Autor Tópico: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin  (Lida 15582 vezes)

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Online: 06 de Junho de 2012, 10:30 »
OLá pessoal, bom dia! Instalei os serviços necessários para se usar o Wordpress no Ubuntu 12.04 (apache2; php5; phpmysql; phpmyadmin, etc). No entanto, quando tento configurar o phpmyadmin, o navegador ao invés de abrir a página abre a caixa de diálogo dizendo que "você tentou abrir: Tipo: arquivo PHTML" e pergunta "O que o Firefox deve fazer?"

Acredito que isso tenha alguma coisa haver com permissões e tal, até mesmo pq não consigo salvar as páginas que crio em "var/www".

Drama apresentando, aproveito para questionar o "por que?" de grande parte da ajuda encontrada na web explica como solucionar determinados problemas via Terminal. Digo pois, como eu, todo mundo vem do Windows, e está acostumado com o tal "botão direito". Não tem como solucionar esse tipo de problema fora do Terminal?


Forte Abraço, Até!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2012, 11:02 »
A maioria dos comandos são em terminal porque é mais fácil responder.

Pra resolver seu problema de permissão.
Código: [Selecionar]
sudo chown -R seulogin.seulogin /var/www
Como você instalou o phpmyadmin?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2012, 11:11 »
Fala agente 100gelo,

eu instalei o phpmyadmin por meio do Gerenciador de pacotes Synaptic.


Sobe o código que me passou: quais tipos de permissões estou alterando ali, e pra quais tipo de atividades: escrever, copiar, ler, ...? (viu, por isso levanto a questão das ajudas serem no Terminal.

Outro detalhe: quando eu acesso o Terminal como administrador, ou super-usuário, como vi por aí, tenho esse "poder" apenas para comandos executados no Terminal, não? Explico: se eu me torno super no Terminal isso não me dá o direito de clicar com o botão direito e alterar as permissões via interface gráfica, tenho que fazer tal operação também via Terminal, não?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2012, 11:43 »
Você não acessa /var/www pois o dono é o root.
O comando que passei passa o dono para seu usuário.
Você não muda as permissões, você muda o dono.

Você pode fazer graficamente alterações.
Digite Alt+F2.
Depois "gksudo nautilus". Você abre o gerenciador de arquivos como root. Só tenha cuidado com o que fizer :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2012, 14:43 »
agente100gelo, a mensagem que ele deu não parece ser de falta de permissão, e sim de configuração incorreta do PhpMyAdmin...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2012, 14:53 »
agente100gelo, a mensagem que ele deu não parece ser de falta de permissão, e sim de configuração incorreta do PhpMyAdmin...

Sim, é verdade. Por isso perguntei sobre como ele instalou.
Acabei passando em branco neste detalhe.

Normalmente, depois de instalar o pacote phpmyadmin eu preciso fazer um link simbólico. Zekkerj, com você também?

Código: [Selecionar]
cd /var/www
ls -s /usr/share/phpmyadmin
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2012, 15:20 »
Rapaz, normalmente eu... não faço nada. ;D
Só instalo e uso... ele cria a pasta /usr/share/phpmyadmin, e cria um Alias pro serviço, no arquivo /etc/apache2/conf.d/phpmyadmin.conf.

AngeloMiloch, você consegue abrir páginas HTML normalmente? Aproveite que o agente100gelo te ensinou como liberar o acesso ao diretório /var/www, crie lá um arquivinho beeeem simples, com o nome "teste.php":

Código: [Selecionar]
<?php
phpinfo
();
?>


Veja se consegue visualizar as informações do seu PHP normalmente, ou se tem o mesmo problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2012, 21:55 »
Fala pessoal, boa noite! Vamos lá:

agente 100gelo, quanto o código que me passou, o que altera o dono da pasta, deu certo e entendi como funciona, fiz vários testes aqui. Também consegui e entendi como funciona no Nautilus. Quanto ao código para criar um link para share/phpmyadmin, não entendi e parece que não funcionou: ele só mostrou os arquivos da pasta no Terminal.

zekkerj, então, fiz o teste com o arquivo php e não funcionou. Criei vários arquvios php que não rodaram. Começo a pensar que não é nada a ver com o phpmyadmin, deve ser algum problema no apache (afinal, não está retornando o php).

Quando à instalação do phpmyadmin, foi de boa, segui o tutorial do link abaixo, e só criei uma senha. Então, o queacham que está havendo?

Link instalação do phpmyadmin:
http://linuxnanet.com/2010/02/instalando-apache-mysql-php-phpmyadmin-e-wordpress-no-ubuntu.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2012, 23:42 »
Angelo, tente reinstalar o php em sua máquina...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2012, 21:12 »
Olá zekkerj, tudo certo?

Então, reinstalei o php5 mas o problema persiste. Reinstalei o phpmyadmin também, nada :(

Quando à sua pergunta do outro tópico, salvo eles dentro de var/www - mas para salvar algo lá dentro, tenho que mudar o "dono", conforme o agente 100gelo exlicou lá em cima. Sem sucesso também. Que coisa :s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2012, 22:45 »
Citar
mas para salvar algo lá dentro, tenho que mudar o "dono", conforme o agente 100gelo exlicou lá em cima.
Bem, isso não é algo que esteja errado. O sistema foi projetado pra ser assim: ou você muda o dono do diretório, ou cria os arquivos como root.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2012, 10:02 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install tasksel
sudo tasksel

Tente instalar os pacotes por este aplicativo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2012, 11:09 »
Pessoal, bom dia!

Seguinte, via teskel ele rodou o php (mas não o phpmyadmin), acho que deu algum conflito. Enquanto assistia um vídeo de como instalar via teskel ocorreu o mesmo problema com o cara: ele foi testar o phpinfo() e ao invés de processar o arquivo o browser oferecia o download. Ele explicou que isso ocorre pq o apache não inciou dirfeito - foi lá, reiniciou e boa, processou o php! Viva!

Novo problema:

Eu desinstalei o apache2, php5, mysql-server e outros, para começar do zero e ver se daria certo. No entanto, agora o Ubuntu não quer mais iniciar. Quando eu ligo o note ele começa iniciar mas para, fica em tela preta com umas linhas dizendo que houve falha na inicialização do mysql-server. Será que isso volta ao normal? Gente, tenho vários arquivos importantes de facul naquele Ubuntu, se não voltar, estou morto! o0

Offline AngeloMiloch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2012, 00:29 »
Pessoal, boas novas: conseguir arrumar meu sistema (re-instalando) e recuperar meus arquivos (com o cd de instalação do Ubuntu).

Mas, no entanto, o melhor é que resolvi o problema com o phpmyadmin. Conforme havia dito no post anterior, acredito que o apache não tinha iniciado corretamente, pois, com  o sistema zerado, fiz todo o processo de novo e deu tudo certo!

Agradeço a gentileza de vocÊs ao fornecer ajuda! Até a próxima!

Offline tha_ta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Sistema não acessa localhost/phpmyadmin
« Resposta #14 Online: 19 de Junho de 2012, 20:41 »
Instalei o apache2 e na hora de acessar da esse erro


Host Not Found

DNS error (the host name of the page you are looking for does not exist) or Server did not accept the connection.

Please check that the host name has been spelled correctly.

o que eu faço???