Autor Tópico: permissões de pastas [encerrado]  (Lida 2456 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
permissões de pastas [encerrado]
« Online: 04 de Junho de 2012, 12:04 »
ola galera, seguinte..estou com um probleminha que a muito tempo ja tinha resolvido..porem nao me lembro agora que comando utilizei..e ta dificil achar no google...entao vai que alguem lembre ai facil como se fazer.... vou explicar de uma forma simples..oq esta acontecendo.


pastas compartilhadas:

usuario1  ----* chmod 700 ---e chown usuario1:usuario1
pastaX ------*chmod 770 ----e chown nobody:grupox
usuario2 -----*chmod 700 ----e chown usuario2:usuario2


usuarios
o usuario1 pertence ao grupo grupoX
e o usuario2 tambem pertence a esse grupoX

sendo assim... o usuario1 acessa apenas as pastas usuario1 e pastaX e NÃO tem nenhuma permissao na pasta usuario2
e o usuario2 acessa apenas a pasta usuario2 e pastaX e NÃO tem nenhuma permissao na pasta usuario1


até ai tudo beleza..funciona perfeito... os 2 podem criar e apagar pastas.. em suas pastas.

mass... quando o usuario1 cria uma pasta dentro de pastaX ex: pastaX/pasta.criada
somente o usuario1 pode adicionar arquivos dentro dessa pasta e alterar..


o usuario2 nao pode alterar ou criar arquivos dentro da pasta pastaX/pasta.criada

pois a permissao fica 700 na pasta.criada


intende ?? sendo assim sei que existe um comando que faz com que todos os arquivos criados dentro da pastaX tenham permissao 770

porem nao me lembro esse comando...e se alguem souber eu ficaria muito grato..obrigado
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 12:52 por _ubuntu_ »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: permissões de pastas
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 23:40 »
chmod g+s,+t pastaX

Assim as pastas criadas dentro de pastaX vão pertencer ao grupoX, e não aos grupos "usuario1" ou "usuario2".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: permissões de pastas
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2012, 12:52 »
lembrei o comando que utilizei... é o #umask 000 se nao me engano foi esse comando que resolveu meu problema...

mas seguindo a logica do amigo de cima...acredito que deva funcionar perfeitamente tambem, muito obrigado...



[topico encerrado]

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: permissões de pastas [encerrado]
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2012, 09:55 »
Não faça "umask 000", isso vai tender a criar seus arquivos com escrita pública. Se for pra mudar o umask, use "002", em vez de "022", que é o normal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: permissões de pastas [encerrado]
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2012, 11:46 »
Não faça "umask 000", isso vai tender a criar seus arquivos com escrita pública. Se for pra mudar o umask, use "002", em vez de "022", que é o normal.


mas assimsomente os arquivos criados dentro de pastaX seriam publicos certo??


mas se for assim nao tem problema, pois para entrar na pastaX tem que pertencer ao grupoX, sendo assim nao vejo problema..mas se eu estiver enganado sorry...to sempre em fazer de aprendizado..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: permissões de pastas [encerrado]
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2012, 12:05 »
Mexendo no umask do usuário, todos os arquivos que ele criar, mesmo fora dessa pasta, vão ficar com as permissões afetadas. Tipo, se usar umask 000, ele vao começar a criar arquivos com permissão 0666 (rw-rw-rw-).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: permissões de pastas [encerrado]
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2012, 08:38 »
Mexendo no umask do usuário, todos os arquivos que ele criar, mesmo fora dessa pasta, vão ficar com as permissões afetadas. Tipo, se usar umask 000, ele vao começar a criar arquivos com permissão 0666 (rw-rw-rw-).



mas esse umask mexe na permissao do usuario? pensei que ele era uma permissao para  a pasta..de tudo que fosse criado dentro da pasta, nao importa o usuario seria criado com permissao total... nao é isso?
]

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: permissões de pastas [encerrado]
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2012, 11:20 »
umask, que eu lembre, é um comando que vc coloca no perfil de login do usuário e que afeta a sessão dele toda... estamos falando do mesmo comando?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D