Autor Tópico: Xubuntu é show  (Lida 57606 vezes)

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Xubuntu é show
« Online: 14 de Maio de 2012, 22:22 »
Caramba estou mais que surpreso com o Xubuntu, de tanto ler sobre o maravilhoso ambiente  grafico Xfce, decidi baixar uma ISO pra testar, pois é isso estou testando ela no live cd escrevendo aqui. Só estou sentido falta de alguns programas que vem no Ubuntu, que não encontrei nele tipo o libreOffice, vem um outro editor de texto que não fui muito com a cara dele.

É muito provável que eu migre pro maravilhoso Xubuntu. Qualquer programa do Ubuntu roda no Xubuntu?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Xubuntu é show
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2012, 22:26 »
Qualquer programa do Ubuntu roda no Xubuntu?

Sim, as únicas diferenças entre eles são a interface e alguns dos programas que já vêm pré-instalados. Fora isso, o sistema é o mesmo.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2012, 22:37 »
Hum! Entendi vou quando tiver um tempinho vou formatar e instalar esse maravilhso Xubuntu.

Obrigado meu amigo pela resposta.

Offline lenonsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2012, 21:02 »
Muitos migraram para o ambiente xfce, eu sou um deles. ;)

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2012, 22:07 »
Você pode instalar o xubuntu-desktop no próprio Ubuntu, com isso terá os dois, não fica exatamente igual a instalação limpa mas ainda assim é muito bom.
Quanto ao libreoffice basta um:
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-java-common libreoffice-pdfimport libreoffice-presenter-console libreoffice-ogltrans

e

sudo apt-get remove --purge abiword* gnumeric*
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 15:45 »
xubuntu é mesmo muito bonito, eu to baixando ele aqui pra substituir o lubuntu, pena que minha net é muito lenta e eu estou baixando ele a 6kb/s, mas vale a pena, com certeza.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2012, 09:36 »
Comprei um notebook e estou seriamente pensando em coloca-lo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Xubuntu é show
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:17 »
O Xfce 4.10 está excelente! Pra mim, esta versão tornou o Xfce realmente capaz de substituir a interface clássica do GNOME e até o Unity (em máquinas que não aguentam o peso...).

Finalmente o Thunar gerencia adequadamente a área de trabalho (permite colar arquivos no Desktop).

É uma pena que o 12.04 não venha com esta versão por padrão. Recomendo atualizar via PPA. Vale a pena!

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10 -y && sudo apt-get update &&
sudo apt-get dist-upgrade

Dica: não esqueça de adicionar, no painel, o "Plugin indicador", para ter o controle de volume funcional. Outra coisa legal é configurar o xfce4-appfinder para abrir com a tecla Super (tecla Windows) - faça isso via configurações do Teclado. Fica parecido com o Dash do Unity...

Meu Desktop com Ubuntu 12.04 + Xfce 4.10 + tema Mint-z:
https://docs.google.com/open?id=0B8xUaDl5k6s7em5XSVE0RGdUTWM
[para visualizar melhor: clique direito sobre a imagem, clique em "Exibir imagem" ou "Abrir imagem em nova guia"]

Devo instalar o Xubuntu 12.10 quando sair - infelizmente, vou abandonar o LTS, pelo menos no meu Notebook. Só por causa do Xfce 4.10...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 20:20 por rodrigo.miguel »

Willder

  • Visitante
Re: Xubuntu é show
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2012, 02:17 »
[...]Meu Desktop com Ubuntu 12.04 + Xfce 4.10 + tema Mint-z:
https://docs.google.com/open?id=0B8xUaDl5k6s7em5XSVE0RGdUTWM
[para visualizar melhor: clique direito sobre a imagem, clique em "Exibir imagem" ou "Abrir imagem em nova guia"]

Devo instalar o Xubuntu 12.10 quando sair - infelizmente, vou abandonar o LTS, pelo menos no meu Notebook. Só por causa do Xfce 4.10...
Wow! Fica muito bom mesmo, pena que só vi agora esse tópico, mas você pode me dizer como fica o consumo (CPU, RAM, etc) com o Desktop assim? Sempre gostei de dar uma 'tunada' para deixar o consumo o mínimo possível e o Unity não ajuda muito nisso...  :(

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Xubuntu é show
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:09 »
Willder,

O sistema inicia com consumo de RAM em cerca de 130 MB.

O consumo da CPU não depende do Xfce em si, pois varia conforme os aplicativos em execução. O Firefox é o Firefox (comedor de RAM e CPU), seja no GNOME ou no Xfce...

Mas estou com o Xfce instalado sobre o Ubuntu. Mesmo eu tendo removido o Unity e boa parte do GNOME, não é a instalação padrão do Xubuntu. Se houver diferença entre uma e outra, não deve ser tão grande.

Nem com LLVMpipe o Unity vai rodar bem no meu Note. E muita gente vai ter o mesmo problema (principalmente quem não conta com CPU dual core). Pra estes usuários, recomendo o Xfce a partir da versão 4.10. Mesmo entre MATE e Xfce, fico com o Xfce.

Willder

  • Visitante
Re: Xubuntu é show
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:26 »
Willder,

O sistema inicia com consumo de RAM em cerca de 130 MB.

O consumo da CPU não depende do Xfce em si, pois varia conforme os aplicativos em execução. O Firefox é o Firefox (comedor de RAM e CPU), seja no GNOME ou no Xfce...

Mas estou com o Xfce instalado sobre o Ubuntu. Mesmo eu tendo removido o Unity e boa parte do GNOME, não é a instalação padrão do Xubuntu. Se houver diferença entre uma e outra, não deve ser tão grande.

Nem com LLVMpipe o Unity vai rodar bem no meu Note. E muita gente vai ter o mesmo problema (principalmente quem não conta com CPU dual core). Pra estes usuários, recomendo o Xfce a partir da versão 4.10. Mesmo entre MATE e Xfce, fico com o Xfce.
rodrigo.miguel obrigado por responder.  ;D

Eu perguntei sobre o consumo de CPU porque o Unity em geral 'come' 2 ou 3% do meu computador mesmo que não esteja fazendo nada, ou seja apenas o que ele carrega por padrão ao iniciar e fica rodando em segundo plano consome isso.

Eu vou fazer o teste agora do Xfce sobre o meu Ubuntu 12.04 e ver como fica, eu estava usando o Gnome Classic (Sem efeitos) só por ser leve (consumo de RAM de 300MB), acho que o Xfce é o que eu estava procurando.

Também acho que remover o Unity 2D e deixar o 3D a cargo do LLVMpipe não vai funcionar, mas...

Obrigado pela resposta!  :D

Willder

  • Visitante
Re: Xubuntu é show
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2012, 03:05 »
Repito e multiplico  o wow! A leveza é incrível, o visual muito bacana!

Apenas não gostei de algumas coisas: As janelas terem os botões Fechar, Minimizar e Maximizar trocados, depois de tando eu ter apanhado para acostumar... Também não gostei do Player de música dele, e da falta do Menu Global do Unity, que eu havia gostado bastante.

Agora o consumo de RAM foi propaganda enganosa, ficou em 300MB :P

Mas tudo bem, vou 'brincar' mais um pouco com essa belezinha para ver se pego o costume, é meio diferente do que venho usando...

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2012, 09:16 »
Quanto aos botões, vá ao Gerenciador de configurações> Gerenciador de janelas> Na lateral direita arraste os botões conforme seu gosto. Você pode acrescentar os ocultos, ocultar os visíveis e mudar as posições.

O player é simples, porém muito robusto, mas o Rhythmbox é perfeitamente compatível. (Essa é uma das trocas que faço)

O menu global realmente faz falta. Li um tutorial para instalá-lo no Xubuntu, mas não consegui.

O consumo de ram em 130 é comum no 32 bits, no 64 é isso mesmo. O que dá para fazer é desabilitar aplicativos que estão carregando com o sistema, vá em Sessão no Gerenciador de configurações que tem várias opções.

Instalei o Xubuntu num Pentiun 4 com 512 de ram e deu vida nova a máquina.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Xubuntu é show
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2012, 13:47 »
Quanto aos botões, vá ao Gerenciador de configurações> Gerenciador de janelas> Na lateral direita arraste os botões conforme seu gosto. Você pode acrescentar os ocultos, ocultar os visíveis e mudar as posições.

O player é simples, porém muito robusto, mas o Rhythmbox é perfeitamente compatível. (Essa é uma das trocas que faço)

O menu global realmente faz falta. Li um tutorial para instalá-lo no Xubuntu, mas não consegui.

O consumo de ram em 130 é comum no 32 bits, no 64 é isso mesmo. O que dá para fazer é desabilitar aplicativos que estão carregando com o sistema, vá em Sessão no Gerenciador de configurações que tem várias opções.

Instalei o Xubuntu num Pentiun 4 com 512 de ram e deu vida nova a máquina.
aqui em casa instalei num com essa mesma configuração, e ele tá voando,mais rápido que quando tava com o xp  ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Willder

  • Visitante
Re: Xubuntu é show
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2012, 18:42 »
Quanto aos botões, vá ao Gerenciador de configurações> Gerenciador de janelas> Na lateral direita arraste os botões conforme seu gosto. Você pode acrescentar os ocultos, ocultar os visíveis e mudar as posições.

O player é simples, porém muito robusto, mas o Rhythmbox é perfeitamente compatível. (Essa é uma das trocas que faço)

O menu global realmente faz falta. Li um tutorial para instalá-lo no Xubuntu, mas não consegui.

O consumo de ram em 130 é comum no 32 bits, no 64 é isso mesmo. O que dá para fazer é desabilitar aplicativos que estão carregando com o sistema, vá em Sessão no Gerenciador de configurações que tem várias opções.

Instalei o Xubuntu num Pentiun 4 com 512 de ram e deu vida nova a máquina.
Quanto ao consumo de RAM está perfeito, falei só de brincadeira mesmo  :P

Obrigado pelas dicas!  :D