Autor Tópico: Xubuntu-12.04 (ATUALIZADO 30/05/12)  (Lida 13469 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Xubuntu-12.04 (ATUALIZADO 30/05/12)
« Online: 16 de Maio de 2012, 08:33 »
Xubuntu-12.04 instalado no Itauec de 2008 (DC+2gb/ram +160gb/hd) com excelente desempenho e muito bonito. Em breve ninguem ficará lamentando o fim do gnome-2x pois o XFCE está cada vez melhor.
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Xfce-Xubuntu1204/

30/05/12 >> icones fazenza
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Xfce-Xubuntu1204-e-Faenza/
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 09:01 por clodoaldops »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2012, 08:50 »
A única coisa que me "impede" de usar o Xfce é o não gerenciamento adequado da Área de trabalho. Parece que estão trabalhando nisso...

Com o fim do Unity-2D (em futuras versões do Ubuntu), o Xfce será o sucessor natural...

Tem uma dica no meu blog que adiciona uma funcionalidade no Desktop do Xfce:
http://linuxlike.blogspot.com.br/2011/04/xfce-como-colar-um-arquivo-na-area-de.html

clodoaldops

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2012, 10:40 »
Brigadu pela dica!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2012, 11:38 »
A única coisa que me "impede" de usar o Xfce é o não gerenciamento adequado da Área de trabalho. Parece que estão trabalhando nisso...

Com o fim do Unity-2D (em futuras versões do Ubuntu), o Xfce será o sucessor natural...

Tem uma dica no meu blog que adiciona uma funcionalidade no Desktop do Xfce:
http://linuxlike.blogspot.com.br/2011/04/xfce-como-colar-um-arquivo-na-area-de.html

A tecnologia implementada por eles (canonical) mudará o esquema o processador ficará responsável por ajudar então o unity 3d ficará mais acessivel para quem não tem placa gráfica 3d offboard.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2012, 11:51 »
A tecnologia implementada por eles (canonical) mudará o esquema o processador ficará responsável por ajudar então o unity 3d ficará mais acessivel para quem não tem placa gráfica 3d offboard.

Não é bem assim.

Se você não tiver um bom processador, vai ficar uma carroça.

PS: a tal tecnologia não é da Canonical, mas do Fedora / Red Hat.

Detalhes: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/gnome-shell-sem-driver-3d.html

E aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=94086.msg516921#msg516921

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2012, 12:01 »
A tecnologia implementada por eles (canonical) mudará o esquema o processador ficará responsável por ajudar então o unity 3d ficará mais acessivel para quem não tem placa gráfica 3d offboard.

Não é bem assim.

Se você não tiver um bom processador, vai ficar uma carroça.

PS: a tal tecnologia não é da Canonical, mas do Fedora / Red Hat.

Detalhes: http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/gnome-shell-sem-driver-3d.html

E aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=94086.msg516921#msg516921

Obrigado pela correção.

Mais em vista dos processadores de fábrica estarem saindo um i3 2.geração e com memória compartilhada intel creio que a otimização será legal. Lembrando que o brasileiro quer ter em vista um sistema que funciona em single-core(já era).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

clodoaldops

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2012, 13:54 »
Eu recomendo Xubuntu e Lubuntu p/ quem tem pc com hardware "modesto".
Como diz meu amigo "fedorento": Não existe SO pesado. Existe pc fraco!
obs: fedorento pq usa fedora!  ;D ;D ;D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2012, 16:12 »
Não existe SO pesado. Existe pc fraco!

Concordo em gênero, número e grau.
Quantas vezes reclamamos que tal sistema operacional é "muito pesado", quando na verdade é o PC que não aguenta? No caso do Ubuntu, por exemplo: as interfaces Unity 3D (para PCs modernos) e LXDE (para PCs mais antigos, com RAM abaixo de 512MB) e XFCE (para PCs "mais ou menos", digamos, entre 256MB e 1GB de RAM) não me deixam enganar.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2012, 16:29 »
Não existe SO pesado. Existe pc fraco!

Concordo em gênero, número e grau.
Quantas vezes reclamamos que tal sistema operacional é "muito pesado", quando na verdade é o PC que não aguenta? No caso do Ubuntu, por exemplo: as interfaces Unity 3D (para PCs modernos) e LXDE (para PCs mais antigos, com RAM abaixo de 512MB) e XFCE (para PCs "mais ou menos", digamos, entre 256MB e 1GB de RAM) não me deixam enganar.

Então maioria dos que reclamam do unity usam máquinas com mais de 3 anos de uso já defasados.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2012, 16:36 »
Então maioria dos que reclamam do unity usam máquinas com mais de 3 anos de uso já defasados.

Pois é.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2012, 16:45 »
Meu Itautec(DC+2gb/ram) de 2008 ainda dá conta do unity, shell e kde
Mas meu desktop de trabalho (celeron+1gb/ram) só vai de Xubuntu e Lubuntu
"PC de bengala" vai de xfce ou lxde!

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2012, 17:49 »
Um dos maiores - e melhores - argumentos em defesa do Linux é justamente a possibilidade de rodá-lo em computadores antigos.

Este argumento ainda é válido.

Não vou trocar de Notebook por causa de interfaces que ficaram frescas de uma hora pra outra. Foi justamente pra não ter que ficar trocando de hardware que abandonei o Windows (um dos motivos, na verdade).

Só troco meu Itautec W7635 quando ele pegar fogo, explodir, se auto-teleportar pra outra dimensão, etc, etc ...

 :D

PS: "interfaces frescas" pela exigência de hardware. Eu sinceramente prefiro Unity ou GNOME Shell. É desanimador ter que voltar a usar velhos paradigmas como Xfce (ele é ótimo, o paradigma é que é velho).
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 18:03 por rodrigo.miguel »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2012, 17:58 »
"Só troco meu Itautec W7635 quando ele pegar fogo, explodir, se auto-teleportar pra outra dimensão, etc, etc ..."
Meu Dell-1525 detonou a placa-mae e o teclado e o mousepad pararam de funcionar, comprei teclado e mouse sem fio e o "bixinho" tá rodando ubuntu e mint sem estresse.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2012, 01:24 »
Vou montar um novo desktop pra mim nada de mais, será um processador athlon II x4, sei que não é um top mas para as minhas necessidades dá muito bem, que é muito melhor que esse que estou no momento athlon x4. Devo continuar usando o Xubuntu ou mudar para Kubuntu.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Xubuntu-12.04
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2012, 23:05 »
Vou montar um novo desktop pra mim nada de mais, será um processador athlon II x4, sei que não é um top mas para as minhas necessidades dá muito bem, que é muito melhor que esse que estou no momento athlon x4. Devo continuar usando o Xubuntu ou mudar para Kubuntu.

Não sei quanto vai ter de memória nessa sua máquina, mas em relação ao processador, o Kubuntu 12.04 32bits roda bem num notebook Pentium M dual core com apenas 1GB de RAM de uma amiga minha. Eu que instalei e configurei tudo pra ela, ela gostou muito do KDE. O KDE 4.8 com os efeitos desligados  fica muito rápido e pasme, é leve!  Então com o seu athlon II x4 vai rodar com três processadores nas costas! :)

Só não recomendo de forma alguma usar o kernel PAE do Ubuntu e família, tá muito lento!

Quanto a não existir SO pesado mas sim PC fraco, eu discordo disso. Existe sim é muito código mal escrito, inflando o consumo de memória e usando muito do processador pelo desenvolvedor saber que as máquinas atuais possuem recursos de sobra!

Vou dar uma exemplo que acontece comigo, comprei um Mac Mini para me aventurar no mundo da maçã. Ele vem com Core i5 e 4GB de RAM por padrão, não se pode dizer que uma máquina dessas tem configuração fraca!  O MacOs Lion 10.7 consumia os 4GB de RAM disponíveis! Lia em vários sites que o Lion só ficava rápido com 8GB de RAM!  Pois bem, comprei dois pentes de 4GB fazendo o total de 8GB de RAM. O desempenho aumentou substancialmente, e adivinhem quanto o Lion consume de RAM atualmente....    Todo os 8GB de RAM!  Tudo mesmo!   Agora, vai dizer que o PC é fraco para rodar um SO que precisa de 8GB de RAM para ser rápido?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2