Lamento duas coisas:
1º Que o impedimento ao Ubuntu vir "completo" segundo as expectativas de um usuário comum de Windows seja antes de tudo um problema de direitos.
2º Que tal impedimento "externo" (que não tem nada a ver com o Ubuntu ou qualquer outro Linux) ainda seja considerado por tanta gente como uma deficiência dos Linux em geral que precisasse ser sanada.
O pessoal não se toca de que tudo o que existe é feito e pensado pra funcionar no Windows, por questões de mercado.
Na minha faculdade: sou obrigado a usar softs de desenho que rodam no W7 por que meu professor não sabe me ensinar Desenho Técnico em algum outro software livre. Até meu material didático é obrigatoriamente em Windows!
Em casa: tenho o XP instalado porque a EA Games não faz os Need For Speed pra rodar em Linux, então se eu quiser jogar com meu filho, tem que ser no Windows!
Somos obrigados a usar, mesmo quando não queremos! No trabalho, em casa, na escola, em qualquer lugar! E quando não há mais opção, a culpa é dos Linux que não se adequam?
Minha maior tristeza: Meu Ubuntu 10.04 tá tão redondo, mas tão redondo, que se eu mandasse meu Live CD pra alguma "tia do interior" e ela instalasse, já de saída ele daria show em qualquer Windows que eu já experimentei na vida. Não há arquivo de mídia, celular, qualquer coisa, nada que não toque aqui.
Não há nada que eu não consiga converter, descompactar, rodar, etc...
Provei por experiência que se houvessem programas pra Linux na mesma medida que há hoje pra Windows, Linux seria imbatível.
Abraços!