Autor Tópico: Lag em jogos  (Lida 8301 vezes)

Offline thiaguim50psj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Lag em jogos
« Online: 26 de Maio de 2012, 23:59 »
Olá galera, estou com o Call Of Duty modern warfare 3 estalado em meu pc com sistema operacional LINUX, eu conseguia rodar ele tranquilamente sem nenhum lag no Windows porem no Linux UBUNTU 12.4 não esto conseguindo utilizo o wine para rodar o jogo, abaixo está as configurações de meu computador

Configurações do computador

( PLACA DE VÍDEO )           Gforce GT440 DDR3 128 BITS 1 GB,
( MEMORIA RAM )               4 GB de memoria ram
( PROCESSADOR )             Pentium Intel p dual core E 5300 2.6 ghtz


Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2012, 21:24 »
Instale o PlayOnLinux:
No terminal execute em ordem os seguintes comandos:
Citar
wget -q "http://deb.playonlinux.com/public.gpg" -O- | sudo apt-key add -
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_precise.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux
Agora o PlayOnLinux estará no seu menu, utilize ele para instalar seus jogos. Ele irá baixar tudo o que seu jogo precisa para funcionar o melhor possível no Linux e fará a maioria das configurações necessárias no wine para funcionar, geralmente todas. Possivelmente você poderá precisar configurar alguma coisa após a instalação, mas a interface do playonlinux é muito simples de utilizar.
Boa sorte.  

Citar
http://www.playonlinux.com/en/download.html

Obs.: é importante saber que dificilmente um jogo irá rodar com exatamente o mesmo desempenho que no Windows, visto que o jogo não é nativo do Linux. Quando o jogo é nativo para Linux o desempenho é sempre exelente, quando não ocorrem perdas. Para saber o quão bom é o desempenho do jogo através do wine entre no site do wineHQ e digite o nome do jogo no buscador.
Citar
http://www.winehq.org/
Lá também tem dicas para configuração do wine para rodar bem os jogos, é possivel aplicar essas dicas através do playonlinux.

Obs.: o driver da nVidia está instalado?
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 21:26 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2012, 20:27 »
eu tambem tenho problema com lag com algum jogos como age of empires I e II,o age é um jogo levíssimo que rodava de boa no ruindows,e nao da pra joga no linux agora.eu baixei o playonlinux hoje pra faze a instalaçao mas o jogo nem abriu.pro windows nao volto de jeito nenhum mas nao conseguindo roda age é demais.

ubuntu 12.04 precise pangolin
intel pentium 4 3.20ghz
448 MB de ram
ATI radeon ???? 64MB
HD 60gb

Offline SimpleMachine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2012, 20:28 »
eu tambem tenho problema com lag com algum jogos como age of empires I e II,o age é um jogo levíssimo que rodava de boa no ruindows,e nao da pra joga no linux agora.eu baixei o playonlinux hoje pra faze a instalaçao mas o jogo nem abriu.pro windows nao volto de jeito nenhum mas nao conseguindo roda age é demais.

ubuntu 12.04 precise pangolin
intel pentium 4 3.20ghz
448 MB de ram
ATI radeon ???? 64MB
HD 60gb

Como alguns jogos não rodam no Linux, o povo usa o PlayonLinux, que emula os jogos, então os requisitos no Linux para o jogo são o dobro do recomendando por não ser feito para tal plataforma.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2012, 22:19 »
eu tambem tenho problema com lag com algum jogos como age of empires I e II,o age é um jogo levíssimo que rodava de boa no ruindows,e nao da pra joga no linux agora.eu baixei o playonlinux hoje pra faze a instalaçao mas o jogo nem abriu.pro windows nao volto de jeito nenhum mas nao conseguindo roda age é demais.

ubuntu 12.04 precise pangolin
intel pentium 4 3.20ghz
448 MB de ram
ATI radeon ???? 64MB
HD 60gb

Cara, seu processador é bom o suficiente pra rodar o Age of Empires 2 na boa, mas sua memória ram não mesmo pra rodar no 12.04. Apesar de seu hardware estar bem acima do mínimo necessário pra rodar o jogo, está próximo do mínimo necessário pra rodar o sistema em sí, e esse é o problema. Por exemplo, se você instalar o Windows 7 no seu PC, ele ficará com desempenho sofrível concorda? Com o Ubuntu é um pouco diferente, ele roda razoavelmente não é, mesmo sendo a última versão? Porém isso só se aplica a softwares nativos do Linux. Ou seja, tente rodar esse jogo com o Windows 7 no seu PC e, pode até ser que eu me engane, mas você verá que é tão ruim quanto no Ubuntu. talvez se você tentasse no Ubuntu 10.04 conseguisse rodar sem lag, assim como se você rodar num Windows xp, vai rodar sem lag, pois o sistema está mais proporcional ao seu Hardware.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2012, 11:16 »
okay,quando eu comprar um pc decente eu tento joga o age de novo,mas voltar pro windows jamais.prefiro gasta 5k num MAC OS mas nem olho mais pra cara do windows.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Lag em jogos
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2012, 14:02 »
yzeljunior, uma coisa que você pode tentar fazer é usar o Lubuntu 12.04 32 bits, ele é bem mais leve e então pode instalar o playonlinux e depois o age. Acho que pode funcionar.

E vou te dizer uma coisa, na época que meu pc era um frankstein, com essas configurações:
-Pentium III 800MHz
-320MB RAM
-HD IDE 40GB
-Placa de vídeo integrada Sis 6326

conseguia rodar age 1 e 2 pelo wine, mas usava o Debian Lenny 32 bits com várias coisas inúteis desativadas manualmente, então é bem provável que você consiga se tentar
(obs.: na época dava bug no som do jogo)

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2012, 11:15 »
okay,quando eu comprar um pc decente eu tento joga o age de novo,mas voltar pro windows jamais.prefiro gasta 5k num MAC OS mas nem olho mais pra cara do windows.

Cara, não me entenda mal, eu não sugeri que voltasse ao windows, só estabeleci uma proporcionalidade relacionando o desempenho do sistema no hardware que você tem. Ou seja, sugeri que você procurasse a versão LTS anterior do Ubuntu, pois ela rodará melhor.
Pode fazer como o rudregues sugeriu, utilize o Lubuntu
Citar
http://lubuntu.net/
ou o xubuntu
Citar
http://xubuntu.org/
terá um desempenho maior do sistema, ainda mais se procurar as versões 10.04 dessas variantes do Ubuntu.

Um abraço
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2012, 13:43 »
yzeljunior, uma coisa que você pode tentar fazer é usar o Lubuntu 12.04 32 bits, ele é bem mais leve e então pode instalar o playonlinux e depois o age. Acho que pode funcionar.

E vou te dizer uma coisa, na época que meu pc era um frankstein, com essas configurações:
-Pentium III 800MHz
-320MB RAM
-HD IDE 40GB
-Placa de vídeo integrada Sis 6326

conseguia rodar age 1 e 2 pelo wine, mas usava o Debian Lenny 32 bits com várias coisas inúteis desativadas manualmente, então é bem provável que você consiga se tentar
(obs.: na época dava bug no som do jogo)

 [ ]'s


eu ja sabia da existençia das versoes mais leves mais eu sou um cara que valoriza muuito a beleza do sistema e o ubuntu ta muito lindu cum o unity.mas tambem meu pc he horrivel e nao adianta fica danado com jogo que nao roda.talvez quando eu compra um pc decente as coisas melhorem.

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 13:49 »
okay,quando eu comprar um pc decente eu tento joga o age de novo,mas voltar pro windows jamais.prefiro gasta 5k num MAC OS mas nem olho mais pra cara do windows.

Cara, não me entenda mal, eu não sugeri que voltasse ao windows, só estabeleci uma proporcionalidade relacionando o desempenho do sistema no hardware que você tem. Ou seja, sugeri que você procurasse a versão LTS anterior do Ubuntu, pois ela rodará melhor.
Pode fazer como o rudregues sugeriu, utilize o Lubuntu
Citar
http://lubuntu.net/
ou o xubuntu
Citar
http://xubuntu.org/
terá um desempenho maior do sistema, ainda mais se procurar as versões 10.04 dessas variantes do Ubuntu.

Um abraço

aconteçe que eu valorizo muito a beleza do sistema e eu tambem nao sei muito sobre o linux.eu tentei o linux mint debian edition e só nao fiquei com ele porque nao sabia instala o wine 1.5 pelo terminal,eu dependo bastante dele.uma vez eu tentei o ubuntu 10.10 que tinha um desempenho maravilhoso mas eu nao conseguia instalar algumas coisas e fiquei mesmo com o 12.04.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Lag em jogos
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2012, 00:48 »
     Cara, é bem chato o que vou dizer, mas com um pc modesto você tem que escolher entre as coisas. Num dá pra rodar um jogo simples e ao mesmo tempo ter efeitos bonitos que consomem recursos do sistema. Na época do Meu PIII eu também tinha que escolher, por exemplo, quando tava navegando na internet era apenas o firefox aberto, mais nenhum programa.
      Uma idéia é ter dois sistemas, um bonito, pra navegar na net etc e outro feio, mas com bom desempenho, pra jogar o age. Pode deixar um dual-boot com Ubuntu/Lubuntu ou Ubuntu/Debian(LXDE) por exemplo. Também recomendaria fortemente você testar o playonlinux e instalar o age através dele.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2012, 14:59 »
Citar
aconteçe que eu valorizo muito a beleza do sistema e eu tambem nao sei muito sobre o linux.eu tentei o linux mint debian edition e só nao fiquei com ele porque nao sabia instala o wine 1.5 pelo terminal,eu dependo bastante dele.uma vez eu tentei o ubuntu 10.10 que tinha um desempenho maravilhoso mas eu nao conseguia instalar algumas coisas e fiquei mesmo com o 12.04.

O xubuntu e o lubuntu são bem bonitos também, apesar de mais leves. Também possuem a instalação igual a do Ubuntu.

Citar
http://www.youtube.com/watch?v=-_izcgkloZg
Citar
http://www.youtube.com/watch?v=mvrlGmTmmbg




Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2012, 09:12 »
Citar
aconteçe que eu valorizo muito a beleza do sistema e eu tambem nao sei muito sobre o linux.eu tentei o linux mint debian edition e só nao fiquei com ele porque nao sabia instala o wine 1.5 pelo terminal,eu dependo bastante dele.uma vez eu tentei o ubuntu 10.10 que tinha um desempenho maravilhoso mas eu nao conseguia instalar algumas coisas e fiquei mesmo com o 12.04.

O xubuntu e o lubuntu são bem bonitos também, apesar de mais leves. Também possuem a instalação igual a do Ubuntu.

Citar
http://www.youtube.com/watch?v=-_izcgkloZg
Citar
http://www.youtube.com/watch?v=mvrlGmTmmbg
                                                                                                                   
      Eu to baxando o mint 13 XFCE que foi um linux que eu gostei muito e acredito que como e baseado no ubuntu seja facil instalar programas e obter suporte .quanto ao xubuntu e ao lubuntu e testei eles e nao gostei .
               




Willder

  • Visitante
Re: Lag em jogos
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2012, 20:12 »
Olá galera, estou com o Call Of Duty modern warfare 3 estalado em meu pc com sistema operacional LINUX, eu conseguia rodar ele tranquilamente sem nenhum lag[...]

Thiaguim não leve a mal não, mas o Dual Core que você tem não é nem o mínimo recomendado para rodar ele no Windows, ou seja você roda ele pois o desempenho do seu Dual Core é semelhante, mas não superior, ao requisito mínimo, que é um Core 2 Duo. Veja os requisitos completos aqui: http://www.gamevicio.com/i/requisitos/5/5674-call-of-duty-modern-warfare-3-para-pc/index.html

Assim, você não vai conseguir  rodar ele sem lag em um sistema para o qual o jogo não é nativo.

aconteçe que eu valorizo muito a beleza do sistema e eu tambem nao sei muito sobre o linux.eu tentei o linux mint debian edition e só nao fiquei com ele porque nao sabia instala o wine 1.5 pelo terminal,eu dependo bastante dele.uma vez eu tentei o ubuntu 10.10 que tinha um desempenho maravilhoso mas eu nao conseguia instalar algumas coisas e fiquei mesmo com o 12.04.

Aqui eu instalei o Gnome 3 no Ubuntu 12.04 só para testar, começei a usar o Gnome Classic e não sai dele. Não gosto de efeitos e o Gnome Classic é tudo o que quero, leve e prático. Você pode instalar ele e, na tela de inicialização, selecionar ele quando quiser jogar ou selecionar "Ubuntu" pare ter o Unity. quando quiser navegar e fazer outras coisas.

Quanto ao Lag, eu venho tentando rodar o emulador de Nintendo Wii Dolphin que possui versão nativa para Ubuntu, e de fato ele tem um desempenho abaixo do que consigo no Windows com o DirectX 9 ou 11 (do Windows 7).

Principalmente o que mais incomoda são quedas bruscas do fps, que em gerak fica a 60 e de repente cai para 20 ou menos e depois volta.

A questão de drivers para Linux é sempre delicada, pois dificilmente as empresas tem interesse em produzir drivers para ele ou disponibilizar informações para que a Comunidade faça isso, então pelo menos por enquanto é isso.

Então só resta esperar, e torcer para que com a chegada do Steam isso melhore.

P.S.: Desculpa os erros ortográficos eu estou no celular e é ruim digitar por ele.
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, 20:18 por Willder »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Lag em jogos
« Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2012, 13:24 »
Citar
Quanto ao Lag, eu venho tentando rodar o emulador de Nintendo Wii Dolphin que possui versão nativa para Ubuntu, e de fato ele tem um desempenho abaixo do que consigo no Windows com o DirectX 9 ou 11 (do Windows 7)

Extranho, deve ser alguma coisa que você não tá sabendo configurar no Dolphin, pois aqui eu rodo com o desempenho muito melhor que no Windows 7 64Bits (onde alguns jogos como Legend Of Zelda de Wind Maker sequer são jogáveis no meu PC). E meu pc é Pentium dual core 3.06 Ghz, 4GB de ram, Radeon HD 4350 com 512MB - 128 Bits... nem é um PC maravilhoso... jogos do Wii não rola de jogar numa boa, mas do GameCube sim. Atualmente possuo um Wii, mas a algumas semanas atrás meu videogame era só o PC.

Citar
A questão de drivers para Linux é sempre delicada, pois dificilmente as empresas tem interesse em produzir drivers para ele ou disponibilizar informações para que a Comunidade faça isso, então pelo menos por enquanto é isso.

A AMD melhorou muito os drivers das placas Radeon HD para Linux e tem mostrado um interesse grande nisso... estão muito melhores que os da nVidia.
Ubuntu Studio 22.04 LTS