Autor Tópico: [RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5  (Lida 7296 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5
« Online: 22 de Junho de 2012, 02:00 »
E aee galera, blz? Bem, o caso é simples, gostaria de saber como faço pra retirar aquela tela de login do LTSP5 no Ubuntu 10.4 LTS, pra nao aparecer mais aquela tela escrito ubuntu e tals... pedindo utilizador e palavra passe pra logar na sessão remota. Quero que ja entre automaticamente! Alguem poderia me ajudar nessa por favor? Obrigado!
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 00:16 por akonady »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2012, 12:47 »
Rapaz, eu não deixo minhas estações em Login automático nem a pau Juvenal!

Mas se é isso mesmo que você quer.....

No ltsp.conf, na parte [ Default], tem que colocar: LDM_AUTOLOGIN = True

Depois nas configurações de cada estação, amarrada pelo MAC, você coloca

LDM_USERNAME = nomedousuario
LDM_PASSWORD = senhadousuario

Exemplo:

Código: [Selecionar]
[Default]
X_NUMLOCK = True

[Atom_tc]
XSERVER = intel
X_OPTION_01 = "\"noapic\""
X_OPTION_02 = "\"acpi=off\""
LDM_AUTOLOGIN = True

[Opacs]
LDM_SESSION = /usr/local/bin/bbstartup

#############

# standard patron thin client

[90:fb:a6:ed:7f:7d]
LIKE = Atom_tc
LDM_USERNAME = patron1
LDM_PASSWORD = password

###########

# opac account
[90:fb:a6:ed:7f:8a]
LIKE = Atom_tc
LDM_USERNAME = opac1
LDM_PASSWORD = password
LIKE = Opacs

Boa sorte e que a força esteja com você pois qualquer um vai poder usar sua estação!  ;D
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2012, 00:11 »
É impressionante como as pessoas acham que perder 10s com um processo de login é inaceitável, mas perder dias e dias inteiros pra reparar um sistema, ou meses respondendo um processo por uso indevido [pelo qual você é responsável) não é...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 00:31 »
Opa! Seguinte galera, desculpem-me a ignorância, mas nao estou conseguindo habilitar o login automático no meu lts.conf, segue meu "lts.conf":

[Default]

// aponta o servidor e o tipo de vídeo utilizado
SERVER           = 10.1.1.3 (IP DO SERVIDOR LTSP)
XSERVER        = auto

//força a estação a ficar com resolução de vídeo 1024
X_MODE_0            = 1024x768
X_VERTREFRESH       = 60
X_COLOR_DEPTH       = 24

//configuração do tipo de mouse das estações
X_MOUSE_PROTOCOL    = “PS/2”
X_MOUSE_DEVICE      = “/dev/psaux”
X_MOUSE_RESOLUTION  = 400
X_MOUSE_BUTTONS     = 3

//configuração do tipo de teclado das estações
XkbModel            = ABNT2
XkbLayout           = br

//aponta que sessão deve ser aberta, no caso o X
SCREEN_01           = startx
RUNLEVEL            = 5

Poderia me dizer exatamente onde devo colocar no arquivo os parâmetros? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2012, 02:00 »
Se eu entendi direito, já te responderam há mais ou menos duas semanas...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2012, 10:46 »
Foi mesmo akonady, já te respondi o que deve ser colocado logo na primeira resposta da sua pergunta!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2012, 21:55 »
Verdade kras, desculpe o trasntorno, mas é que nao consegui do jeito que vcs disseram colegas, por isso perguntei novamente e coloquei no topico as configurações do meu lts.conf para que vcs avaliassem minhas configurações e me dissessem onde exatamente no meu lts.conf devo colocar os comandos para logar automaticamente, pois vi as respostas de vcs, tentei aqui mas não consegui de jeito nenhum, e como é sala de aula, preciso com urgência conseguir isso amigos, obrigado e desculpe o transtorno! Abraços!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2012, 23:02 »
akonady, olha só, aqui vão vários links incluindo o da documentação do LTSP no Ubuntu:

http://aacable.wordpress.com/2010/06/30/ubuntu-ltsp-lts-conf-example-for-autologin-with-rdp/

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuLTSP/AutoLoginFeatures

http://www.linuxquestions.org/questions/linux-software-2/ltsp-5-automatic-login-768444/

Todos mostram basicamente a mesma coisa, você pode colocar o MAC da máquina ou o IP da mesma. Agora, contudo, todavia, entretanto.....

Um cara reporta que o AUTOLOGIN só funciona no Ubuntu se colocar  uma opção de volume na configuração, olha aqui:

http://ubuntu.5.n6.nabble.com/LTSP-Autologin-td1832810.html

Se nada disso funcionar, dá uma olhada no erro que grava no arquivo de log pra gente saber o que deu errado.

Boa sorte!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2012, 21:57 »
Boa noite galera, bem, emfim consegui remover a tela de login aqui, porém surgiu outro problema, no caso, quando estava com a tela de login, os thin clients quando eu encerrava a sessão neles, voltava para a tela de login, e agora simplesmente quando encerro a sessão, volta para o sistema, ou seja, nao desliga, fica nesse loopi.

Alguem sabe qual script devo colocar no lts.conf para encerrar a sessão normalmente? Obrigado!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2012, 23:22 »
akonady  meu caro, então você quer assoviar e chupar cana ao mesmo tempo?  ;D ;D ;D

Foi isso mesmo o que entendi?

Ou você pediu pelo auto Login e agora não quer mais?   :P

Se você descobrir como faz autoLogin e ao mesmo tempo ele ignora essa ordem e faz o encerramento da sessão, conta essa pra nóis aí!  ;)

A sim, por favor, coloca o resolvido no tópico né!

E como ficou o seu ltsp.conf para o outologin?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2012, 00:15 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! So vc mesmo Galactus, rrsrsr; mas então, nao estou de forma nenhuma arrependido do autologin, eu amarrei as estações pelos IPs de cada uma e deu certo como vc disse, mas pelo MAC Adress nao sei pq mas nao da certo! O Porém é o seguinte, quando a estação loga, demora demais pra liberar o mouse e teclado, rapaizzz! nao sei pq. Agora, tipo, seria bom se o LTSP tivesse um esquema de encerrar sessão como no Windows Server, mas td bem, ficou legal, e na verdade, melhorou uns 30% de velocidade na net eu diria! Mas blz, mais uma vez foi Dez! muito Obrigado! [RESOLVIDO] Vlw Galera!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2012, 02:59 »
Eu também não entendo o problema. Se o login é automático, vc encerra a sessão e ele faz login de novo automaticamente. O que vc queria que acontecesse?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2012, 19:56 »
Não queria que acontecesse nada, so pensei que, no caso do thin client, o sistema interno do meu thin client é o WinCE 5.0. Pensei que, após retirar a tela de login do LTSP5, ele faria igual ao Windows Server por ex., tipo, sairia do Linux e cairia diretamente no sistema interno do thin client, so isso! Mas td bem, nao tem problema, ficou bom sim, mas se tivesse como fazer isso que eu disse seria melhor pois aí nao ficaria nese loopi de sair e voltar para o ubuntu automaticamente no thin client! Obrigado! Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2012, 00:24 »
Citar
Pensei que, após retirar a tela de login do LTSP5, ele faria igual ao Windows Server por ex., tipo, sairia do Linux e cairia diretamente no sistema interno do thin client, so isso!
Ah, tá.

Mas o ThinClient é pra funcionar o mais próximo de "eletrodoméstico" o possível, assim ele não tem uma outra "tela" que não seja a do sistema. A menos que você peça isso, explicitamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Retirar tela de login no LTSP5
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2012, 15:08 »
Entendi! O porém é que, queria saber se no LTSP 5, assim como no Terminal Server do Windows Server, nao teria como  o thin client fazer logoff da sessão para seu sistema interno, ou seja, no meu caso o WinCE 5.0! Mas se não tiver de boa, mesmo pq, a resposta que eu procurava vcs me deram, que foi remover a tela de login do LTSP 5, por isso já até coloquei o tópico como resolvido. Abraços!