Nenhuma empresa vai lançar uma música sobre "impunidade", "saúde e da educação gratuita e de qualidade para todos", "fim dos automóveis nas ruas", "transporte público barato e eficiente", etc
Isso não é exatamente uma verdade, existem gravadoras como a Trama e a Deckdisc que gravam bandas decentes, divergentes ao cenário musical jabasistico brasileiro. Eu sou músico. Se você me disser que Mundo Livre S.A., Nação Zumbí, 311, Black Alien e etc não tratam de assuntos pertinentes e não buscam conscientização popular, eu não sei quem o faz...
Na verdade, as empresas que vendem CD de música não possuem uma margem de lucro tão significativa com a venda dos CDs
Minha banda pagou 1 real por cada cópia do álbum prensada, foi no primeiro, fizemos tudo de forma independente, até a distribuição. Cada cópia foi vendida à 10 reais... olha, que dá lucro sim. Tanto lucro quanto os brindes do Cinema podem dar. Para uma grande empresa sai a menos de 1 real, na verdade sai a 30 centavos, devemos levar em consideração que as gravadoras pagam taxas mais altas, porém eles fazem em escala maior o que confere preço mais baixo. Porém o grande problema do Brasil é que as gravadoras não numeram os álbuns e os artistas ficam a mercê do que as gravadoras dizem que venderam. Lobão brigou com a Som Livre por isso e lança seus álbuns de forma independente já à algum tempo.
O Cinema é a mesma coisa... O lucro de Hollywood não está na venda de ingressos ou na venda de DVD... o lucro está na venda de roupas, material escolar, brinquedos, livros, etc
De fato, a indústria do Cinema lucra por todos os lados, mas há filmes que não proporcionam essa possibilidades e ainda assim são feitos. Quantos brindes de Pulp Fiction você viu sendo comercializados? Ainda é um excelente filme, rendeu milhões, ganhou Canes e até mesmo o Oscar (que é um prêmio da indústria, onde a questão artistica não é o mais importante, mas sim o quanto o filme rendeu).
A Microsoft não precisa vender software (licença) para sobrevier. Ela vende suporte, licenças para as empresas (que são, inclusive, mais caras que as licenças para o usuário doméstico), para cada máquina, ela faz certificação de programadores, entre outras atividades... É assim que a Microsoft ganha dinheiro.
É axiomático isso não é? Se o suporte está ligado a licença... ele precisa da venda de licenças para viver. Porém ocorre também que profcionais de informática precisam também pagar cursos de certificação dos produtos Microsoft (que podem ou não serem pagos pela empresa em que o proficional trabalha), então tudo é um produto, aliás, cada coisa é um produto que tanto as pessoas quanto as empresas pensam estar comprando de uma vez só. Porém muitas empresas pagam a licença, mas na hora de solicitar suporte da Microsoft acabam tendo que pagar por fatores aos quais a Microsoft não se responsabiliza. Eu sou aluno de Tecnologia em Sistemas de Computação na UFF, já ví isso ocorrer em empresas diversas, inclusive em empresas que pensavam estar cobertas pela licença, mas não estavam, pois a própria situação do nosso pais faz com que grande parte das empresas de pequeno porte haja o desconhecimento desses assuntos.
Na verdade não quero simplesmente ser combativo e mostrar falhas em suas observações, LeandroTelesRocha, mas sim mostrar que dentro de todas essas manifestações, o que foi produzido com sangue nas veias e vontade de fazer algo de qualidade, mesmo independente, foi e é fabuloso. Possui maior qualidade do que os produtos das grandes empresas. Isso é Linux. Por isso eu uso. Essa é a questão relevante. Salientar as irregularidades da empresas que vendem software é uma coisa, inventar pretestos histórias e concentrar-se em falar mal das empresas que cobram pelos softwares é outra coisa, é basicamente uma tática politica, como campanha eleitoral, onde a melhor propaganda é mostrar o defeito dos outros e não minhas qualidades. Foi isso que eu queria dizer.