Autor Tópico: Alterar codificação de caracteres de UTF-8 para ISO-8859-1(LATIN1) Ubuntu 12.04  (Lida 7249 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Devido a problemas com o mapa de caracteres do UBUNTU ser UTF-8 e eu precisando usar LATIN1, visto que aplicação JAVA do escritório faz uso da mesma, gostaria de saber se essa alteração pode causar problemas ao menus do sistema.

No link http://www.vivaolinux.com.br/script/Alterando-Ubuntu-de-UTF8-para-ISO88591-%28LATIN1%29 tem um script para fazer essa alteração, mas ele é antigo. Lembro que, quando usava o gnome-shell no debian sid, tive que fazer a mudança na direção oposta, já que por causa da codificação de caracteres o sistema não funcionava em dias  de terça-feira, por não conseguir carregar o menu do calendário.

Será que para o unity essa codificação ISO-8859-1 causaria problemas?
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 22:30 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Devido a problemas com o mapa de caracteres do UBUNTU ser UTF-8 e eu precisando usar LATIN1, visto que aplicação JAVA do escritório faz uso da mesma, gostaria de saber se essa alteração pode causar problemas ao menus do sistema.

No link http://www.vivaolinux.com.br/script/Alterando-Ubuntu-de-UTF8-para-ISO88591-%28LATIN1%29 tem um script para fazer essa alteração, mas ele é antigo. Lembro que, quando usava o gnome-shell no debian sid, tive que fazer a mudança na direção oposta, já que por causa da codificação de caracteres o sistema não funcionava em dias  de terça-feira, por não conseguir carregar o menu do calendário.

Será que para o unity essa codificação ISO-8859-1 causaria problemas?

Você só vai saber quando você mesmo fazer o teste, ou seja, por a mão na massa e experimentar.

Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Fiz o teste.

O sistema carregou, mas algumas caixas de diálogo ficaram prejudicadas.
Pelo que entendi, não há como especificar o ISO-8859-1 para uma única aplicação e deixar o resto com UTF-8
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Pelo terminal: LANG=pt_BR.ISO-8859-1 __programa__

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Pelo terminal: LANG=pt_BR.ISO-8859-1 __programa__
Como a aplicação roda no navegador, pelo plugin java, vou testar
Citar
LANG=pt_BR.ISO-8859-1 firefox
A
Em casa eu testei o comando, mas não tenho acesso a essa aplicação.

Mas, se funcionar, essa dicar resolve definitivamente o meu problema
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Eu costumo usar isso para trocar o idioma, mas aceita codificação (como no exemplo). Uma forma mais abrangente é
export LANG=pt_BR.ISO-8859-1; __programa__

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Com o comando
Citar
LANG=pt_BR.ISO-8859-1 firefox
o firefox abre, mas a codificação continua UTF-8

Já com o
Citar
export LANG=pt_BR.ISO-8859-1; firefox http://www.google.com
funciona perfeitamente.

Porém, quando crio um lançador e utilizo esse comando, aparece uma mensagem erro. Não entendi qual seria a sintaxe para o comando de lançador
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
É que o primeiro só modifica pro __programa__ (e na verdade não é o firefox que te interessa, mas o java ou sei lá o quê), enquanto o segundo altera pra sessão (tudo aberto depois do comando, usando aquele shell). Você pode transformar isso em um script, e configurar o lançador pra usá-lo.