Autor Tópico: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma  (Lida 7407 vezes)

Offline Julian Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu-BR-SC LoCo Team Leader
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Online: 24 de Maio de 2012, 16:04 »
0 (zero) A. D. é um jogo multi-plataforma e open source em desenvolvimento pela Wildfire Games, uma empresa indie de software livre. O game é muito parecido com o já consagrado Age of Empires, ou seja, um jogo de estratégia (também chamado de RTS) onde você escolhe um civilização, treina, monta seu exército e parte para batalha!

O game está em desenvolvimento e atualmente está na décima versão alpha, que é uma versão bem inicial de testes, e por este motivo é normal que ocorram alguns bugs e que nem todos os recursos estejam liberados/criados.

Quer saber mais sobre o jogo e fazer a instalação no Ubuntu? Então leia o post do blog Ubuntu-BR-SC!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2012, 11:58 »
Olá Julian, li a informação completa no blog e gostaria de acrescentar algumas informações:
-No 12.04 é possível instalar o jogo de duas maneiras na central de programs:
Pelo pacote padrão ('default') que é  mais estável ou pelo precise-backports, que é mais instável, porém mais moderno. Para isso basta abrir a central de programas procurar por 0AD e clicar em "mais informações" depois disso, ao lado do botão "instalar" vai ter a opção de escolher um dos pacotes.
-Já é possível mudar de eras! :D

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Jogo 0 A.D.
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2013, 22:38 »
Fala a verdade galera, esse jogo tem futuro :)
Apesar de ainda estar muito cru, creio que ficará melhor do que o tão famoso Age Of Empires (que eu gosto até hoje)
Ele ainda está com um desempenho horroroso, mesmo para quem tem um PC top de linha, parrudo. Ainda não está "jogável".

Gameplay:

http://www.youtube.com/watch?v=XOoAjasVmuo

Notem que o PC do cara é top de linha, e mau roda o jogo com 30 fps.

Site oficial:

http://play0ad.com/



Enfim, vamos ajudar os desenvolvedores desse jogo para torná-lo imbatível! :)


EDIT:

Não é o jogo que está com baixo desempenho, e sim o Linux que tem baixo desempenho!
Vejam, esse cara provavelmente está jogando no Windows.

http://www.youtube.com/watch?v=8OGZ2cgkk3E
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 00:55 por Renan Rischiotto »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2013, 01:34 »
Eu joguei ontem mesmo e percebi uma coisa:
-As condições de vitória ainda não funcionam. Eu detonei todos os meus oponentes e o jogo não declarou vitória pra mim. Concordo com o desempenho ruim, tenho uma NVidia GT 430 com o driver proprietário instalado e mesmo assim o desempenho não ficou bom (de repente é o Unity, sei lá né...)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2013, 01:37 »
Pode ser o Unity mesmo, o Unity não passa de uma carroça bonita rsrs

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2013, 03:30 »
Vamos ajudar o desenvolvimento do jogo...pra quem tem Facebook, dê uma curtida na página dele:

https://www.facebook.com/play0ad

Tem algumas coisas listadas no site que a gente pode fazer para ajudar:

http://play0ad.com/community/participate/ (no fim da página tem "For Everyone" = "Para todo mundo")
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 06:02 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2013, 05:46 »
Um detalhe muito importante também é ativar a opção de feedback na tela inicial do jogo, que fica no canto inferior direito, pois dessa forma também ajuda os desenvolvedores com muitas informações sobre como está rodando o jogo na nossa máquina =)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2013, 05:53 »
Um detalhe muito importante também é ativar a opção de feedback na tela inicial do jogo, que fica no canto inferior direito, pois dessa forma também ajuda os desenvolvedores com muitas informações sobre como está rodando o jogo na nossa máquina =)
Obrigado por esta dica, eu nunca tinha ativado isso. Legal poder contribuir de maneira simples e fácil. :-)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2013, 06:00 »
Um detalhe muito importante também é ativar a opção de feedback na tela inicial do jogo, que fica no canto inferior direito, pois dessa forma também ajuda os desenvolvedores com muitas informações sobre como está rodando o jogo na nossa máquina =)
Obrigado por esta dica, eu nunca tinha ativado isso. Legal poder contribuir de maneira simples e fácil. :-)

Sim =)

Se você clicar no botão ao lado "Technical detais", poderá ver o tanto de informações que são enviados, tudo anonimamente.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2013, 09:43 »
Eu joguei ontem mesmo e percebi uma coisa:
-As condições de vitória ainda não funcionam. Eu detonei todos os meus oponentes e o jogo não declarou vitória pra mim. Concordo com o desempenho ruim, tenho uma NVidia GT 430 com o driver proprietário instalado e mesmo assim o desempenho não ficou bom (de repente é o Unity, sei lá né...)

Rudregues, faz um tempo atras eu instalei esse game e e muito bacana, pelo que eu estou vendo evoluiu bastante!!! Desliga o unity com essa dica e veja se melhora, mas acho que nao funciona para o 12.10 e posteriores, no 12.04 é certeza que funciona sim!!! Veja se aumenta o desempenho.

Criar um arquivo de texto simples e colar o conteudo abaixo, salvar o ficheiro e devemos dar a permissão de execução do script. Instale o gerenciador de janelas Openbox que e bem leve.

sudo apt-get install --no-install-recommends openbox



#!/bin/bash

openbox --replace &

sleep 1

killall -9 /usr/bin/gtk-window-decorator &

sleep 1

# Alguns comandos abaixo para os emuladores Kega Fusion,Gmameui,Snes9x e Epsxe;
#
# env UBUNTU_MENUPROXY= local do executavel
#
# Para usar e so descomentar a respectiva linha abaixo e alterar o local do executavel:
#
#env UBUNTU_MENUPROXY= /home/ubuntu/Fusion/Fusion
#env UBUNTU_MENUPROXY= gmameui
#env UBUNTU_MENUPROXY= snes9x-gtk %F
#padsp /home/ubuntu/epsxe1.6/epsxe

coloque o executavel ou o caminho do game aqui.

killall -9 openbox & 

compiz --replace &

exit 0

Aqui aumenta um pouco o desempenho principalmente se a placa de video e fraca. Veja mais detalhes aqui;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.msg566429.html#msg566429
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2013, 04:44 »
PPA oficial de desenvolvimento do 0 a.d.

ppa:wfg/0ad.dev

O jogo é atualizado a cada semana por essa PPA. Já adicionei já rsrs
Vamos ver se já conseguiram resolver o problema do lag...

Offline Faqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2013, 19:20 »
Este jogo é realmente muito bom, mas tem um problema, é um jogo com gráficos bonitos e leves, mas está dando lag, pois aqui no meu Notebook, quando juntou muitos personagens e ações na tela, o jogo começou a dar LAG  :-\, e não é culpa do Note, a configuração do meu Notebook é 3x mais do que eles recomendam para jogar, mas creio que no futuro isto será resolvido  ::)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2013, 00:49 »
Este jogo é realmente muito bom, mas tem um problema, é um jogo com gráficos bonitos e leves, mas está dando lag, pois aqui no meu Notebook, quando juntou muitos personagens e ações na tela, o jogo começou a dar LAG  :-\, e não é culpa do Note, a configuração do meu Notebook é 3x mais do que eles recomendam para jogar, mas creio que no futuro isto será resolvido  ::)

Sim, é um bug do jogo mesmo...mas eles disseram que estão fazendo progresso na solução disso =)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Conheça 0 A. D.: um RTS open source e multi plataforma
« Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2013, 09:53 »
Saiu a versão 14 Alpha do 0 a.d.!

Gogogo ver se o lag foi corrigido =)