Autor Tópico: Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital  (Lida 6042 vezes)

Offline Maues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital
« Online: 19 de Junho de 2012, 13:50 »
Boa tarde senhores,

Sou um novo usuário do Ubuntu e tenho instalado na minha máquina sua última versão em 64 Bits (Não sei se foi uma boa escolha).

Quando fiz a transição do Windows 7 para o Ubuntu, fiz o backup dos meus arquivos em um HD externo. O problema é que este tem senha e é necessário rodar um aplicativo (.exe).

Eu já sabia que teria que instalar o Wine, que pelo que um amigo me falava estava funcionando muito bem. Diferente da última vez que instalei o Ubuntu (versão 8,4)

Fiz a instalação do Wine e mesmo assim ocorre um erro: "The application has encontered an unexpected error and is now existing".

Gostaria de uma ajuda no sentido de conseguir desbloquear meu HD e fazer com o que Wine funcione para que eu possa continuar utilizando o Ubuntu.

Sou um usuário leigo, mas gostaria de aprender mais sobre Linux, pois me identifico com a filosofia!

Obrigado

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2012, 14:53 »
Boa tarde Maues, não sei muito sobre criptografia e coisas do tipo, mas uma possível maneira de resolver isso seria instalando o windows numa máquina virtual através do virtualbox e nele instalar o programa original que você usou pra proteger o hd externo. Depois pode tentar desativar essa proteção pelo programa original e usar http://www.truecrypt.org/ que funciona em qualquer sistema operacional.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2012, 15:06 »
Instalar um windows e descriptografar o HD é o caminho mais rápido (talvez o único, se quiser os dados). Se tem tempo e um pouco de conhecimento, você pode descobrir como o HD foi criptografado (o algorítimo usado), e ai verificar se existe algum programa pra linux que faça da mesma forma, vejo baixíssimas chances do wine funcionar nesse caso.

Offline Maues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2012, 12:09 »
Caros amigos,

instalei uma máquina virtual e ainda assim estou tendo dificuldades em fazer o VM reconhecer os drives USB.
 A máquina reconhece o HD como sendo um CD e não consigo desbloquear.

Tem alguma coisa que possa fazer?

Obrigado!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Dificuldade em desbloquear HD exerno Western Digital
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2012, 01:30 »
instalei uma máquina virtual e ainda assim estou tendo dificuldades em fazer o VM reconhecer os drives USB.
Qual versão do virtualbox você usa? No site deles você pode baixar a versão mais atual que vem com suporte pra usb (a versão dos repositórios num tem suporte usb). Para ativar o usb na VM adicione seu usuário ao grupo vboxusers da seguinte forma (graficamente):
"configurações do sistema->Usuários e grupos->Gerenciar grupos"
fonte: http://askubuntu.com/questions/102749/how-to-activate-virtualbox-usb-devices-support

A máquina reconhece o HD como sendo um CD e não consigo desbloquear.
Caramba, não entendi sua dúvida. Você diz que a máquina virtual reconhece o HD externo apenas para leitura, como um CD gravado em que é possível acessá-lo mas num é possível gravar nada?

 [ ]'s
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 01:36 por rudregues »
Gentoo — Controle total sobre o sistema.