Autor Tópico: Megalinux  (Lida 12514 vezes)

Offline Figna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Megalinux
« Online: 19 de MAR?O de 2010, 09:45 »
Prezados do Fórum.
Bom dia.
Sou novo no mundo Open Source.
Estou muito empolgado por tirar de parte da minha vida a saga windows.
Comprei um Megaware Intel Core i5.
Antes dele chegar baixei do site o Ubuntu 9.10 (imagem) e gravei um cd para instalar quando o pc chegasse.
O mesmo chegou ontem mas já veio com o Megalinux, que aparentemente é o Ubuntu 8.08.
Achei a interface muito legal, mas já encotrei problemas nas primeiras utilizações.
A primeira dificuldade foi ao conectar um minimodem 3G da VIVO, o mesmo foi instalado, na lista de operadoras disponíveis no sistema não aparece essa operadora!
Depois fui testar o drive colocando um DVD mas o reprodutor de vídeo não pôde executa-lo, por ausência de codecs específicos.
Ele tentou atualizar mas deu erro, possivelmente por não estar conectado a internet (lógico).
Gostaria de saber o que é mais recomendável a respeito desse sistema (Megalinux), devo isntalar o Ubuntu 9.10?
Como faço isso a partir do Megalinux?
E sobre o minimodem 3G da VIVO, posso fazer algo?
Desculpem-me por tantas questões, coisa de leigo.
Atenciosamente.
Figna

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Megalinux
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2010, 10:34 »
Movido para Distribuições Derivadas do Ubuntu..
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Megalinux
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2010, 15:57 »
Sinceramente, sugiro que instale a versão do Ubuntu 9.10.
Ele reconheceu automaticamente meu modem Vivo 3G.

Também tenho um certo preconceito com esta distribuições criadas por fabricantes brasileiros. Pode ser que o Megalinux seja uma exceção mas normalmente eles fazem um trabalho ruim.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Megalinux
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2010, 16:56 »
Pelo menos o cara não parece daqueles que ao primeiro problema formata o sistema e instala o Windows, hehehehe... É o mal dessas distros pré-instaladas, tv pelo fato de terem que dar suporte posteriormente, elas (as fabricantes) 'adotam' uma determinada distro e a alteram de modo que possam se organizar em cima da distro escolhida, o problema é que eles alteram muito essas distros, tirando funcionalidades originais que acabam por 'corromper' a mesma...


Sinceramente, sugiro que instale a versão do Ubuntu 9.10.
Ele reconheceu automaticamente meu modem Vivo 3G.

Também tenho um certo preconceito com esta distribuições criadas por fabricantes brasileiros. Pode ser que o Megalinux seja uma exceção mas normalmente eles fazem um trabalho ruim.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Megalinux
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2010, 17:17 »
Já tive algum contato com esta distro que na verdade é uma modificação da versão LTS 8.04. No entanto não vi nada diferente dela para a versão Ubuntu oficial, exceto pelo tema e splash screen.

O fato é que o 8.04 tem um reconhecimento ainda deficiente para detecção 3G se comparado com o 9.10 e ainda mais se comparado ao 10.04. Muito disso relacionado as novas versões de kernel com melhor suporte a redes móveis.

Minha sugestão é a mudança para a versão 9.10 e posteriormente 10.04. Fiz alguns testes e alguns modems 3G da vivo que ainda não funcionam plug and play no 9.10 passaram a funcionar no 10.04.

Se a máquina não for para trabalho, como a versão Beta1 do Ubuntu 10.04 foi lançada hoje minha sugestão é a migração imediata para a versão 10.04 que está rodando muito bem...

Abrs.
Junior

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Megalinux
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2010, 19:33 »
Não conheço o Megalinux.
E conforme informação o mesmo é baseado no Ubuntu 8:04, que foi uma ótima versão, uma das melhores, muito estável.
Assim se o sistema é baseado na versão 8:04, acredito que você vai poder instalar o 3G, basta para isto pesquisar na própria internet (google), e até aqui neste fórum.
Usei o Ubuntu 8:04, e consegui configurar na época a Tim Web, usava um script, que nem lembro mais.
E funcionava bem.
Também não vou criticar esta distro, pois não a conheço.
E úm sistema linux, que merece respeito, pois foi com esta versão neste micro, que marca a sua entrada no mundo linux.
Assim recomendo calma.
Quanto a questão dos codecs, isto não é um problema exclusivo desta versão, isto ocorre em todas, e até no windows, tem muitos codecs que não vem pré-instalados.
Pois a maioria das distribuições do  linux, pugna por não usar softwares proprietários.
Muito embora estes codecs sejam também distribuidos gratuitamente sem ônus.
Assim você támbém deve pesquisar como instalar estes codecs, e aqui no fórum, existem inúmeras dicas.

Offline valdeci kruchinski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Megalinux
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2012, 18:53 »
quanto a internet 3g a solução é bem simples, pois tenho dois hds em meu desktop. em um uso ylmf os. baseado no ubuntu 10.04
e no outro uso o megalinux 5.0 diamante,baseado no ubuntu11.04, e em ambos a internet funciona perfeitamente.uso o modem huawey e 173.minha internet é claro,mas já cofigurei o da vivo e é omesmo sistema.
caso não tenha o aplicativo do nautilus para abrir seu modem como administrador vai a seguinte dica:
abra o terminal e dentro dele digite: sudo nautilus,automaticamente ele inicia a navegação como root em seu sistema.
abra o modem e copie a pasta linux para sua pasta pessoal.no aplicativo install vá em propriedadee  marque naquele quadradinho para dar permissão ao aplicativo,feito isso,clique em abrir. e  voilá !sua internet 3g est´a instalada e o mesmo cria um ícone automaticamente em aplicativos-internet.abra o aplicativo,connecte e divirtase.também sofri muito no início e acabei aprendendo sozinho.pra quem tem uma dificuldade maior ,fica aqui uma dica quentíssima !