Autor Tópico: Alguém tem dicas em português do jogo OpenTTD + Dúvidas  (Lida 7559 vezes)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Alguém tem dicas em português do jogo OpenTTD + Dúvidas
« Online: 03 de Junho de 2012, 16:30 »
Já tinha ouvido falar, mas por preconceito nunca havia jogado. Joguei pela primeira vez ontem e fiquei espantado pelas possibilidades que ele oferece. Fui procurar dicas mas a maior parte que achei foi em inglês...  :(
Uma coisa, teve uma vez que num consegui tirar um dos trens da garagem. Alguém sabe se isso é um bug ou é do jogo mesmo? (instalei a versão 64bits no 12.04).
Instalei pela central de programas, mas vi um comentário dizendo que num era a versão mais atual. Vou baixar do site e instalar pra ver se tem diferença.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Darcamo

  • Visitante
Re: Alguém tem dicas em português do jogo OpenTTD + Dúvidas
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 21:49 »
Existe possibilidade de trens colidirem se ele sair da garagem? Por exemplo, só tem um trilho e já tem outro trem nesse trilho? Nesse caso você precisa colocar algum caminho alternativo e, principalmente, saber usar os sinais.

É extremamente importante entender como os sinais funcionam. Sem eles você só poderá fazer as estações e conexões mais simples e também não poderá reaproveitar os trilhos para rodar mais de um trem por vez. De fato, se você conseguir encontrar uma boa documentação sobre uso dos sinais e se também aprender sobre ordem compartilhadas (shared orders) então já terá como fazer muita coisa.

Existe uma wiki para o OpenTTD e até tem uma versão em portugues (Pt), mas não parece ser muito completa.
http://wiki.openttd.org/Tutorial/Duas_V%C3%ADas/Pt
A parte de sinais, por exemplo, está faltando. Mas dá para usar o google tradutor para traduzir a versão em inglês
http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwiki.openttd.org%2FBuilding_signals&act=url


O OpenTTD já vem sendo desenvolvido a muitos anos e já superou com larga folga o que o TTD original nunca nem sonhou em ser.
Já joguei muito OpenTTD e é um jogo muito bom. Então paro de jogar por muito tempo e depois volto a jogar por um tempo novamente.

Os designs das estações que algumas pessoas criam também é impressionante, com estações capazes de aguentar um grande fluxo de trems.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Alguém tem dicas em português do jogo OpenTTD + Dúvidas
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2012, 15:15 »
Darcamo, muito obrigado pelas dicas. Eu realmente não imaginava a importância dos sinais, já tinha desistido até de colocar dois trens na mesma linha (inclusive já explodi 2 trens sem querer rsrs). Teve uma coisa que não entendi no link que você me passou:
-Como faço pro sinal ficar verde/vermelho? Ou é automático?

Obs.: é impressão minha ou a tradução do google deu uma melhorada?!  XD
 
  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Darcamo

  • Visitante
Re: Alguém tem dicas em português do jogo OpenTTD + Dúvidas
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2012, 17:55 »
Você apenas coloca os sinais. Eles mudam de verde para vermelho automaticamente dependendo se o trilho está livre ou não.

Você pode começar criando redes simples com  com sinais de duas vias (basta colocar uma vez o sinal) por enquanto. Depois você experimenta com sinais de uma via que permitem a passagem dos trens apenas em um sentido.

Dica: O sinal ficará vermelho enquanto outro trem estiver no trilho. O sinal mudará para verde quando esse trem passar por outro sinal (já que o trem ficará coberto agora por esse outro sinal) ou entrar em um depósito (é como se existisse um sinal dentro do depósito).