Após vários anos a experimentar alguns jogos yaoi que são na esmagadora maioria criados para correrem em versões japonesas do Windows, o suporte para programas CJK no Wine mudou imenso e o antigo loader já foi descontinuado e é actualmente desnecessário.
Portanto este guia será a versão 2.0 do antigo tópico, e actualmente é muito mais fácil preparar o Ubuntu para correr jogos japoneses (ou mesmo chineses, coreanos, russos e outros), bastando acrescentar os locales das línguas, instalar as respectivas fontes (se não as tiver removido ou instalado previamente) e usar o Wine.
Em primeiro lugar deve-se instalar o locale para japonês:
Abre-se o terminal e digita-se o seguinte comando:
$ sudo nano /var/lib/locales/supported.d/ja
Uma vez aberto o editor de texto, acrescenta-se as seguintes linhas:
ja_JP.UTF-8 UTF-8
ja_JP.EUC-JP EUC-JP
ja_JP SJIS
Salva-se o ficheiro e reconfigura-se os locales (o SJIS actualmente só serve para compatibilidade, portanto não se assuste se indicar um aviso pela sua ausência), no terminal:
$ sudo dpkg-reconfigure locales
A instalação de fontes japonesas deve ser feita pelo Centro de Software, mas basta algumas fontes básicas para funcionar e em muitos casos o Ubuntu europeu já instala algumas fontes em japonês que são os padrão usados em softwares Windows.
Terminado a configuração, deve-se testar se está tudo a funcionar ao testar um programa em japonês usando o terminal.
Quando estiver na directoria correcta, basta acrescentar a variável do locale antes do comando wine, como por exemplo:
$ LC_ALL=ja_JP wine jogo_japonês.exe
Se todo correr bem, os diálogos, menus e barras de títulos deverão estar em kanji, katakana e hiragana. E mesmo os textos em caracteres latinos já deverão estar disponíveis.