Autor Tópico: Duvida em qual versão instalar.  (Lida 1869 vezes)

Offline bonfalucas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Duvida em qual versão instalar.
« Online: 18 de Maio de 2012, 10:32 »
Bom dia!

Instalei ontem no meu notebook a versão 12.04 amd64 pois o meu processador é uma amd 64. Porem, percebi que o consumo de memória esta muito elevado, chegando a 1,3 gb sem rodar nem um aplicativo, o que esta deixando-o um pouco lento, pois tenho apenas 2 gb de RAM. Gostaria de saber se devo instalar a versão 32 bits (que dizem que consome até 40 % menos de memória) ou continuar com a 64 mesmo.

Muito Obrigado.

Offline cajaboy

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Duvida em qual versão instalar.
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2012, 10:40 »
Para x64 é necessário pelo menos 4gb de ram.
Mas você tem que especificar melhor as configurações da sua máquina.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline bonfalucas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2012, 10:44 »
A configuração é a seguinte:

Processador: Dual-Core Mobile AMD Turion X2 RM-72 de 2,1 GHz com Cache L2 de 1 MB
Memória: 2048MB DDR2 800MHz
Video: ATI Radeon HD 3200 Graphics 256 Mb de memória
HD: 160 gb

Obrigado.

Offline rodrigo.miguel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2012, 10:46 »
Estou usando a versão 12.04 64 bit no meu PC, com 2 GB de RAM - compartilhada com o vídeo, 256 MB - e não notei diferença (comparando com o 11.10 32 bit).

Offline bonfalucas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2012, 10:47 »
Rodrigo, então se eu instalar a versão 12.04 32 bits você acredita que não terá diferença no consumo de memória?

Offline rodrigo.miguel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2012, 11:20 »
A questão é saber qual a causa de tanto consumo. Verifique no aplicativo Monitor de sistema, tente identificar qual programa ou processo está devorando a memória.

Offline wizardkof

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2012, 22:16 »
aplicativos 64bits usam + memoria que os 32bits por isso o alto consumo de memoria, eu recomendaria instalar a versão 32bits já que para obter desempenho total de um sistema 64bits é preciso 4GB de ram

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2012, 23:01 »
aplicativos 64bits usam + memoria que os 32bits por isso o alto consumo de memoria, eu recomendaria instalar a versão 32bits já que para obter desempenho total de um sistema 64bits é preciso 4GB de ram
errado, o que diferencia sistemas 64 bits não é apenas a possibilidade de gerencias mais ram que o 32 bits.

dependendo das aplicações utilizadas, é recomendado o uso de so 32 bits, porém assim como disse o rodrigo.miguel, provavelmente algum processo esta tornando o sistema lento.
diga mais algumas informações uteis, como se instalou os drives da ati? qual versão? testou algo mais leve que o gnome 3, como o xfce ou lxde?

Offline bonfalucas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2012, 18:27 »
Valew pessoal! Instalei a versão 32 bits como sugeriram, e o consumo da memória caiu bastante  (de 1,3 Gb pra 300 mb)
Realmente a versão 64 bits funcionaria melhor com 4 gb de RAM para mais. E sobre os drivers da ATI, tive problema com um, o outro instalou normalmente.

Offline rodrigo.miguel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2012, 08:23 »
...
Realmente a versão 64 bits funcionaria melhor com 4 gb de RAM para mais. E sobre os drivers da ATI, tive problema com um, o outro instalou normalmente.

32 ou 64 bit não tem nada a ver com o consumo da memória RAM, mas sim com a arquitetura do processador - capacidade de processamento.

Se resolveu instalando a 32 bit, ótimo. Mas você estava com algum problema, que não foi corretamente identificado.

Eu uso 64 bit com menos de 2 GB de RAM, com consumo normal entre 300 e 400 MB, sem problema...