Autor Tópico: Como configurar placa de som?  (Lida 13600 vezes)

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Como configurar placa de som?
« Online: 22 de Agosto de 2006, 00:53 »
Oi gente...Instalei o Ubuntu 5.04 em meu PC mas ele não detectou minha placa de som...Alguém pode me dar uma luz? Abraços a todos.
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2006, 01:18 »
Ei, Professor Renato, seja bem-vindo ao fórum Ubuntu!

Acho que não vou poder lhe ajudar a resolver o problema com a placa de som no Hoary. Mas sugiro que faça a instalação da mais nova versão do Ubuntu, o Dapper Drake (6.06).

Quando voltar aqui, lembre-se de fornecer informações sobre a plataforma (hardware) utilizada em seu computador para que os membros do fórum possam avaliar o seu problema.

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:38 »
Olá...instalei o Ubuntu 6.06 LTS e gostei muito desta versão. Porém meu som ainda não funciona. A descrição do dispositivo de hardware é:

Fabricante: Crystal semiconductor (WDM audio codec). Estou procurando dicas na documentação também...

Abraços...
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2006, 12:31 »
Ei, Professor Renato, já tentou escutar algum formato de música no Ubuntu? Ainda não consigo diagnosticar o seu problema porque não sei quando foi que o professor começou a tê-los nem como constatou que está sem som?

Tente escutar músicas e ver os vídeos que estão na pasta "Exemples", procure ela no diretório /home/pastaPessoal/. Faça testes para saber quais são os formatos de música que tocam e os que não tocam no seu sistema.Verifique também se o ícone de som está marcado como mudo ou não.


Offline dyool

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2006, 15:37 »
Faz:
sudo alsamixer
e vê o gráfico bem como se a tua placa foi ou não detectada

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2006, 21:51 »
Olá companheiros. Antes de mais nada obrigado pela força...

Ao clicar em arquivos da pasta exemples com extensões .spx e .ogg surgiu a seguinte mensagem:

O Totem não pôde iniciar. Could not establish connection to sound server.

Ao tentar pelo terminal o comando

sudo alsamixer

obtive a seguinte resposta:

alsamixer: function snd_ctl_open failed for default: No such device

Outra tentativa foi cliclar com o botão direito do mouse no ícone do controle de som na barra de tarefas e selecionar "sem áudio" pra ver o que acontecia. Abriuse uma janela com a mensagem:

"O controle de volume não encontrou nenhum elemento e/ou dispositivos de controle. Isso significa que, ou você não tem o plugin correto do GStreamer instalado, ou que você não tem uma placa de som configurada.

Você pode remover o controle de volume do painel clicando com o botão direito no ícone do auto-falante no painel e selecionando "Remover do Painel" no menu".

Ao clicar em "Abrir controle de volume" aparece a resposta:

Nenhum módulo e/ou dispositivo do GStreamer de controle de volume foi encontrado.

Será que vocês saberiam o motivo deste problema? Um grande abraço a todos...
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2006, 23:41 »
Ei, Professor Renato, acho que é certo de que sua placa de som não foi detectada pelo Ubuntu. Não sei mais o que dizer para ajudá-lo a solucionar o problema. Mas não desista ainda...

Adianto que reinstalar o Ubuntu na sua plataforma, novamente, não vai adiantar em nada. Até porque eu mesmo já tinha sugerido a sua migração para uma versão mais nova da distro e não mudou nada.

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2006, 13:33 »
Deve haver alguma forma de resolver isso sem precisar trocar de sistema ou de placa de som, pois o Kurumin detectava tudo sem problemas. Se alguém souber a solução para esse "enigma" por favor me avise...abraços a todos e muito obrigado pela ajuda.
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline pedroadami

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2006, 20:26 »
estou com algo parecido... depois de algumas tentativas para instalar o Java em minha maquina para que ela possa rodar o mercury...rs precisei reiniciar a maquina tres vezes ate ela entrar no ubuntu.... dando o seguinte erro:

O painel encontrou um problema ao carregar "OAFIID:GNOME_MixerApplet".

me deixando sem o botao de volume... que toda vez q tento coloca-lo no painel recebo essa mesma msg... mas apesar disso... o som funciona... pelo menos nos aplicativos que eatou usano no momento... oq sera?

Offline pedroadami

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2006, 13:27 »
bom galera... voltou a funcionar do nada aqui...rs vai enteder...rs

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2006, 19:19 »
Gente...continuo não conseguindo ouvir nehum formato e o totem também não funciona dando a mensagem:

O Totem não pôde iniciar.
Não foi possível estabelecer a conexão com o servidor de som


Será que alguém pode me ajudar a resolver o problema?
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

boi

  • Visitante
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2006, 20:42 »
O Ubuntu não tem nenhuma ferramenta de configuração de placas de som, nem em modo texto. Portanto, o único jeito é instalar na unha, ou seja, abrir os arquivos de configuração e editar manualmente. Não é tarefa para iniciantes, mas se quiser tentar, o primeiro passo é tentar descobrir qual a sua placa, através do comando "lspci | grep -i audio". Aliás, não sei porque dizem que o Ubuntu é uma boa distro para iniciantes, se ela não conta nem mesmo com as ferramentas de configuração mais básicas. Em outras distros, quando não existe uma ferramenta de configuração gráfica, basta entrar no terminal e digitar "sndconfig" ou "alsaconf". No Ubuntu, nem isso.

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2006, 01:21 »
Tentei o comando que vc sugeriu mas nada aconteceu. O Windows lista a placa "Crystal semiconductor" ...valeu a força.
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2006, 01:49 »
Prezado Professor Renato, o que vou lhe dizer não é das melhores sugestões, mas talvez venha a ser proveitosa.

Se falares inglês, poste sua dúvida no fórum internacional, pois se o pessoal daqui não soube resolver seu problema, talvez o pessoal de lá saiba.

boi

  • Visitante
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2006, 10:38 »
Prezado Professor Renato, o que vou lhe dizer não é das melhores sugestões, mas talvez venha a ser proveitosa.

Se falares inglês, poste sua dúvida no fórum internacional, pois se o pessoal daqui não soube resolver seu problema, talvez o pessoal de lá saiba.
Tenho uma sugestão melhor do que essa: mude de distro!
Mandriva, Suse, Fedora, Slackware, Gentoo, em qualquer uma delas você encontra ferramentas para configurar o som. Outra sugestão é compilar e instalar o Alsa por conta própria, já que o próprio Alsa tem uma ferramenta de configuração, o alsaconf, que foi retirado propositalmente do Ubuntu, sabe-se lá por que razão. E depois dizem que o Ubuntu é para iniciantes.