Distro de verdade brasileira só existiu uma, se chamava Conectiva e incomodava os grandes
infelizmente por falta de apoio do governo, foi adquirida pela Mandrake e exterminada (Pois nada do CL foi aproveitado no Mandriva).
Não é só criar uma distro, tem que agregar algo, isto só a Conectiva fez aqui, e foi reconhecida mundialmente por isto.
Synaptic,uma porrada de linhas de código para o kernel, boa parte das traduções em pt_BR,
portou o apt para rpm melhorando o código do mesmo,treinamento, revista (Revista do Linux que mensalmente trazia diversos aplicativos já que nesta época banda larga era só para quem realmente tinha dinheiro)
Vale a pena quem tiver um tempinho dar uma lida na história da Conectiva, principalmente quem gostaria de criar uma distro.
Caro Xterminator,
Com certeza eu concordo com você nesse ponto de vista em relação a conectiva. Mas discordo plenamente em relação o que você disse:
Citação:
"Distro de verdade brasileira só existiu uma".
Para mim o kurumin foi uma grande distro junto com a conectiva no passado. Mas veja bem, o kurumin desenvolvido pelo Mestre Morimoto.E no presente existe uma grande distro nacional que tem fama até no exterior e foi traduzida para o inglẽs, alemão e espanhol que é o Epidemic Gnu Linux em http://www.epidemiclinux.org/
Outra que preza pela excelência é o Big Linux. Mas atualmente temos uma versão brasileira do excelente PCLinuxOS (baseado no passado no Mandrake) que pode ser baixado no site do PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/ ou baixado diretamente aqui em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/c/downloads
Abraços.
Não vou entrar em detalhes, e nem discutir o que eu disse.
só me diga as contribuições que alguma destas distribuições fizeram a nível de desenvolvimento ou manutenção do sistema?
não estou falando de alguns scripts, ou de personalizar a distribuição.
estou falando Drivers,Código e etc... que foram utilizados para melhorar o sistema Linux em sí,scripts para automatizar
tarefas qualquer um faz, basta ter algum conhecimento de shell script, e alguma interface como tcl,zenity(gtk),kommander(qt)
não estou tirando os méritos do Kurumin,Kalango e etc...
Eu poderia ficar falando de ditros aqui o tempo todo pois conheci, muitas, muitas mesmo e no meu ponto de vista
uma distro a mais só para dizer que existe, sem diferencial algum?
O Ubuntu a princípio oferecia CDS gratuitos para qualquer parte do mundo
e era uma versão digamos mais fácil do Debian ( veja bem que já tinhamos distros versões mais fáceis do Debian, Knoppix era uma destas, que gerou outras como Kurumin (com ícones mágicos para automatizar tarefas),Kanotix (Kernel com patches para melhor desempenho)
Agora me diga os diferenciais do Epidemix, Famelix e Biglinux.