Autor Tópico: Como configurar placa de som?  (Lida 13476 vezes)

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2006, 14:18 »
Professor Renato, antes de desistir de tudo ou trocar para outra distribuição, você poderia reportar suas configurações de hardware ao Banco de dados de dispositivos do Ubuntu. Eles costumam resolver problemas rápidamente. Para fazer isso, vá em Sistema>Administração>Gerenciador de Dispositivos e logo depois, no canto inferior esquerdo, clique no botão "Banco de dados de dispositivos do Ubuntu". Isso abrirá um Assistente que fará alguns testes e pedirá comentários sobre o funcionamento ou não de algum dispositivo. Fazendo isso, muito provavelmente o senhor resolverá o seu problema e permitirá que muitas outras pessoas também se beneficiem dessa solução. Assim, você estará ajudando a comunidade de software livre.

Existem muitas distribuições Linux e você pode testar quantas quiser, mas não há garantia de que um hardware que não funcione numa irá funcionar noutra. Por exemplo, no seu caso, o driver de sua placa de som não está sendo habilitado. Isso pode ser algum bug na detecção de sua placa de som, é verdade. Mas também pode ser que o driver de sua placa de som não é bem suportado pelo projeto ALSA e, assim sendo, seu problema persistirá em outra distro, uma vez que o ALSA é utilizado por todas as outras distribuições Linux.

Reportando seu conjunto de dispositivos ao banco de dados de dispositivos do Ubuntu, você estará contribuindo não só para a distribuição Ubuntu, mas também poderá beneficiar usuários de outras distros que também estão enfrentando problemas com essa placa de som. Projetos em software livres como Ubuntu, ALSA, etc, costumam ser bem cooperativos entre si.

Atenciosamente,
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2006, 15:10 »
Oi gente.
Obrigado novamente pela força. Queria dizer que, apesar deste problema, não devemos condenar toda uma distro e o excelente trabalho que sua comunidade vem desenvolvendo por falhas isoladas. Testei outras distros (Mandriva, Kalango, Dreamlinux, PclinuxOS) e todas apresentaram problemas semelhantes, seja com a placa de som, seja com modem. Na verdade, a única que reconheceu perfeitamente o meu PC sem falhas foi o Kurumin 4.1 e 5.1. Apesar disto devemos elogiar outras características como documentação, interatividade, wiks, etc...
De qualquer modo estou aberto a novas sugestões...quem sabe uma lista de placas de som suportadas pelo Ubuntu e linux em geral...
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline gaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2006, 19:32 »
Gente to com o msm defeito de som... os mesmos erros... nunca deu problema antes, to usando ubuntu 6.06 e minha placa de som eh: "0000:00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] Sound Controller (rev a0)"
Se alguém souber de algo pra ajudar... vlw

boi

  • Visitante
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2006, 19:42 »
Queria dizer que, apesar deste problema, não devemos condenar toda uma distro e o excelente trabalho que sua comunidade vem desenvolvendo por falhas isoladas.
Não se trata de uma "falha isolada", o que acontece é que a equipe do Ubuntu optou por não incluir nenhuma ferramenta de configuração, mesmo aquelas que estão presentes em qualquer outra distro, como o alsaconf. Realmente não entendo o que eles querem com essa política, só sei que isso não ajuda em nada os usuários. Imagine o desespero de um iniciante quando sua placa de som não funciona e ele não acha nenhuma forma de configurar, nem mesmo pelo terminal.

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2006, 20:11 »
Queria dizer que, apesar deste problema, não devemos condenar toda uma distro e o excelente trabalho que sua comunidade vem desenvolvendo por falhas isoladas.
Não se trata de uma "falha isolada", o que acontece é que a equipe do Ubuntu optou por não incluir nenhuma ferramenta de configuração, mesmo aquelas que estão presentes em qualquer outra distro, como o alsaconf. Realmente não entendo o que eles querem com essa política, só sei que isso não ajuda em nada os usuários. Imagine o desespero de um iniciante quando sua placa de som não funciona e ele não acha nenhuma forma de configurar, nem mesmo pelo terminal.


Ao invés de ficar queixando-se e criticando aqui no Fórum o Ubuntu, o Sr. poderia tentar entrar em contato com a equipe que o desenvolveu e indagar o motivo dessa falha que acha tão crucial reportando-nos a resposta.

boi

  • Visitante
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2006, 20:23 »
Ao invés de ficar queixando-se e criticando aqui no Fórum o Ubuntu, o Sr. poderia tentar entrar em contato com a equipe que o desenvolveu e indagar o motivo dessa falha que acha tão crucial reportando-nos a resposta.
Mas quem disse que estou me queixando? Para mim não faz diferença, com ou sem ferramenta de configuração, sei me virar muito bem. Quem é prejudicado com isso é o usuário iniciante. E como eu disse, isso não é uma falha, é uma opção. O que acontece é que eles simplesmente resolveram não incluir nenhuma ferramenta de configuração do som.

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #21 Online: 10 de Setembro de 2006, 22:50 »
Caro Rodrigo Messias...obrigado pela sugestão já acatada. Tomara que dê bons resultados para mim e para toda a comunidade. Valeu mesmo!
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline freetz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2006, 13:30 »
tinha o mesmo problema.
Eu estou a usar o VMware e depois instalei o ubuntu.
Quando entrava com o meu user não dava som e estava com o icon ao lado do relógio como desactivo.
Entrei com o user "oem" e a password que defeni na instalação e a placa de som funcionou.
Fui com esta conta aberta ao SISTEMA>ADMINISTRAÇÂO>UTILIZADORES E GRUPOS abre uma janela com os users, apaguei o meu anterior user e criei um novo. Quando voltei a fazer novamente login a placa de som trabalhou com qualquer user.

espero ter ajudado

Offline ediletronics

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • Good Evil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2006, 00:00 »
Ola!
Eu uso o 6.06, na instalação ele reconheceu meu som, depois de atualizado ele não mais reconheceu o som. Quando foi num dia desses, o som funcionou sem eu fazer qualquer alteração no sistema. No próximo dia que liguei meu micro, ele desconheceu meu som, ou seja, a placa de som não esta mais sendo reconhecida pelo sistema...
Arquitetura AMD 64 bit,  som é SounMax on-board.
vlw
eDiLeTrOniCs

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2006, 22:33 »
Será que uma placa de som externa USB funcionaria. Alguém sabe algo sobre isso? Abraços.
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Como configurar placa de som?
« Resposta #25 Online: 25 de Setembro de 2006, 22:42 »
Nunca usei uma placa de som USB. Procure, pelo modelo pretendido, informações no google.

Abraço,
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!