Autor Tópico: Placa de video hibrida não funciona.......  (Lida 11238 vezes)

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Placa de video hibrida não funciona.......
« Online: 07 de Maio de 2012, 11:36 »
Bom dia !

Galera é o seguinte tentei de todas as formas instalar a placa de video hibrida: ATI Radeon HD 5450 / Intel , porém sem sucesso, já li todos os tópicos a respeito, inclusive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450

Parece que outros modelos funcionam perfeitamente, porém a bendita serie HD 5XXX não tem santo que resolva.....   Só consegui fazer funcionar os efeitos compiz e outros quando removi completamente os drive da ati e o pacote "fglrx", porém agora as vezes a tela pisca..... inclusive o painel inicial, quando clico no botão "Painel Inicial" e começo a digitar a tela começa a piscar...ou as vezes ele psica do nada.........

Alguém tem alguma solução ??????? vlw a todos

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2012, 17:22 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior....


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2012, 19:04 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior.....


abs

Opa... eu instalo direto do site da AMD....o ultimo que eu tentei foi a versão 12.4 ...... porém sempre que instalo, quando reinicio o pc aparece: "The system running low-graphics", faço tudo porém não consigo iniciar de forma alguma.... só após remover o arquivo xorg.conf...... que consigo iniciar o ubuntu, porém o drive da ATI não funciona..... parece problema na serie HD 54XX.....tenso...

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2012, 21:06 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior.....


abs

Opa... eu instalo direto do site da AMD....o ultimo que eu tentei foi a versão 12.4 ...... porém sempre que instalo, quando reinicio o pc aparece: "The system running low-graphics", faço tudo porém não consigo iniciar de forma alguma.... só após remover o arquivo xorg.conf...... que consigo iniciar o ubuntu, porém o drive da ATI não funciona..... parece problema na serie HD 54XX.....tenso...

Simples..no ubuntu 12.04 estar instalando de boa aqui..pelo repositórios, busque pelo driver fglrx-update, agora é oficial do ubuntão!!


Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2012, 23:34 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior.....


abs



Opa... eu instalo direto do site da AMD....o ultimo que eu tentei foi a versão 12.4 ...... porém sempre que instalo, quando reinicio o pc aparece: "The system running low-graphics", faço tudo porém não consigo iniciar de forma alguma.... só após remover o arquivo xorg.conf...... que consigo iniciar o ubuntu, porém o drive da ATI não funciona..... parece problema na serie HD 54XX.....tenso...

Simples..no ubuntu 12.04 estar instalando de boa aqui..pelo repositórios, busque pelo driver fglrx-update, agora é oficial do ubuntão!!



Bom eu fiz exatamente o que vc me falou.....fiquei mt feliz quando vi o ubuntu iniciando de boa... porém continua não reconhecendo o drive da ATI, segue o print do hardinfo...:


Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum
http://www.imgbr.org/images/49717406302395760953.png
Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum

Alguma outra sugestão ???? ..vlw
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 07:02 por Tota »

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2012, 00:23 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior.....


abs



Opa... eu instalo direto do site da AMD....o ultimo que eu tentei foi a versão 12.4 ...... porém sempre que instalo, quando reinicio o pc aparece: "The system running low-graphics", faço tudo porém não consigo iniciar de forma alguma.... só após remover o arquivo xorg.conf...... que consigo iniciar o ubuntu, porém o drive da ATI não funciona..... parece problema na serie HD 54XX.....tenso...

Simples..no ubuntu 12.04 estar instalando de boa aqui..pelo repositórios, busque pelo driver fglrx-update, agora é oficial do ubuntão!!



Bom eu fiz exatamente o que vc me falou.....fiquei mt feliz quando vi o ubuntu iniciando de boa... porém continua não reconhecendo o drive da ATI, segue o print do hardinfo...:


Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum
http://www.imgbr.org/images/49717406302395760953.png
Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum

Alguma outra sugestão ???? ..vlw

Digite, antes de tudo..vainfo, caso não tenha instalado instale e post aqui a saida..tem que sair algo assim

Citar
libva: VA-API version 0.32.0
Xlib:  extension "XFree86-DRI" missing on display ":0".
libva: va_getDriverName() returns 0
libva: Trying to open /usr/lib/i386-linux-gnu/dri/fglrx_drv_video.so
libva: va_openDriver() returns 0
vainfo: VA-API version: 0.32 (libva 1.0.15)
vainfo: Driver version: Splitted-Desktop Systems XvBA backend for VA-API - 0.7.8
vainfo: Supported profile and entrypoints
      VAProfileH264High               :   VAEntrypointVLD
      VAProfileVC1Advanced            :   VAEntrypointVLD

ou antes digite sudo amdcccle e configure

E quase ia esquecendo, instalae também o xvba-video
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 07:03 por Tota »

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2012, 00:54 »
Ola, onde instalou os drives e adicionais?

Se quiser melhor desempenho é preciso instalar

o driver radeon que vem à parte e ele substitui o anterior.....


abs



Opa... eu instalo direto do site da AMD....o ultimo que eu tentei foi a versão 12.4 ...... porém sempre que instalo, quando reinicio o pc aparece: "The system running low-graphics", faço tudo porém não consigo iniciar de forma alguma.... só após remover o arquivo xorg.conf...... que consigo iniciar o ubuntu, porém o drive da ATI não funciona..... parece problema na serie HD 54XX.....tenso...

Simples..no ubuntu 12.04 estar instalando de boa aqui..pelo repositórios, busque pelo driver fglrx-update, agora é oficial do ubuntão!!



Bom eu fiz exatamente o que vc me falou.....fiquei mt feliz quando vi o ubuntu iniciando de boa... porém continua não reconhecendo o drive da ATI, segue o print do hardinfo...:


Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum
http://www.imgbr.org/images/49717406302395760953.png
Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum

Alguma outra sugestão ???? ..vlw

Digite, antes de tudo..vainfo, caso não tenha instalado instale e post aqui a saida..tem que sair algo assim

Citar
libva: VA-API version 0.32.0
Xlib:  extension "XFree86-DRI" missing on display ":0".
libva: va_getDriverName() returns 0
libva: Trying to open /usr/lib/i386-linux-gnu/dri/fglrx_drv_video.so
libva: va_openDriver() returns 0
vainfo: VA-API version: 0.32 (libva 1.0.15)
vainfo: Driver version: Splitted-Desktop Systems XvBA backend for VA-API - 0.7.8
vainfo: Supported profile and entrypoints
      VAProfileH264High               :   VAEntrypointVLD
      VAProfileVC1Advanced            :   VAEntrypointVLD

ou antes digite sudo amdcccle e configure

E quase ia esquecendo, instalae também o xvba-video

Executei os comandos sem sucesso, segue tela:

Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum
http://www.imgbr.org/images/43399263313696850201.png
Imagem editada por ter mais de 40kB - Por favor respeite as regras do forum
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 07:04 por Tota »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2012, 07:05 »
Ola

A moderação solicita que deve ser evitado o uso de citação, quando a resposta for imediatamente acima ou abaixo da mensagem alvo.

Uma citação deve ser editada para dar destaque a uma parte especifica de um texto apenas, não para repetir o que outro usuario já descreveu.

Um simples "Ola <Fulano_de_tal> remete a mensagem ao autor do texto evitando a citação.

[]'s

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2012, 09:31 »
Felipe, apesar de vc ter citado ja haver lido o topico VGA switcheroo definitvo, vc nao parece ter atentado a umas das observaçoes mais basicas citadas la, a de que a placa discreta nao funciona corretamente (o sistema sequer inicia na maioria das vezes) se voce instala os drivers proprietarios. Se voce quer sua placa discreta funcionando deve usar os drivers livres que ja vem instalados no sistema, ou seja, nao precisa instalar nada. O topico tambem explica o porque disso acontecer, isso é regra infelizmente, nao é questao querer fazer como esta la, se quiser fazer funcionar tera de ser daquela maneira.

por favor releia o topico com mais atençao, caso nao consiga seguir algum dos passos, la também é o lugar ideial pra pedir ajuda a esse respeito, ja que um topico novo sobre o mesmo assunto nao aparenta estar ajudando muito.
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 09:34 por kriador »
Ubuntu Linux 10.10

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2012, 12:58 »
Bom dia!
kriador, segue os passos que fiz (lendo o tópico citado)

O ubuntu não está reconhecendo minha placa de video ati HD 5450, com o drive que vem com o ubuntu, ele inicia tranquilo, porém não reconhece a placa de video (http://www.imgbr.org/images/49717406302395760953.png)...se instalo o drives da ati (seguindo todos os passo a passo do site: ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu ) apresente a seguinte mensagem "The System running low-graphics", não há nada que faço que saia disso, só quando removo o arquivo "xorg.conf" que consigo inciar o ubuntu, porém sem a placa reconhecida...... Já removi todos os drives e instalei tudo de novo seguindo os passo a passo do site: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450, mas apresente a mesma mensagem de erro, o fórum citado acima, ainda coloca a seguinte observação: "The solution seems not to work with ATI 5xxx graphic cards, try at your own risk.Warning: Works only for muxless systems.", que diminui ainda mais minhas esperanças, parece que a placa ATI 5450 não funciona de forma alguma no Ubuntu.......

OBS:
* não existe o caminho: "/boot/grub/menu.ls" no meu ubuntu (12.04)
* mesmo colocando: "blacklist radeon", continua com os mesmos problemas citados acima.
* quando executo: modprobe radeon ==>
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/psmouse.modprobe, it will be ignored in a future release.
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/blacklist.conf.save, it will be ignored in a future release.
FATAL: Module off not found.
* quando executo: cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado.
* quando tento executar o amdcccle, apresente a mensagem que não encontrou o drive: "http://www.imgbr.org/images/43399263313696850201.png"
* quando executo: grep -i switcheroo /boot/config-3.2.0-24-generic ==> CONFIG_VGA_SWITCHEROO=y
* pacotes radeon instalados: "http://www.imgbr.org/images/75127143334436481632.png"
* Minha placa de video Hibrida: ATI Radeon HD 5450 / Intel
* Vesrão do Ubuntu: 12.04 64-bit (Já tentei também nas versões anteriores, sem sucesso, inclusive em outras distros...)



Só consigo utilizar os efeitos do compiz se removo todos os drive da ati, fglrx..... ai passa a utilizar a placa da intel (http://www.imgbr.org/images/13274566060490275182.png), porém começa a piscar a tela várias vezes durante o uso........

Alguém poderia me ajudar Hein? vlww
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 13:05 por felipehts »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2012, 08:37 »
Mais uma vez repeito, nao vai funcionar se vc instalar drivers extras, como vc ja o fez isso desabilita o modulo de troca, como descrito no topico sobre vga switcheroo, mesmo quando vc os remove. Para que o modulo de troca funcione corretamente existe uma serie de passos que deve ser feita na sequencia certa a partir de uma instalaçao limpa so sistema, todos os passos e a sequencia sao explicados no topico.

Reintero, nao funcionara depois de instalados drivers extras, mesmo com a remoçao dos mesmos por vezes o modulo de troca continua desabilitado. Com a versao 12.04 e kernel que a acompanha nao precisa ser realizado nenhum procedimento extra para o funcionamento do video discreto, bastando para ustiliza-lo apenas instala o sistema limpo e executar os comandos abaixo como root (ou usar um script para tal).

para alterar para para a placa discreta

Código: [Selecionar]
echo DDIS > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
kill `pgrep X`

Isso reiniciara a interface grafica, uma vez relogando vc estara na placa discreta e integrada estara desligada, ou entao ao realizar esse comando seu notebook ira travar, se ele travar voce tenta novamente, se realmente ele travar denovo ai vc nao podera utilizar sua discreta pois ela é muxless (mais informaçoes no topico relacionado).
Ubuntu Linux 10.10

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2012, 09:00 »
Entendi.... realmente já havia feito várias instalações e remoções, vou fazer o backup de tudo, formatar e instalar novamente e seguir os passo a passo do tópico e posto novamente o resultado.

Só um detalhe, quando instalei o Ubuntu ele automaticamente me indicou 2 drives de video (FGLRX), esses devem ser instalados ?????? poque quando tentei instala-los ocorreu um erro de JOCKEY, por isso que tentei instalar os drives da AMD; desculpa a pergunta, mas é pq não tenho muito conhecimento no linux......

obrigado mais uma vez pela dica.....vlw
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 09:04 por felipehts »

Offline felipehts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2012, 09:14 »
complementando, tipo eu não devo instalar nem esses drives que o ubuntu indica ????????? se eu tiver que instalar como eu faço, já que ocorre erro de JOCKEY para instalar, mesmo na primeira utilização do sistema, sem nenhuma modificação....vlwww

Offline unskold

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2012, 13:34 »
ja tentei de tudo e nunca consegui instalar isso. é pena... se conseguires avisa que eu também ando a procura de soluçao.abc

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Placa de video hibrida não funciona.......
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2012, 21:05 »
O linux sempre lhe dar o caminho...

sudo aptitude install jockey, instalar dois aplitcativos!!!

e resolve seu problema...