Estou achando o Xfce 4.10 muito bom, mas ele tem uns bugs chatos no Xubuntu 13.10. O
indicador do áudio (indicator-sound), no painel superior, não funciona... você clica em cima do ícone e não aparece nada, ainda bem que posso alterar o volume com as hot keys do teclado. Em relação ao gerenciador de energia do xfce4 (
xfce4-power-manager), tenho muito a reclamar:
-
ele reporta um tempo de bateria restante errado, as vezes ele diz que há 15 à 30 horas de bateria, principalmente quando acabo de plugar o cabo de energia, e ainda assim diz que está descarregando (como, se está ligado na tomada?). E aparentemente a bateria não carrega mais, está aqui em 95% e não sai disso... engraçado que nesses dias chegou em 100%.
- tem uma opção no gerenciador de
perguntar o que fazer quando o botão de liga/desliga é apertado, e simplesmente não funciona, ao apertar o botão o notebook é desligado automaticamente;
-
ao tirar o notebook da tomada, ele deveria diminuir o brilho da tela, para poupar a bateria. As vezes o meu note fica na bateria e nem percebo, pois fica no brilho máximo, mesmo com a configuração do gerenciador;
Outra coisa que estou tentando entender é a razão do
xscreensaver travar minha tela toda vez que o sistema volta da suspensão, ao fechar a tampa do notebook. Tem opção lá no gerenciador de energia do Xfce, tá marcado para somente travar a tela (Lock Screen, mas o
sistema também suspende! Isso é outra coisa que queria entender) e ao abrir tenho de cara uma tela preta com o xscreensaver, que não tem nenhuma integração com o sistema estéticamente falando (parece bem cara dos anos 90), mas o engraçado é que se eu suspender o sistema por meio do menu (canto superior direito, lá no painel) e depois acordar o sistema, é a tela normal de desbloqueio que vem, do sistema/xfce mesmo. Não dá para entender, tem dois sistemas/programas que fazem a mesma coisa no Xfce?
Tem outro bug que não atrapalha tanto, mas acho que podiam melhorar: na tela de login, a tela de fundo é o papel de parede do próprio usuário, ao fazer o login o papel de parede some e entra no lugar uma tela toda cinza, para depois carregar todo o desktop e o papel de parede voltar. Veja
aqui o report de bug.