Autor Tópico: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo  (Lida 16008 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Online: 13 de Maio de 2012, 17:24 »
Depois de seis tentativas fracassadas, finalmente consegui instalar o Ubuntu no HD Externo da Samsung de 500 gb.
Eu tenho um notebook com Windows 7. A primeira vez que instalei o Ubuntu no HD Externo não tive nenhum problema. O problema foi quando tirei o HD Externo do notebook, o Grub não foi carregado e assim não consegui usar o Windows 7. Para corrigir isso, eu utilizei o disco de instalação do Windows 7, e executei o comando bootsect /nt60 ALL /force /mbr, só não lembro como consegui chegar no prompt de comando. Depois que arranquei o grub do notebook, aí foi o HD Externo é  que não conseguia carregar o Ubuntu.
Outra tentativa fracassada que vale a pena comentar é essa ideia de tratar o HD Externo como se fosse um pendrive, eu segui o tutorial que encontrei no Google, e o que acabei tendo foi uma cópia básica do Ubuntu, onde você precisa definir a senha da rede wifi toda vez que você usar o Ubuntu, ou seja, faz a mesma coisa que o disco de instalação, só que mais rápido.
O grande truque mesmo está no programa de instalação. Se você souber um pouco de inglês, onde estiver escrito "Device for boot load installation", leia-se "onde você quer enfiar o Grub", geralmente ele aponta para o disco sda, quando o melhor é o disco sdb. Se você colocar o Grub no disco sda, isso pressupõe que você nunca vai tirar o HD externo do notebook; e colocando o Grub no sdb, ou seja, no HD externo, você pode executar o Ubuntu em qualquer micro, é claro, se a placa mãe der suporte a boot em dispositivos móveis. Agora tenho um micro que roda o Ubuntu, quando estiver com o HD externo, e o Windows 7, quando estiver sem o disco externo.

Claro que tudo isso não passa de uma grande besteira, uma vez que o HD do notebook suporta os dois sistemas ao mesmo tempo. Eu trabalho com o Office de 32 bits lá de 2007, mas eu queria mesmo conhecer o poder do Office 2010 de 64 bits (a minha sobrinha tem uma cópia desse programa, e eu achei muito rápido), assim comprei o HD Externo na esperança de estudar o mundo dos 64 bits, mas não consegui instalar o Windows no HD. Eu vi alguns tutoriais no YouTube e até cheguei no portal do NT6.X Fast Installer, mas o máximo que consegui foi uma tela azul no notebook. Já o Ubuntu faz do jeito que eu queria que o Windows funcionasse, fazendo tudo no HD Externo, atualizar e guardar as configurações e sem mexer em nada no notebook. Outra alternativa é eu atualizar o meu notebook, mas eu já fiz alguns testes no notebook da minha sobrinha, e muitos dos meus formulários que inventei no Office 2007 de 32 bits não funcionam no mundo do Office 2010 de 64 bits, foi por isso que comprei o HD Externo. Mas, no momento, o máximo que consegui foi fazer o Ubuntu funcionar dentro dele.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2012, 09:05 »
Maior problema não é o sistema é apenas o Office, esta versão de 2010 é ruim de verdade. E se você tá usando software livre porque não libreoffice ou openoffice ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sólon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:47 »
Depois de seis tentativas fracassadas, finalmente consegui instalar o Ubuntu no HD Externo da Samsung de 500 gb.

Frank, tu me ensinarias passo a passo, sou iniciante, o processo de instalação do ubuntu 12 no hd samsung 500 gb? Tenho um igual e estou tentando como meu pouco conhecimento há dias e nada. Tenho um notebook acer aspire 4332. Obrigado!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:32 »
Depois de seis tentativas fracassadas, finalmente consegui instalar o Ubuntu no HD Externo da Samsung de 500 gb.

Frank, tu me ensinarias passo a passo, sou iniciante, o processo de instalação do ubuntu 12 no hd samsung 500 gb? Tenho um igual e estou tentando como meu pouco conhecimento há dias e nada. Tenho um notebook acer aspire 4332. Obrigado!

O grande truque mesmo está no programa de instalação. Se você souber um pouco de inglês, onde estiver escrito "Device for boot load installation", leia-se "onde você quer enfiar o Grub", geralmente ele aponta para o disco sda, quando o melhor é o disco sdb. Se você colocar o Grub no disco sda, isso pressupõe que você nunca vai tirar o HD externo do notebook; e colocando o Grub no sdb, ou seja, no HD externo, você pode executar o Ubuntu em qualquer micro, é claro, se a placa mãe der suporte a boot em dispositivos móveis.

Ele já respondeu sua questão de antemão. A instalação em HD externo é parecido com o q vc faz na instalação comum, só se atentar onde vc vai instalar a raiz (/), swap e a /home, e principalmente onde vai ficar instalado o Grub. Já consegui também instalar Linux em HD externo, só prestar bastante atenção na hora de particionar o disco e instalar o sistema. Recomendo usar o Gparted antes, e particionar o HD externo. Eu por exemplo, tenho um HD da Seagate, e particionei da seguinte maneira:

sdb1 --> 250 GB, em NTFS, partição criada para que eu possa acessar o HD externo em outros computadores, o windows não reconhece as partições seguintes. Útil para passar um filme, músicas, jogos e outras coisas de um computador para outro.

sdb2 --> o resto do HD, é uma partição extendida, que serve de recipiente para outras partições:

sdb5 --> 16 GB, em EXT4, backup da raiz do Ubuntu 10.04 que tenho instalado em meu note
sdb6 --> 16 GB, em EXT4, backup da raiz do Ubuntu 12.04 que tenho instalado em meu note
sdb7 --> 16 GB, em EXT4, instalado o Linux Mint Cinnamon
sdb8 --> 165 GB, em EXT4, é a home do Linux Mint e serve também para eu fazer backup de meus dados pessoais.
sdb9--> 2 GB, em linux-swap, é a memória virtual do Linux Mint, e eventualmente dos Ubuntus, se eu precisar rodá-los.


Ahh, e depois q eu instalei o Linux Mint, o grub acabou reconhecendo também os Linux q tenho instalado em meu note, então se eu ligar o note com o HD conectado, posso escolher se vou acessar os sistemas do note ou do HD externo.

Importante: o meu sdb2 está marcado com a flag boot. É possível alterar as flags no Gparted, durante a instalação do Ubuntu eu não lembro se dá.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sólon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2012, 16:19 »
 :)
Obrigado amigos! Mesmo com muitas dificuldades, por haverem muitas opções e eu desconhecer a maioria delas, bem como muitos termos novos para mim e pouquíssimo tempo para estudar, com a ajuda de voces, resolvi o meu problema. Decidi usar outro hd externo, um seagate antigo (40 gb) que estava esquecido no baú e consegui instalar legal. Talvez apareçam problemas e inconsistências, por certo haverão, mas isso eu resolvo com  o tempo, pesquisa e a ajuda deste excelente fórum. Obrigado mesmo! Valeu!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2012, 23:37 »
:)
Obrigado amigos! Mesmo com muitas dificuldades, por haverem muitas opções e eu desconhecer a maioria delas, bem como muitos termos novos para mim e pouquíssimo tempo para estudar, com a ajuda de voces, resolvi o meu problema. Decidi usar outro hd externo, um seagate antigo (40 gb) que estava esquecido no baú e consegui instalar legal. Talvez apareçam problemas e inconsistências, por certo haverão, mas isso eu resolvo com  o tempo, pesquisa e a ajuda deste excelente fórum. Obrigado mesmo! Valeu!

Instalação no Linux é um negócio meio critico mesmo, mas se for ver o pessoal nem sabe instalar o janelas direito. Com o tempo, vc vai se acostumando, e vai ficando + fácil.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2012, 16:08 »
:)
Obrigado amigos! Mesmo com muitas dificuldades, por haverem muitas opções e eu desconhecer a maioria delas, bem como muitos termos novos para mim e pouquíssimo tempo para estudar, com a ajuda de voces, resolvi o meu problema. Decidi usar outro hd externo, um seagate antigo (40 gb) que estava esquecido no baú e consegui instalar legal. Talvez apareçam problemas e inconsistências, por certo haverão, mas isso eu resolvo com  o tempo, pesquisa e a ajuda deste excelente fórum. Obrigado mesmo! Valeu!

Instalação no Linux é um negócio meio critico mesmo, mas se for ver o pessoal nem sabe instalar o janelas direito. Com o tempo, vc vai se acostumando, e vai ficando + fácil.
pois é mano,eu era acostumado a instalar o windows ,a primeira instalaão que fiz de um linux foi em uma vm,e posso dixer que não ficou legal (o hd era de 8 gb,e coloquei sem querer um bom pedaço do hd como swap) mas com o tempo fui aprendendo e hoje só apanho um pouco com o slacware,mas tudo bem,vou testando e aprimorando.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....