Autor Tópico: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04  (Lida 4744 vezes)

Offline NanukeX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Linux Inside
    • Ver perfil
ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Online: 09 de Maio de 2012, 21:45 »
    Olá pessoal gostaria de saber como que está a instalação da placa de video Ati Radeon HD 6320 no ubuntu 12.04 LTS, se com os driver fglrx dos repositorios do proprio ubuntu ela funciona corretamente com todos os efeitos do compiz e para rodar videos em HD ou se somente funciona com os drivers proprietários ?? Caso alguem tenha essa placa de video, por gentileza comente a respeito !!!

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2012, 21:53 »
Eu tenho a placa 5450 ati

Agora o driver chama-se fglrx-update, faz parte do repositorio oficial do ubuntu, o suporte melhorou consideravelmente, instalação tranquila, sobre os efeitos do compiz ainda não ativei, vou faze-lo e portarei aqui para lhe dizer..

Offline NanukeX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Linux Inside
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 21:55 »
Eu tenho a placa 5450 ati

Agora o driver chama-se fglrx-update, faz parte do repositorio oficial do ubuntu, o suporte melhorou consideravelmente, instalação tranquila, sobre os efeitos do compiz ainda não ativei, vou faze-lo e portarei aqui para lhe dizer..

   Então caso eu queira instalar os drivers da Ati Open Source eu digito no terminal apt-get install fglrx-updates ( e não mais fglrx) ?? É isso ??

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2012, 21:59 »
Então caso eu queira instalar os drivers da Ati Open Source eu digito no terminal apt-get install fglrx-updates ( e não mais fglrx) ?? É isso ??

Exatamente.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2012, 08:48 »
Pegando carona no tópico,  e os drivers ATI Radeon proprietários, como instalar?

Grato
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2012, 21:08 »
Pegando carona no tópico,  e os drivers ATI Radeon proprietários, como instalar?

Grato

Depois do download, no terminal sudo sh ./nome do driver

Eu só conseguia instalar, usando a opção de instalar sem criar o pacote .deb

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2012, 18:55 »
Bem, vou instalar uma placa de video modelo Radeon Hd6450 / Xfx / 1gb / Dx 11 / Ddr3. Seria o caso de, antes de ,efetivamente, começar a utilizá-la, instalar o driver correspondente: sudo apt-get install fglrx-updates?     
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2012, 19:11 »
Bem, vou instalar uma placa de video modelo Radeon Hd6450 / Xfx / 1gb / Dx 11 / Ddr3. Seria o caso de, antes de ,efetivamente, começar a utilizá-la, instalar o driver correspondente: sudo apt-get install fglrx-updates?     

O recomendado é instalar o driver depois de instalar a placa.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2012, 20:28 »
Obrigado Eliseu!
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2012, 08:17 »
Aproveitando o tópico, eu tenho uma HD 6330m em um Vostro, instalei os drivers proprietários sem problemas(baixei do site da ATI) porém a cada atualiza de sistema do Ubuntu o Unity não carregava mais, dava erro na inicialização ai eu tive que entrar com Gnome Classis e remover tudo que tinha instalado da ATI e deixar rodando o vídeo integrado do i5. Alguém já passou por isso? Estou com medo de instalar os drivers propietários novamente. Acho que vou tentar o fglrx-update.
Ubuntu 18.04

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2012, 10:42 »
Só para constar, acho que as pessoas fazem alguma confusão quanto a isto.
O driver fglrx é o driver proprietário da ATI, os drivers abertos são providos por pacotes do xorg.
xserver-xorg-video-radeon ou ati, libdrm-radeon, libgl, mesa e dri.
Como diriam os mais idosos, não confundam alhos com bugalhos.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 10:47 por Xterminator »

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2012, 10:52 »
xserver-xorg-video-radeon ou ati, libdrm-radeon, libgl, mesa e dri.
Estes que você citou são todos drivers abertos?
Ubuntu 18.04

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2012, 11:13 »
xserver-xorg-video-radeon ou ati, libdrm-radeon, libgl, mesa e dri.
Estes que você citou são todos drivers abertos?


Sim o driver e as biliotecas necessárias para aceleração 3D.
procure por estes pacotes e instale-os, infelizmente não encontrei documentação recente relativa ao ubuntu.
Basicamente você instala os pacotes e reconfigura o xorg para que utilize o driver radeon ou ati tanto faz o efeito é o mesmo, desculpe não ser mais preciso, aguarde alguém do fórum com mais informações.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:26 »
Então, o problema que eu tive foi exatamente este. Eu tinha o driver proprietário da ATI instalado, mas depois de uma atualização do Ubuntu ele perdeu as configurações, simplesmente o xorg.conf foi excluído, ai eu tentava restaurar ele e dava erro. Pelo que li, este arquivo não existe mais no Ubuntu 12.04 em diante. Onde fica a configuração agora? Acredito ter que configurar o xorg pra carregar o módulo ati proprietário.
Ubuntu 18.04

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 6320 Unity + ubuntu 12.04
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:54 »
Então, o problema que eu tive foi exatamente este. Eu tinha o driver proprietário da ATI instalado, mas depois de uma atualização do Ubuntu ele perdeu as configurações, simplesmente o xorg.conf foi excluído, ai eu tentava restaurar ele e dava erro. Pelo que li, este arquivo não existe mais no Ubuntu 12.04 em diante. Onde fica a configuração agora? Acredito ter que configurar o xorg pra carregar o módulo ati proprietário.

Se o arquivo existir ele será utilizado, se você tem certeza que tem o driver proprietário instalado bastaria você executar novamente o comando.

Código: [Selecionar]
sudo amdconfig --initial -f
No mais as questões referentes ao xorg requer uma boa lida na documentação, pois hoje são utilizandos arquivos encontrados nos diretórios xorg.conf.d, similar ao uso dos arquivos init  e não mais o arquivo único xorg.conf (que também pode ser utilizado).