Autor Tópico: Como usar projetor com o Ubuntu 14.10  (Lida 8263 vezes)

Offline Bertozzi72

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Como usar projetor com o Ubuntu 14.10
« Online: 22 de Janeiro de 2015, 18:50 »
Estou o Ubuntu 14.10 instalado em um notebook Samsung NP-RV420.
Na hora que conecto o projetor na saída VGA (aquela comum dos projetores), é como se a tela fosse dividida ao meio, ficando metade na tela do notebook e a outra metade na tela do projetor.
Quando coloco uma apresentação para rodar no notebook, ela é apresentada na tela do notebook, mas nada acontece na tela do projetor.
Quando uso o Alternador de Espaços de Trabalho (do Ubuntu) ele mostra os quatro espaços de trabalho, sendo que na primeira delas ele divide ao meio mostrando a tela do notebook a esquerda e a tela do projetor a direita.
O que preciso fazer para colocar o projetor como saída do meu notebook?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como usar projetor com o Ubuntu 14.10
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2015, 19:54 »
O que você quer é duplicar o seu monitor, ou seja, o que tiver na tela do note, o mesmo vai pro projetor.

Isso pode ficar ruim se a resolução do projetor não for compatível com a do monitor. Por exemplo, nem todo projetor é widescreen e daí o note deve alterar automaticamente a resolução da tela.

Bem, você precisa instalar o xrand. Procure na central de programas ou no synaptic.

Offline felipebasso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como usar projetor com o Ubuntu 14.10
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2015, 16:43 »

Amigo, como estamos na parte destinada aos iniciantes vou tentar apresentar a resposta mais completa possível. Se você já é um usuário intermediário, por favor não se sinta ofendido.
Creio  que seja simples a sua resposta. Nosso colega anterior tem razão o que você procura é duplicar (ou clonar) a o display x (simplificando a imagem gráfica que vc obtém na tela do seu computador e no projetor).
O que acontece é que, normalmente, é no dive de vídeo que você realiza essas alterações, afinal é ele o responsável por esse  funcionamento e não o sistema operacional que apenas faz uma intermediação entre o vc usuário e o drive.  O que acontece é que o linux, como o windows, instala alguns drives "genéricos" que funcionam na maioria dos chipsets, minha primeira sugestão seria você verificar se o drive instalado é o mais adequado para sua placa.
Checando na internet percebi que seu o modelo Samsung RV420-AD3 tem drive da nvidia é o seu caso? Se sim basta você instalar o o driver proprietário sugerido. --Basta iniciar o ubuntu, digitar drivers adicionais e escolher-- Se confirmar a existencia de um chipset da nvidia, logo que você instalar o drive e reiniciar o computador você também terá instalado um programinha chamado nvidia settings dentro dele na aba display configuration você encontrará a opção de clonar as duas saídas. Mas o alerta do nosso amigo também vale, se a resolução do projetor não for compatível teremos alguns problemas.

Se caso tudo isso que falei não servir pra nada vc pode simplesmente arrastar a janela da sua apresentação para a direita que assim que ela sumir do seu computador já estará aparecendo no projetor. Algumas vezes é mais fácil do que fuçar através dos drivers.

Só faço uma ressalva, verifique se a informação que deduzi do seu computador está correta (Nvidia) e antes de fazer a instalção do driver adequado de uma pequena pesquisada em videos ensinado a trocar de volta em caso de emergências (Algumas vezes por erro do usuário vc pode ter perda do unity, congelamento do x)