Autor Tópico: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH  (Lida 2658 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Online: 21 de Junho de 2012, 10:14 »
Prezados, todas as pesquisas que fiz sobre isso falavam sobre abrir uma sessão do Gnome via SSH de uma máquina remota no desktop de uma outra máquina, ou seja, uma máquina estando longe ou fisicamente de difícil acesso (uma sala fechada, por exemplo), de uma outra máquina pode-se abrir uma sessão do Gnome como se estivesse na frente da máquina remota. Até aí funciona blz, o que eu queria saber é se dá pra iniciar a sessão do Gnome NA máquina que está distante. Vamos a um exemplo:

Uma ou mais máquinas estão naquela tela de login, aguardando a digitação da senha para entrar no desktop. O que eu queria fazer é, de outra máquina, liberar o uso dessa máquina automaticamente, mais ou menos como acontece nas lanhouses que utilizam programas de contrrole, ou seja, via SSH dava um comando e o login na máquina remota seria feito SEM aparecer na tela o desktop controlado. No caso, seria habilitar o uso da máquina sem que o usuário precise colocar a senha para iniciar a sessão na mesma.

Sei que tem o VNC para fazer essas coisas, mas estou me interessando muito esse negócio de SSH, hehehehe...  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2012, 20:26 »
Acho que isso não é possivel usando SSH. Você vai ter que recorrer a outras soluções  :-\

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2012, 21:34 »
É possível sim... você tem que fazer um ssh de uma máquina Linux para outra máquina Linux.

O sshd da máquina remota tem que estar com o suporte a X11Forwarding ativo (essa configuração fica no arquivo /etc/ssh/sshd_config).

E a sessão de ssh deve ser executada com o parâmetro "-X".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2012, 23:28 »
É possível sim... você tem que fazer um ssh de uma máquina Linux para outra máquina Linux.

O sshd da máquina remota tem que estar com o suporte a X11Forwarding ativo (essa configuração fica no arquivo /etc/ssh/sshd_config).

E a sessão de ssh deve ser executada com o parâmetro "-X".

Utilizando esse método a maquina local não seria usada como um thin-client da maquina remota? Pelo que eu entendi a maquina remota deve apenas fornecer o login e senha das maquinas locais e o processamento seria feito inteiramente pela local.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2012, 00:03 »
Citar
Utilizando esse método a maquina local não seria usada como um thin-client da maquina remota?

Não, a máquina local continua executando seus próprios programas e afazeres. Assim, ela não pode ser considerada um "thin-client".

Citar
Pelo que eu entendi a maquina remota deve apenas fornecer o login e senha das maquinas locais e o processamento seria feito inteiramente pela local.

Não sei se eu entendi direito o que vc está pensando, mas nesse caso a máquina remota é que fará todo o processamento, inclusive dos gráficos associados. A máquina local só vai fazer a apresentação desses gráficos na janela do usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2012, 00:33 »
Citar
Utilizando esse método a maquina local não seria usada como um thin-client da maquina remota?

Não, a máquina local continua executando seus próprios programas e afazeres. Assim, ela não pode ser considerada um "thin-client".

Citar
Pelo que eu entendi a maquina remota deve apenas fornecer o login e senha das maquinas locais e o processamento seria feito inteiramente pela local.

Não sei se eu entendi direito o que vc está pensando, mas nesse caso a máquina remota é que fará todo o processamento, inclusive dos gráficos associados. A máquina local só vai fazer a apresentação desses gráficos na janela do usuário.

Acho que defini thin-client erroneamente, mas o que eu quis dizer com thin-client é justamente o que você falou (maquina remota fazendo processamento e maquina local apenas para apresentação).

A minha interpretação da duvida do velox256 é que ele quer que a maquina remota apenas faça o login da maquina local dela pronta para ser usada (sem que a pessoa que vai usa-la faça login) e o processamento seja feito na maquina local, nessa situação pelo que sei o SSH não dá conta de fazer.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2012, 09:02 »
Por definição não há como fazer isso com ssh, a sugestão do zekkerj serve pra tratar com aplicativos em geral, mas como o ssh já é um login executado na maquina ele não pode manipular o login gráfico (já que na pratica o usuário já esta logado).

Não entendi bem sua intenção, mas se você deseja controlar a entrada na maquina como numa lan house, seria melhor usar um software próprio para tal, existem softwares pra fazer isso no linux.
Ubuntu Linux 10.10

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2012, 10:00 »
Realmente o que o velox256 quer fazer precisa de um aplicativo específico, não é uma sessão comum de SSH, nem um thin client.

Era o kiosk que fazia isso? Não me lembro bem...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D