexão não acontece. Mesmo assim, tente usar a mesma solução (remover e instalar novamente o driver proprietário).
Já tinha visto esses posts e tentado resolver, mas sem sucesso. Tentei usar o driver nativo: nada; driver proprietário: nada; desinstalar e instalar nativo: nada; desinstalar e instalar proprietário: nada.

No momento tá como segue, e caindo de 2 em 2 minutos, só volta quando desligo e ligo o wifi.
  *-network               
       descrição: Interface sem fio
       produto: BCM4312 802.11b/g LP-PHY
       fabricante: Broadcom Corporation
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: eth2
       versão: 01
       serial: 00:24:2c:0e:d9:79
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=wl0 driverversion=5.100.82.38 ip=192.168.1.104 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       recursos: irq:18 memória:f0300000-f0303fff
  *-network
       descrição: Ethernet interface
       produto: AR8132 Fast Ethernet
       fabricante: Atheros Communications Inc.
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:05:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: c0
       serial: 00:26:22:6b:e2:a9
       tamanho: 100Mbit/s
       capacidade: 100Mbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=atl1c driverversion=1.0.1.0-NAPI duplex=full firmware=N/A ip=192.168.1.101 latency=0 multicast=yes port=twisted pair speed=100Mbit/s
       recursos: irq:42 memória:f0200000-f023ffff ioport:a000(tamanho=128)
WARNING: output may be incomplete or inaccurate, you should run this program as super-user.
icaro@Icaro:~$ iwconfig wlan0
wlan0     No such device

icaro@Icaro:~$ iwconfig wlan0
wlan0     No such device

icaro@Icaro:~$ iwconfig eth2
eth2      IEEE 802.11  Access Point: Not-Associated   
          Link Quality:5  Signal level:231  Noise level:199
          Rx invalid nwid:0  invalid crypt:2  invalid misc:0

icaro@Icaro:~$ ifconfig
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:26:22:6b:e2:a9 
          inet end.: 192.168.1.101  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::226:22ff:fe6b:e2a9/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:12713 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:8615 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:1
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:12928990 (12.9 MB) TX bytes:1127939 (1.1 MB)
          IRQ:42

eth2      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:24:2c:0e:d9:79 
          inet end.: 192.168.1.104  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::224:2cff:fe0e:d979/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1612 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:7305
          Pacotes TX:114 erros:14 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:88767 (88.7 KB) TX bytes:20179 (20.1 KB)
          IRQ:18

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:534 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:534 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:53863 (53.8 KB) TX bytes:53863 (53.8 KB)

Offline Maicon Ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2012, 12:38 »
zekkerj,
Citar
Force o modo 802.11g no roteador, veja se assim conecta.
     Pesquisei no manual, não achei nada, conversei com um professor de redes da faculdade, ele tentou aqui no meu roteador, não consegui, segundo ele meu roteador "é banda N". Não sei o que quer dizer ao certo, o fato é que não consegui!


Sinto muitíssimo não ter agradecido sua ajuda com esse problema, eu realmente me esqueci.
Não só você mas muitas outras pessoas já me ajudaram em outras dúvidas.

Pretendo regressar ao Ubuntu 11.10. Esse sempre me atendeu perfeitamente.

Uso Ubuntu, porque ele me atende melhor que o windows, e o meu windows é original. Creio que devo usar o sistema que atenda melhor as minhas necessidades, por isso o ubuntu 11.10 é melhor (para mim) que o 12.04, ou até o próprio Debian Squeeze.

Muito obrigado a toda a galera do fórum, por essa ajuda, pelas anteriores e pelas que ainda virão.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #37 Online: 07 de Maio de 2012, 01:54 »
Sabe uma coisa que eu não entendo? Tenho várias máquinas com o Kubuntu, que usa os mesmíssimos repositórios do Ubuntu. Duas são físicas, as outras são virtuais, pra testes.

Em nenhuma delas a atualização para o 12.04 foi sequer oferecida. Eu ainda quero entender como estão aparecendo tantas pessoas dizendo que atualizaram o sistema para o 12.04... se tivessem dito que instalaram o 12.04, eu entenderia. Mas, dizem que atualizaram...

A única coisa que consigo pensar é que vocês estão usando uma distribuição "beta release"...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Maicon Ribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #38 Online: 07 de Maio de 2012, 02:36 »
Tentei anexar uma imagem aqui, mas não consegui.

Quando eu abro o "gerenciador de atualizações" do ubuntu 11.10 ele oferece:
Citar
Nova versão do Ubuntu '12.04 LTS' está disponível
seguido de um botão "Atualizar"



Offline elias_goiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #39 Online: 07 de Maio de 2012, 22:33 »
para placas broadcom a solução pode ser esta:
$sudo apt-get
$sudo apt-get install firmware-b43-installer
$sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
$sudo reboot
se  não funcionar e aparecer a mensagem no network-manager que o hardware esta desabilitado
$sudo rfkill unlock wifi

Offline marcosaks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #40 Online: 08 de Maio de 2012, 22:08 »
Pessoal,

A solução dada pelo Elias_Goiano funcionou pra mim.

$sudo apt-get
$sudo apt-get install firmware-b43-installer
$sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
$sudo reboot
se  não funcionar e aparecer a mensagem no network-manager que o hardware esta desabilitado
$sudo rfkill unblock wifi"

Esse último comando não foi necessário no meu caso pois após reiniciar a placa finalmente "acordou" após tantos conflitos.

A minha máquina é um Dell Latitude D520 e já sofria com esse problema de conexão desde a versão 11.04 o que obrigou-me a usar durante bastante tempo o Ubuntu 10.10
Com isso somente agora consegui realizar a conexão da wireless em meu note através de uma versão recente do ubuntu linux.

Agradecido pela contribuição do colega elias_goiano.

Abraços a todos.
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 13:37 por marcosaks »

Offline sonhandocomlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #41 Online: 08 de Maio de 2012, 23:42 »
É.. eu acho que to na pior mesmo! É que essa solução não funcionou pra mim. Continua do mesmo jeito.
Mas duas coisas foram diferentes:
 1 - minha placa é BCM4312 802.11b/g LP-PHY, então eu tive que instalar o firmware b43 lpphy, diferente (mas n muda nada)
 2 - o comando rfkill unlock parece que não existe. Nao seria unBlock? eu tentei unblock, que é o que tem, mas também nao deu

Veja:
icaro@Icaro:~$ sudo rfkill unlock wifi
Usage:   rfkill [options] command
Options:
   --version   show version (0.4-1ubuntu2 (Ubuntu))
Commands:
   help
   event
   list [IDENTIFIER]
   block IDENTIFIER
   unblock IDENTIFIER
where IDENTIFIER is the index no. of an rfkill switch or one of:
   <idx> all wifi wlan bluetooth uwb ultrawideband wimax wwan gps fm

Poisé gente, eu detesto exigir demais dos outros, mas se não for muito incômodo, não desistam do caso. Eu continuo procurando soluções, mas não entendo Nada de como funciona o linux, não sei nem o que é repósitório, nem Kernel, a não ser o que eu ouço falar nos fóruns da vida, então eu dependo da ajuda de vcs. (Sem falar que tem uma porção de gente tendo esse problema poraí que iria estourar champagnes de ver a solução aki)

É isso. eu continuo daqui procurando outras soluções, esperando alguma outra luz de vcs que tão aí.
Valeuzão
Icaro

Offline marcosaks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2012, 13:45 »
Caro Ícaro.

Talvez seja legal você ir na Central de Programas Ubuntu e mandar pesquisar referências a programas de placas de rede instaladas em sua máquina e desinstalar tudo.  Somente após isso, seria legal você repetir os comandos sugeridos pelo elias_goiano omitindo apenas o comando sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source por que você já fez essa operação.

Abraços,
   Marcos.

Offline sonhandocomlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #43 Online: 13 de Maio de 2012, 02:18 »
Grande!!
Voltei para o 11.10 e continua o mesmo problema. igualzinho!

Tentei seguir a dica de cima, mas acabei não conseguindo acessar denovo para instalar os pacotes novamente. :/ (burro?)

Offline marcosaks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless Ubuntu 12.04
« Resposta #44 Online: 28 de Maio de 2012, 16:06 »
sonhandocomlinux.

Vou verificar a especificação de sua placa de rede wireless e comparar com a minha.
Não adianta você retornar para a versão 11 por que vai ocorrer o mesmo problema.  Se retornar para 10.10 provavelmente nesta versão o ubuntu irá conseguir reconhecer sua placa já que problema parecido estava acontecendo comigo e fiquei impossibilitado de usar a versão 11 devido ao problema da wireless.  O que fiz?  Criei uma partição na qual instalei a versão nova mesmo com o problema da rede wireless e usava de vez em quando para ficar a par de alguma novidade.

No caso do Ubuntu 12.04 vale a pena um esforço para atualizar para esta versão.
Para isso, você pode passar um email em inglês no site https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+filebug?no-redirect=
Você deve se logar para isso.
Após se logar vai aparecer um campo onde pode colocar o seguinte: Ubuntu don't reconigzes Wireless (Em português: Ubuntu não reconhece a rede sem fio)

Abaixo alguns retornos que possam ter a ver com esse problema:
Do any of the following bugs describe the bug you're trying to report?

    ​​    
    #2061 Wireless nic does not get started correctly at boot
    Invalid (0 comments) last updated 2005-09-06    view this bug
​    
#2061 Wireless nic does not get started correctly at boot
Invalid (0 comments) last updated 2005-09-06    view this bug

Wireless nic does not get started correctly at boot. The interface is started according to ifconfig and has an ip set (static ip) but no connection. No gateway is to be found in the kernel routing table either.

If I put the interface down with ifdown I get the following error message:

"SIOCDELRT: No such process"

Afterwards I can start and stop the interface repeatedly and it works flawless and without any error messages.

I don't know whether it is the delay caused by the process of loadi...
    ​​    

    #6699 ipw2200 card works in hoary, not in breezy
    Invalid (6 comments) last updated 2008-12-23    view this bug
    ​​    
    #8052 Network configuration tool should explicitly say where to put the ESSID
    Fix Released (12 comments) last updated 2004-09-16    view this bug
    ​​    
  ​​    
   #8243 Please include kernel source on Ubuntu CD images
    Fix Released (3 comments) last updated 2004-09-20    view this bug
    ​​    
    #8252 Please include adm8211 wireless driver
    Fix Released (4 comments) last updated 2004-09-20    view this bug
    ​​    
    #8290 Linksys WUSB11 v2.6 wireless device not supported (need at76c503a driver)
    Fix Released (17 comments) last updated 2004-09-21    view this bug



Se você colocar para pesquisar especificamente a sua placa de rede que é a BCM4312 olhe o que é retornado:

Apareceu o seguinte texto:
Hardy Alpha 6

On HP Pavilion dv2470se laptop, 630M/7150M gpu chipset, kernel 2.6.24-12-generic: Broadcom bcm4312 wireless adapter is never detected at all with b43 or b43legacy drivers. fwcutter used to create firmware as described at linuxwireless.org, placed in lib/firmware for both b43 and b43legacy. Nothing. Acts like chip is never there. Laptop works fine with XP and Broadcom driver.


Enfim, você poderá verificar um pouco sobre este problema porém deve ou fazer uso de tradutores virtuais que são encontrados na internet ou passar os textos a alguém por que muitas pessoas no mundo passaram pelo mesmo problema.   Somente deve ser contornada a questão da comunicação devido à linguagem.

Abraços,
   Marcos.