Defendo sim!
Acredito que todos os usuários tem o DIREITO de escolher que sistema quer usar, cada um tem seus critérios (facilidade, popularidade, segurança, estabilidade e por ai vai). Não quero persuadir outros falando de falhas de maneira expontânea de outros SO's, uma técnica que uso para estimular o Linux é simples mente usar na frente de outros e comentar seus aspectos positivos tanto de usabilidade (funcionais) quanto de oportunidades de mercado de trabalho. Quando ouço essas conversa dequal o S.O. é melhor eu deixo a conversa rolar, geralmente isso não leva a nada, mas quando vem críticas destrutivas, com a intensão de contranger ai sim entro na guerra´, sei reconhecer algumas carências do linux (isso se dá mais no ramo comercial, lucrativo de jogos e compatibilidade com alguns programas comerciais e de foco a massa - povão) e constumo dizer o seguinte:
- Multiusuário mesmo em modo texto;
- Sistema de arquivo estável com muitas ferramentas de manutenção;
- Atualização em tempo rápido;
- Com possibilidade de receber vários "Add-ons/extensões" (ferramentas para auxiliar o trabalho);
- Personalização técnica (partição, permissões, links e outras) e de interface;
- Ampla possibilidade de comunicação com vários outros sistemas e redes;
- Grande comunidade de suporte por praticamente 24hs e 7 dias por semana;
- Alto nível de segurança;
- Manutenção remota com custo baixo de link (não precisa interface
gráfica, mas é possível, que aumenta ENORMEMENTE este custo);
- Um sistema que veio de plataforma de servidores e migrando para plataforma cliente, e não o inverso como tem sido em outros sistemas.
Alguns sistemas operacionais tem atualização com o tempo mínimo de 168hs (7 dias), enquanto a falha crítica continua "em aberto" e quanto aos sitemas Linux's tem um prazo médio de 24hs para receberem atualizações críticas. Conta com uma grande quantidade de pessoas para dar suporte, não só uma empresa, mas sim uma vasta comunidade, Exemplo: RedHat, HP, Canonical, Sun (Oracle), IBM e todos os programadores/hackers que colaboram com descobertas e contribuição de código. Então nota-se que o sistema Linux tem uma ampla base e solides.
Escrevi um texto com o título: Por que uso o linux, quem quiser ler está no link
https://sites.google.com/site/...
Abraço a todos!!!