Autor Tópico: espelhamento hd  (Lida 2926 vezes)

Offline Wellington11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 196
    • Ver perfil
espelhamento hd
« Online: 10 de Maio de 2012, 21:33 »
 ??? Ai pessoal pretendo trocar de hd, afim de evitar uma formatação, qual a melhor forma de fazer um espelhamento fiel do meu hd, já que meu ubuntu 12.04 Lts ta rodando redondinho?

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: espelhamento hd
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2012, 23:10 »
Acho que você tá querendo fazer uma clonagem e não um espelhamento, pois espelhamento é usado mais em servidores e exige um tipo diferente de particionamento.
Caso seja clonagem achei uma solução bastante simples ao usar o comando dd para copiar os primeiros 512 bytes do hd onde é encontrado o programinha de arranque do S.O. e a tabela de partições. Quando você tranfere esse setor de 512 bytes (pode escolher entre copiar o programa de boot junto com a tabela de partições ou somente um dos dois, bastando especificar qual )para o começo de outro disco, esse passa a mostrar a mesma divisão e com o mesmo programinha de arranque mais as partições pode criar uma cópia fiel do primeiro disco. Chegamos à conclusão que o comando dd por copiar bit a bit até mesmo os setores zerados não é praticável usá-lo para copiar as partições onde o que importa são apenas todos os bits referentes aos arquivos e não setores zerados além de apresentar uma taxa de transferência de bits por segundo muito baixa. Neste tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93981.0.html mostramos como usar o comando dd para copiar a MBR e o Gnome Parted para com simples cliques em copiar e colar e aplicar copiarmos somente o que é necessário. Depois desse tempo passei à utilizar o Clonezilla que oferece os recursos do comando dd mais do Gparted e muitos outros adicionais, num único aplicativo com uma taxa ótima de transferência de bits por segundo.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: espelhamento hd
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2012, 11:25 »
qual a melhor forma de fazer um espelhamento fiel do meu hd

Para fazer um espelhamento voce irá precisar de outro hd com a mesma capacidade ou maior que este que possui.

Entre na Internet e pesquise por RAID. Escolha o tipo de RAID que melhor lhe convier e instale os pacotes para raid.

Faça o espelhamento.

[]'s