Autor Tópico: [Resolvido]Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas  (Lida 9389 vezes)

Offline Láudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Seguinte gente, sou novo no Ubuntu, migrei do Windows XP para o Ubuntu 12.04 LTS, instalei tudo certo ontem, já fiz as atualizações e tal.... mas o meu problema é o seguinte:

ele não roda .mp3, .rmvb, .avi ... etc

já fiz um monte de tutoriais para pegar codecs e ele sempre dá o mesmo erro:
vou dar um exemplo pq sou muito leigo no Ubuntu....

"O Pacote "..." não está disponível pois é referenciado por outro pacote.... Isto pode significar que o pacote está obsoleto....."

E depois dá um erro do tipo:

e: não foi encontrado, ou nome não confere... alguma coisa assim.....

Eu tenho muitos problemas para serem resolvidos, mas por enquanto o mais importante é eu conseguir rodar meus vídeos e músicas, minha internet é 3G da Claro (sendo que na minha região só funciona EDGE) então não quero downloads muito pesados....

sou usuário avançado com informática... mas o Linux é a primeira vez que uso mesmo....

as minhas configurações são:

Intel Pentium 4 1.70Ghz
1.1GB Ram
Nvidia Geforce4 MX440 64mb AGP 8X

pc é antigo... kk mas funcionava uma beleza com o XP SP3....

Vou ficar na espera de uma resposta aqui.... Vlw  ;D
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 18:05 por Láudio »

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Tomando como exemplo um arquivo de vídeo mp4 que é aberto pelo reprodutor de filmes Totem por padrão. Ao abri-lo o Totem informará que é necessário baixar alguns plugins e codecs do GStreamer. Quando você autoriza a instalação desses codecs com a senha de superusuário um assistente irá baixar e instalar dentro de poucos minutos e logo em seguida o arquivo de vídeo irá rodar normalmente. Esta é a maneira mais simples. Tem também como instalar qualquer programa, codec, plugin, módulos em modo texto. Por exemplo, quando você digita no Google instalar codecs mp3 mp4 ubuntu surge várias páginas com o nome do pacote principal contendo esses codecs. Quando estou precisando de um pacote com ferramentas/recursos que preciso tento decobrir o nome do pacote contendo todos eles e digito em um terminal: sudo apt-get install nomedopacote (quando o nome é muito grande basta copiar do navegador e colar diretamente no terminal). Tem também a Central de Programas do Ubuntu (tem um ícone em forma de sacola/bolsa de papel com algo dentro que emite luzes rsss); Central de programas de vários outros ambientes gráficos quando estão instalados como o Muon e o Synaptic que em muitas distros vem no ambiente KDE.
Tem pacotes que você baixa no formato .deb que é para distros baseadas em Debian como o Ubuntu por exemplo e basta abri-lo e digitar a senha de super usuário para instalá-lo. Tem os pacotes de programas, módulos, codecs, plugins em formatos compactados que às vezes já vêm com o programa já compilado e bastando abri-lo; às vezes tem que compilar através de scripts como install.sh, make, configure e outros; às vezes a execução desses scripts são apenas para que os mesmos procuram os diretórios padrões e informações do sistema para uma integração da melhor forma possível.
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 12:20 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Láudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Aqui cara, sobre pegar plugins e pacotes por códigos no terminal, já tentei os que aparecem no Google e não deram certo.... quando fui tentar reproduzir o arquivo .mp3 no rythmbox ele disse que ia instalar um plugin mas deu isso aqui:

Não foi possível encontrar o plug-in necessário

Python (v2.7) precisa de instalar plug-ins para reproduzir arquivos de mídia do seguinte tipo: Decodificador MPEG-1 Layer 3 (MP3)

O que devo fazer?

Att  :D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Se nessa pergunta aparece opção de instalar basta aceitar que instale e fornecer a senha de super usuário. Qual pacote de codecs você tentou instalar? Pois tem vários e alguns são para aplicativos em específico não permitindo uma integração com todos os aplicativos que precisem rodar esses formatos. No meu caso sempre instalei o GStreamer e funciona pra todos.
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 12:28 por AdvancedS17 »
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Láudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Cara não sei te explicar... tentei todos (e apenas) estes que estão nestes links:

http://sejalivre.org/guia-completo-de-pos-instalacao-do-ubuntu-12-04-unity-gnome-codecs-java-flash-e-etc/
http://ubuntued.info/multimedia-ubuntu-12-04-precise-pangolin-mp3-flash-java#solucao3
http://www.ubuntubrsc.com/que-fazer-apos-instalar-ubuntu-12-04-precise-pangolin.html

como eu tento instalar por esse teu GStreamer, lembrando que eu gostaria também que ele lesse o .rmvb  :P

Vlw  :D

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Quando você abre um arquivo mp4 por exemplo com o reprodutor de filmes totem ele informa que precisa instalar plugins e codecs adicionais para poder exibi-los então é só clicar em instalar e fornecer a senha de super usuário. Veja essa página traduzida pelo Google Translator: http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://maketecheasier.com/how-to-play-rmvb-files-in-ubuntu/2008/12/09&ei=Ab7UT_SnKsay0QHWtui_Aw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CFkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dgstreamer%2B.rmvb%2Bubuntu%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dubuntu%26channel%3Dfs%26biw%3D1295%26bih%3D649%26prmd%3Dimvnsfd ela diz que é melhor você instalar o Real Player para linux para rodar .rmvb.
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline Láudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Python (v2.7) precisa de instalar plug-ins para reproduzirpara reproduzir arquivos dos seguintes tipos:
• Decodificador AC-3 (ATSC A/52)
• Decodificador XVID MPEG-4


Cara deve ser algum bug no Ubuntu, fiz como você disse e deu aquele erro lá =/

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Seguinte gente, sou novo no Ubuntu, migrei do Windows XP para o Ubuntu 12.04 LTS, instalei tudo certo ontem, já fiz as atualizações e tal.... mas o meu problema é o seguinte:

ele não roda .mp3, .rmvb, .avi ... etc

já fiz um monte de tutoriais para pegar codecs e ele sempre dá o mesmo erro:
vou dar um exemplo pq sou muito leigo no Ubuntu....

"O Pacote "..." não está disponível pois é referenciado por outro pacote.... Isto pode significar que o pacote está obsoleto....."

E depois dá um erro do tipo:

e: não foi encontrado, ou nome não confere... alguma coisa assim.....

Eu tenho muitos problemas para serem resolvidos, mas por enquanto o mais importante é eu conseguir rodar meus vídeos e músicas, minha internet é 3G da Claro (sendo que na minha região só funciona EDGE) então não quero downloads muito pesados....

sou usuário avançado com informática... mas o Linux é a primeira vez que uso mesmo....

as minhas configurações são:

Intel Pentium 4 1.70Ghz
1.1GB Ram
Nvidia Geforce4 MX440 64mb AGP 8X

pc é antigo... kk mas funcionava uma beleza com o XP SP3....

Vou ficar na espera de uma resposta aqui.... Vlw  ;D

Após instalar o Ubuntu conectado à internet e selecionado todos os plugins de terceiros, logo ao iniciar a instalação, seja qual for a versão, você tem que fazer isso:

1) Vá na central de programas do Ubuntu e instale o Ubuntu restricted extras com todos os seus complemento.

Agora se você só instalou ele e esqueceu de fazer isso, sempre vai ter que instalar os plugins em sites que você for acessar, aos picadinhos.

2) Depois, Instalar o Java seguindo esse tutorial clicando nele aqui: Install Oracle-jdk7

Agora, sim você pode usufruir o seu Ubuntu 100%, Láudio
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Seguinte gente, sou novo no Ubuntu, migrei do Windows XP para o Ubuntu 12.04 LTS, instalei tudo certo ontem, já fiz as atualizações e tal.... mas o meu problema é o seguinte:

ele não roda .mp3, .rmvb, .avi ... etc

já fiz um monte de tutoriais para pegar codecs e ele sempre dá o mesmo erro:
vou dar um exemplo pq sou muito leigo no Ubuntu....

"O Pacote "..." não está disponível pois é referenciado por outro pacote.... Isto pode significar que o pacote está obsoleto....."

E depois dá um erro do tipo:

e: não foi encontrado, ou nome não confere... alguma coisa assim.....

Eu tenho muitos problemas para serem resolvidos, mas por enquanto o mais importante é eu conseguir rodar meus vídeos e músicas, minha internet é 3G da Claro (sendo que na minha região só funciona EDGE) então não quero downloads muito pesados....

sou usuário avançado com informática... mas o Linux é a primeira vez que uso mesmo....

as minhas configurações são:

Intel Pentium 4 1.70Ghz
1.1GB Ram
Nvidia Geforce4 MX440 64mb AGP 8X

pc é antigo... kk mas funcionava uma beleza com o XP SP3....

Vou ficar na espera de uma resposta aqui.... Vlw  ;D

Tecle Ctrl+Alt+T

para abrir o terminal. Com ele aberto digite:

sudo apt-get update

vai ser pedido uma senha digite a mesma senha que você digita para entrar no sistema (a sua senha). No terminal ao digitá-la não é mostrado nada, mas você está sim digitando a senha, depois é só dar enter.

Quando terminar de atualizar a lista dos repositórios do Ubuntu e ainda no terminal digite:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras ubuntu-restricted-addons

depois que terminar a instalação veja se seus vídeos rodam.

Caso ainda não funcione, então instale os pacotes:

libdvdcss2: http://packages.medibuntu.org/precise/libdvdcss2.html

No link acima tem link do pacote para 32bits (i386) e para 64bits (amd64), portanto baixe o adequado para o seu tipo de Ubuntu.

w32codecs (se usar ubuntu 32bits): http://packages.medibuntu.org/precise/w32codecs.html

ou

w64codecs (se usar Ubuntu 64bits): http://packages.medibuntu.org/precise/w64codecs.html

Depois de baixar os .deb dos links basta dar um clique duplo em cada um deles, um por vez, para instalá-lo.
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 12:53 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Láudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Vou tentar instalar o Ubuntu restricted extras eu deixei pela Central de Programas, só que ele disse que estaria disponível com a fonte multiverse.... então coloquei usar... e agora ele está atualizando o Cache da Central de Programas... assim que eu terminar de instalar eu aviso aqui o que aconteceu... =D

Att

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas... Ajudaaa
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2012, 12:58 »
Vou tentar instalar o Ubuntu restricted extras eu deixei pela Central de Programas, só que ele disse que estaria disponível com a fonte multiverse.... então coloquei usar... e agora ele está atualizando o Cache da Central de Programas... assim que eu terminar de instalar eu aviso aqui o que aconteceu... =D

Att

Toda vez que você alterar a lista de repositórios tem que usar o comando:

sudo apt-get update

para que o sistema saiba que foi alterado e quais os aplicativos e suas versões existem nos repositórios.

Recomendo sempre antes de instalar algo, rodar esse comando no terminal. Somente depois você deve usar qualquer outro comando de instalação (apt-get, aptitude, Synaptic, Central de programas).
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline AdvancedS17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas... Ajudaaa
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2012, 12:58 »
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=95494.0 O pessoal daqui diz que quando GStreamer está instalado alguns outros players rodam melhor rmvb do que o Totem que é o padrão para filmes em formato compacto e que não é necessário o Real Player (se não me engano foi descontinuado até pra Windows).
Maçon, apoiador de todas as religiões (de preferência conformistas) e enfocado no cristianismo. Universitários do mundo todo, esqueçam os dogmas, devolvam meu corpo que perdi ao longo dos séculos; só não peço para me tornarem um deus, pois ter uma saúde perfeita já basta. Holandês aqui não tem vez.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas... Ajudaaa
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2012, 13:32 »
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=95494.0 O pessoal daqui diz que quando GStreamer está instalado alguns outros players rodam melhor rmvb do que o Totem que é o padrão para filmes em formato compacto e que não é necessário o Real Player (se não me engano foi descontinuado até pra Windows).

Use o que lhe supre as suas necessidades.

Não se esqueça que é Linux e não Windows
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Shigueo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas... Ajudaaa
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2012, 15:28 »
Uma ótima ideia tbm seria instalar o medibuntu : https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu

Lá vc encontrará varios codecs e programas de terceiros que deixará seu SO excelente.

Não esqueça de instalar tbm o vlc e o Mplayer são excelente de fazem muitas coisas que totem deixa a desejar...

Abraços
contato: cshigueo@hotmail.com

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Iniciante no Ubuntu, estou com problemas para instalar algumas coisas... Ajudaaa
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2012, 16:17 »
Cara, acho que não precisava dessa preocupação toda de instalar *todos* os codecs de uma vez só. Geralmente, depois de instalar o Ubuntu, se clicar numa música ou num vídeo, o próprio Ubuntu te pergunta se você quer instalar o codec apropriado para o arquivo. Então é só clicar em instalar. Terminada a instalação, o áudio/vídeo será tocado. Não precisava nada desses tutoriais multimédia, e eu pessoalmente acho que eles mais atrapalham do que ajudam o usuário que tá começando agora.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"