Autor Tópico: Falando sério... sobre um Linux brasileiro  (Lida 5409 vezes)

LeandroTelesRocha

  • Visitante
Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Online: 03 de Maio de 2012, 01:47 »
Acho uma boa ideia criar um Linux brasileiro. Podemos ganhar dinheiro com isso.

Sugiro fazer um O.S. baseado no Ubuntu... já que o Ubuntu é baseado no Debian, que é uma "versão" do Linux, baseado no UNIX... não vejo problema algum.

Programas padrões:
- Opera no lugar do Firefox
- Libre Office e Open Office (os dois)
- VLC (leitor de arquivos multimídia)
- 7-Zip

E claro, para receber apoio financeiro do Governo Dilma:

- Plataforma do Imposto de Renda, versão Linux.

Falando sério... eu quero que o mascote seja o "Lulinux", um Sapo Barbudo de Camiseta Vermelha... é um personagem de ficção. Qualquer semelhança com pessoas e partidos políticos é mera coincidência.

Creto

  • Visitante
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2012, 08:24 »
Olá amigo,

Desculpe-me se não sou muito bom com palavras e explicações, mas ressalto logo de inicio que não sou contra sua vontade.

como diria Rosseau:
Citar
"Posso não concordar com uma única palavra do que dizes,
mas defenderei, até a morte, o seu direito de dizê-las"

Mas no âmbito nacional encontra-se algumas ótimas distros em que nenhuma tem a primeira intenção de ganhar dinheiro, uma dessas e baseada no (K)ubuntu é o BigLinux e posso ser  tacado pedradas  ;D mas posso garantir que poucos fazem o que o Bruno fez com uma distro baseada no ubuntu. Mas a frente o Debian que também o mesmo caso poderá acontecer o EpidemicLinux outra que para ser criada uma distro com essas intenções tem que trabalhar mesmo para chegar a praticidade e estabilidade desta, enfim, terá que ser um projeto realmente pensado nos mínimos detalhes amigo pois a parada é dura.

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2012, 08:43 »
Citar
um Sapo Barbudo de Camiseta Vermelha

A descrição do gordinho sem dedo foi perfeita!  :D

----

Tente entrar em contato com os desenvolvedores do BRlix (www.brlix.com), pra tirar algumas dúvidas e saber mais sobre ganhar dinheiro com distros linux brasileiras.

Pra quem não sabe, o BRlix é uma continuação do famoso Famelix (já ouviram falar?), e que agora eles estão vendendo CDs e suporte da distro, e ganhando dinheiro com isso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2012, 08:59 »
Eu acho que não devemos colocar a política no meio, pois eles estragam tudo.
Assim como os times de futebol estão estragando o carnaval com suas 'escolas de organizadas', se os políticos se envolverem com isso, com certeza teremos uma lambança sem fim.

O mundo livre é democrático demais para eles fazerem parte.

Creto

  • Visitante
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2012, 09:16 »
Já ouvi e vi o BRlix em um Itautec né neles que vem pré-instalados??

T+

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2012, 11:02 »
primeira vez que ouvi falar nesse BRLIX.  :D
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2012, 11:21 »
Distro de verdade brasileira só existiu uma, se chamava Conectiva e incomodava os grandes
infelizmente por falta de apoio do governo, foi adquirida pela Mandrake e exterminada (Pois nada do CL foi aproveitado no Mandriva).
Não é só criar uma distro, tem que agregar algo, isto só a Conectiva fez aqui, e foi reconhecida mundialmente por isto.
Synaptic,uma porrada de linhas de código para o kernel, boa parte das traduções em pt_BR,
portou o apt para rpm melhorando o código do mesmo,treinamento, revista (Revista do Linux que mensalmente trazia diversos aplicativos já que nesta época banda larga era só para quem realmente tinha dinheiro)
Vale a pena quem tiver um tempinho dar uma lida na história da Conectiva, principalmente quem gostaria de criar uma distro.



« Última modificação: 03 de Maio de 2012, 11:34 por Xterminator »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2012, 11:35 »
Infelizmente não tive oportunidade de ver (e usar) essa Conectiva, uma pena. Pareceu uma ótima distro, dos moldes do Ubuntu (popular e fácil pra iniciantes). Só comecei no Linux a partir do Kurumin pra frente.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2012, 11:46 »
Infelizmente não tive oportunidade de ver (e usar) essa Conectiva, uma pena. Pareceu uma ótima distro, dos moldes do Ubuntu (popular e fácil pra iniciantes). Só comecei no Linux a partir do Kurumin pra frente.

Eu também. R.I.P. Kurumin. Mereceu morrer porque tava mais pesada que Ubuntu. Mas a primeira distro que vi foi conectiva em uma palestra no ano de 2003.
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, 12:59 por Turritopsis nutricula »

Creto

  • Visitante
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2012, 12:34 »
Onde podem dar uma boa lida sobre o que o Xterminator comentou é =>aqui e claro na Wikipédia-PT

T+

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2012, 13:33 »
Distro de verdade brasileira só existiu uma, se chamava Conectiva e incomodava os grandes
infelizmente por falta de apoio do governo, foi adquirida pela Mandrake e exterminada (Pois nada do CL foi aproveitado no Mandriva).
Não é só criar uma distro, tem que agregar algo, isto só a Conectiva fez aqui, e foi reconhecida mundialmente por isto.
Synaptic,uma porrada de linhas de código para o kernel, boa parte das traduções em pt_BR,
portou o apt para rpm melhorando o código do mesmo,treinamento, revista (Revista do Linux que mensalmente trazia diversos aplicativos já que nesta época banda larga era só para quem realmente tinha dinheiro)
Vale a pena quem tiver um tempinho dar uma lida na história da Conectiva, principalmente quem gostaria de criar uma distro.




;)
Caro Xterminator,
Com certeza eu concordo com você nesse ponto de vista em relação a conectiva. Mas discordo plenamente em relação o que você disse:
Citação:
"Distro de verdade brasileira só existiu uma".

Para mim o kurumin foi uma grande distro junto com a conectiva no passado. Mas veja bem, o kurumin desenvolvido pelo Mestre Morimoto.E no presente existe uma grande distro nacional que tem fama até no exterior e foi traduzida para o inglẽs, alemão e espanhol que é o Epidemic Gnu Linux em http://www.epidemiclinux.org/
Outra que preza pela excelência é o Big Linux. Mas atualmente temos uma versão brasileira do excelente PCLinuxOS (baseado no passado no Mandrake) que pode ser baixado no site do PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/ ou baixado diretamente aqui em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/c/downloads
Abraços.
 8)
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, 13:36 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2012, 15:18 »
Distro de verdade brasileira só existiu uma, se chamava Conectiva e incomodava os grandes
infelizmente por falta de apoio do governo, foi adquirida pela Mandrake e exterminada (Pois nada do CL foi aproveitado no Mandriva).
Não é só criar uma distro, tem que agregar algo, isto só a Conectiva fez aqui, e foi reconhecida mundialmente por isto.
Synaptic,uma porrada de linhas de código para o kernel, boa parte das traduções em pt_BR,
portou o apt para rpm melhorando o código do mesmo,treinamento, revista (Revista do Linux que mensalmente trazia diversos aplicativos já que nesta época banda larga era só para quem realmente tinha dinheiro)
Vale a pena quem tiver um tempinho dar uma lida na história da Conectiva, principalmente quem gostaria de criar uma distro.




;)
Caro Xterminator,
Com certeza eu concordo com você nesse ponto de vista em relação a conectiva. Mas discordo plenamente em relação o que você disse:
Citação:
"Distro de verdade brasileira só existiu uma".

Para mim o kurumin foi uma grande distro junto com a conectiva no passado. Mas veja bem, o kurumin desenvolvido pelo Mestre Morimoto.E no presente existe uma grande distro nacional que tem fama até no exterior e foi traduzida para o inglẽs, alemão e espanhol que é o Epidemic Gnu Linux em http://www.epidemiclinux.org/
Outra que preza pela excelência é o Big Linux. Mas atualmente temos uma versão brasileira do excelente PCLinuxOS (baseado no passado no Mandrake) que pode ser baixado no site do PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/ ou baixado diretamente aqui em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/c/downloads
Abraços.
 8)


Quantas pessoas usam epidemic linux? 6?
E o Big Linux vai morrer. O criador falou que fará a última que será baseada na mais recente LTS. No fórum do PCLinuxOS teve gente reclamando do apt deles dizendo que tá bugado.

Tem um monte de distro na internet e creio que quem usa elas deve ser apenas os criadores. Mas a tendência no futuro  é um monte de distro morrer e ficar apenas as distros de verdade e não aquelas distros baseada em outra que tem repositório. Poucos criadores tem dinheiro pra ter um repositório.

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2012, 15:49 »
Distro de verdade brasileira só existiu uma, se chamava Conectiva e incomodava os grandes
infelizmente por falta de apoio do governo, foi adquirida pela Mandrake e exterminada (Pois nada do CL foi aproveitado no Mandriva).
Não é só criar uma distro, tem que agregar algo, isto só a Conectiva fez aqui, e foi reconhecida mundialmente por isto.
Synaptic,uma porrada de linhas de código para o kernel, boa parte das traduções em pt_BR,
portou o apt para rpm melhorando o código do mesmo,treinamento, revista (Revista do Linux que mensalmente trazia diversos aplicativos já que nesta época banda larga era só para quem realmente tinha dinheiro)
Vale a pena quem tiver um tempinho dar uma lida na história da Conectiva, principalmente quem gostaria de criar uma distro.




;)
Caro Xterminator,
Com certeza eu concordo com você nesse ponto de vista em relação a conectiva. Mas discordo plenamente em relação o que você disse:
Citação:
"Distro de verdade brasileira só existiu uma".

Para mim o kurumin foi uma grande distro junto com a conectiva no passado. Mas veja bem, o kurumin desenvolvido pelo Mestre Morimoto.E no presente existe uma grande distro nacional que tem fama até no exterior e foi traduzida para o inglẽs, alemão e espanhol que é o Epidemic Gnu Linux em http://www.epidemiclinux.org/
Outra que preza pela excelência é o Big Linux. Mas atualmente temos uma versão brasileira do excelente PCLinuxOS (baseado no passado no Mandrake) que pode ser baixado no site do PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/ ou baixado diretamente aqui em http://www.pclinuxosbrasil.com.br/c/downloads
Abraços.
 8)


Quantas pessoas usam epidemic linux? 6?
E o Big Linux vai morrer. O criador falou que fará a última que será baseada na mais recente LTS. No fórum do PCLinuxOS teve gente reclamando do apt deles dizendo que tá bugado.

Tem um monte de distro na internet e creio que quem usa elas deve ser apenas os criadores. Mas a tendência no futuro  é um monte de distro morrer e ficar apenas as distros de verdade e não aquelas distros baseada em outra que tem repositório. Poucos criadores tem dinheiro pra ter um repositório.
;)
Quanto ao epidemic gnu linux não importa a quantidade e sim a qualidade.O Epidemic tem recursos próprios e tem repositórios próprios.Eu uso o PCLinuxOS versão nacional com repositório brasileiro e o apt não está bugado não.Também estão dizendo que o Ubuntu 12.04 está bugado. Será verdade? Até pode ser, mas os bugs são benéficos para aperfeiçoar a distro.Diga-me qual distro não tem bugs? O PCLinuxOS já existe da era do Mandrake, mas se tornou independente com seus próprios recursos e atualmente tem seus próprios repositórios.O importante para distro sobreviver é a sustentabilidade da distro. O Mint é baseado no ubuntu e superou o  próprio Ubuntu no distrowatch. Muitos estão vindo para o Mint.Quanto se a distro vai sobreviver é bem relativo. Não podemos prever o que vai acabar ou que vai resistir ao longo do tempo.Sobre o big Linux eu ouvi falar que vai parar também junto com uma história de UniãoLivre que mais parecia brincadeira de primeiro de abril.Se lembra da conectiva? Do kurumin? Todos achavam que iria durar para sempre. No mundo gnu linux é assim mesmo.
abraços.
 :)
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, 15:55 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Creto

  • Visitante
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2012, 15:54 »
Agora falou o amigo carioca e acrescento amigo o BigLinux distro ira acabar sim será sua ultima versão baseada no 12.04 mas o mantenedor irá continuar desenvolvendo seus aplicativos e paineis que podem ser usados na maioria das distro .deb inclusive no próprio Debian.

E sobre o também brasileiro EpidemicLinux acompanhando o carioca mais uma vez digo que mesmo sendo os 6 usuários que você supõe é uma distro conhecida internacionalmente.

Saudações livres a todos.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Falando sério... sobre um Linux brasileiro
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2012, 16:39 »
DistroWatch database summary:
    Number of all distributions in the database: 717
    Number of active distributions in the database: 322
    Number of dormant distributions: 65
    Number of discontinued distributions: 330
    Number of distributions on the waiting list: 279

>> Acho desnecessário!