Já me manifestei em outras ocasiões a favor do Ubuntu e faço novamente de uma forma resumida:
1 - Não me custa nada
2 - Quando iniciei nos primeiros modelos lançamentos, era totalmente ignorante em soft livre e nem mesmo sabia da existência.
3 - É mais complicado que o Windows? Sim, mas isto me fez pesquisar e evoluir deixando de ser apenas um digitador em computador e tomando conhecimento de novas formas de instalações de programas, trabalho em terminal, etc.
4 - Não deixei totalmente o Windows, tendo instalado em outro HD, mas raramente utilizado, pois salvo raríssimas exceções o Ubuntu me atende completamente.
5 - Deixar de recomendar aos outros é até compreensível, mas deveríamos sempre relatar que o O usamos e estamos satisfeito com o mesmo.
6 - No meu conceito o utilizador de soft livre deve ter o espírito democrático e dentro dos fóruns, levar dúvidas e sugestões para a otimização da distribuição por ele utilizada.
7 - Finalizando: Ninguém é obrigado a utilizar o Ubuntu e devemos agradecer a Canonical por no dar esta oportunidade e aqueles que seguirem o Windows, tentem fazê-lo de forma legal, pagando por todos os softs, muitos deles com novas versões pagas a cada ano ou biênio (Win Sevem já está partindo). E não se esqueçam que pirataria é crime e os softs utilizado nas empresas são passíveis de multas pesadíssimas quando não legalizados. Se os nossos governantes fossem de claro tino adminstrativo, há muito que teriam instalados em todos os órgãos governamentais o soft livre, com isto tendo um corte considerável na despesa e isenção de possível irregularidade nas compra dos softs pagos.