Autor Tópico: Como da um FREE na memoria  (Lida 53715 vezes)

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Como da um FREE na memoria
« Resposta #45 Online: 22 de Janeiro de 2006, 15:03 »
Citação de: "galactus"
Este texto do Fórum do Gentoo só complementa o que já foi dito no começo do Tópico:

http://ubuntu.wordpress.com/2005/10/07/memory-swap-management/


Ainda continua faltando explicar o fato da CPU ficar carregada e o sistema ir ficando lento ao longo do tempo.

Isso ainda não ficou claro.


Não, a info desse link no fórum Gentoo vai mais longe, indica um modo de controlar a decisão do kernal.. talvêz assim se possa melhorar.

Eu vou testar durante uns 2 dias com "vm.swappiness = 10" e mais tarde com "vm.swappiness = 90".


Repara, eu no meu caso, não noto a CPU carregada.. simplesmente vejo a memória toda ocupada e nesse momento, começo a sentir o sistema lento, reparo que há muita actividade no disco rígido e fica mesmo muito lento.. até que desisto e sou forçado a desligar. Nota, nesses momentos, a velocidade do processador não sobe para o máximo..!! :-(
Quando eu inicio um programo, por exemplo, trabalho no Gimp e aplico um Blur, vejo o processador a acelarar até aos 100%, acaba o blur e ele desce até aos 37%.. tudo ok como espero. Nessas alturas da "falta de memória", o gajo não acelera!! trabalha muito o disco dura e o sistema não acelera!! Talvez seja este o problema, o sistema não acelarar..

Ou obrigo o sistema estar sempre a 100% da velocidade do processador, ou reservo sempre alguma memória livre, "forçando"..
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #46 Online: 22 de Janeiro de 2006, 15:23 »
uma pergunta
eu aqui tambem reparei que meu pc fica mais lento quando a memoria está praticamente cheia e o cache meio vazia, porem ele dá umas travada apenas quando ele joga alguma coisa para o swap, eu na faculdade apresentei um trabalho sobre linux na cadeira de SO e não me lembro deste cache quando estudei gerenciamento de memória Linux, alguem sabe quando isso foi implementado? (para os leigos: falo da utilização da memória ram livre como cache não a cache propriamente dita)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #47 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:09 »
Bom de acordo com o artigo do Fórum do Gentoo foi no Kernel 2.6 . Se não estou enganado.

Casainho, fico no aguardo do seu teste.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Como da um FREE na memoria
« Resposta #48 Online: 26 de Janeiro de 2006, 10:36 »
Citação de: "galactus"
Bom de acordo com o artigo do Fórum do Gentoo foi no Kernel 2.6 . Se não estou enganado.

Casainho, fico no aguardo do seu teste.


Até agora o resultado foi mau.. usando valores de "vm.swappiness = 10" e "vm.swappiness = 90".

Vou tentar apartir de agora com valores extremos, o 0 e 100.


Ainda ontem, quiz mostrar uma imagem a um cliente, tive de abrir o Gimp.. e pronto, a mesma história.. tive de desligar o computador à força :-(
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #49 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:56 »
Citação de: "casainho"
Até agora o resultado foi mau.. usando valores de "vm.swappiness = 10" e "vm.swappiness = 90".

Vou tentar apartir de agora com valores extremos, o 0 e 100.


Ainda ontem, quiz mostrar uma imagem a um cliente, tive de abrir o Gimp.. e pronto, a mesma história.. tive de desligar o computador à força :-(


É triste mesmo, qual o seu Hardware? Com o Chipset.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
mem
« Resposta #50 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:08 »
Rapaziada, eu ja passeei pelo kubuntu 64 etc. e resolvi voltar pro kubuntu i386, e neste mesmo tópico alguns puderam notar que eu reclamava bastante sobre a muita memoria usada logo na inicialização do sistema, ja tinha 160 mb de 512 sendo usada, ai resolvi tomar a medida, baixei os fontes e recompilei meu kernel, desativei tudo o que eu sabia que não pertencia a minha placa mãe que é asus e meu processador que é amd 64, a primeira coisa que fiz foi escolher o tipo de arquitetura, escolhi k7, e ai fui demarcando a torta e a direita ( claro que reparando se tinha alguma coisa a ver com minha placa) .

Resultado, hoje meu micro inicializa somente com 80 mb usada, isto porque eu não recompilei novamente, se não eu deixo ele com 30 mb na inicialização.

não fiz isto com o kubuntu 64 porque eles não fornecem os modulos e fontes completas pra gente usar, sem contar com o gcc que eles usam o 4.0 se não me engano e dava erro direto.

E no geral, acho que a velocidade do kubuntu 64 x o kubuntu i386 não é tão grande assim. eu pensava que seria 2x mais rápido, mas não foi. :evil:  :evil:  :evil:  :evil:

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: mem
« Resposta #51 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:19 »
Citação de: "gony64"
Rapaziada, eu ja passeei pelo kubuntu 64 etc. e resolvi voltar pro kubuntu i386, e neste mesmo tópico alguns puderam notar que eu reclamava bastante sobre a muita memoria usada logo na inicialização do sistema, ja tinha 160 mb de 512 sendo usada, ai resolvi tomar a medida, baixei os fontes e recompilei meu kernel, desativei tudo o que eu sabia que não pertencia a minha placa mãe que é asus e meu processador que é amd 64, a primeira coisa que fiz foi escolher o tipo de arquitetura, escolhi k7, e ai fui demarcando a torta e a direita ( claro que reparando se tinha alguma coisa a ver com minha placa) .

Resultado, hoje meu micro inicializa somente com 80 mb usada, isto porque eu não recompilei novamente, se não eu deixo ele com 30 mb na inicialização.

não fiz isto com o kubuntu 64 porque eles não fornecem os modulos e fontes completas pra gente usar, sem contar com o gcc que eles usam o 4.0 se não me engano e dava erro direto.

E no geral, acho que a velocidade do kubuntu 64 x o kubuntu i386 não é tão grande assim. eu pensava que seria 2x mais rápido, mas não foi. :evil:  :evil:  :evil:  :evil:


E a performance? Melhorou? O micro tá ficando lento com o tempo? Quais os passos para recompilar o Kernel do Ubuntu? Vale mesmo a pena?

Heheheheh

Desculpa o monte de perguntas!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
mem
« Resposta #52 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:39 »
heheh....!

Galactus, cê ta brincando comigo né?

Bom..! vamos lá. Quanto a perfromace não senti muito, parece que é um pouco mais rápido, mas pouco mesmo. eu queria por exemplo o libfastrack e o libares pro apollon, cedega, wine etc que pra o kubuntu 64 não tem, e muitos outros programas que pro i386 ja tão massificados, mas os desenvolvedores não conseguiram compilar eles pro 64.  :evil: . até agora meu micro não degradou não.

Quanto ao kernel, ai eu acho que a coisa tem que ter cuidado, tem que escolher a arquitetura certa, e deixar o básico da sua máquina, vem muito lixo ativado por padrão.  Baixe os fontes e as imagens pelo synaptic e .... ai tem que procurar um tutorial né galera ( o galactus tá curtindo comigo heheh, ele sabe tudo e fica perguntando pro lamer aqui heheh)

agora eu fiz uma experiência aqui que fiquei besta, eu usei o "apt-buil"  pra instalar o amule, cara! quando eu cliko no programa ele cospe na tela e conecta em fração de 3 segundos, tá doido. vou desistalar alguns programas e reinstalar usando o apt-build. 8)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: mem
« Resposta #53 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:30 »
Citação de: "gony64"
heheh....!

Galactus, cê ta brincando comigo né?

Bom..! vamos lá. Quanto a perfromace não senti muito, parece que é um pouco mais rápido, mas pouco mesmo. eu queria por exemplo o libfastrack e o libares pro apollon, cedega, wine etc que pra o kubuntu 64 não tem, e muitos outros programas que pro i386 ja tão massificados, mas os desenvolvedores não conseguiram compilar eles pro 64.  :evil: . até agora meu micro não degradou não.

Quanto ao kernel, ai eu acho que a coisa tem que ter cuidado, tem que escolher a arquitetura certa, e deixar o básico da sua máquina, vem muito lixo ativado por padrão.  Baixe os fontes e as imagens pelo synaptic e .... ai tem que procurar um tutorial né galera ( o galactus tá curtindo comigo heheh, ele sabe tudo e fica perguntando pro lamer aqui heheh)

agora eu fiz uma experiência aqui que fiquei besta, eu usei o "apt-buil"  pra instalar o amule, cara! quando eu cliko no programa ele cospe na tela e conecta em fração de 3 segundos, tá doido. vou desistalar alguns programas e reinstalar usando o apt-build. 8)



hauahuahuahuahauha

Caro gony64, por incrível que possa parecer, não estou tirando onda da sua cara!

Pelo que você conta não valeu tanto apena ter recompilado o Kernel quanto ao quesito desempenho, só diminuiu o consumo de memória.

Eu já tenti usar o apt-build, tentei instalar o Mozilla mas não deu certo. :(
Depois não tentei mais, mas dizem que tudo fica muito rápido mesmo.

Vou tentar de novo com o aMule.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #54 Online: 27 de Janeiro de 2006, 00:08 »
Tava falando com o Galactus e me veio a ideia de instalar a versão server do ubuntu e instalar todo o resto que uso incluindo gnome pelo apt-build. Sera que a diferença do uso de memória vai ser grande. Alguem sabe a versão do gnome que tem disponivle para ele?
Bom depois do teste feito posto aqui o resultado.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #55 Online: 27 de Janeiro de 2006, 07:31 »
Não tem muito haver com o tópico, não diretamente, mas alguém já usou/usa o xrestop?Com ele é possível monitorar os aplicativos e saber o que cada um gasta, no momento estou usando o Opera, e seu uso está em 1231K, já com o Firefox  com o mesmo tempo de conexão estava em 3500K.

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Como da um FREE na memoria
« Resposta #56 Online: 27 de Janeiro de 2006, 14:11 »
Citação de: "casainho"
Até agora o resultado foi mau.. usando valores de "vm.swappiness = 10" e "vm.swappiness = 90".

Vou tentar apartir de agora com valores extremos, o 0 e 100.


Ainda ontem, quiz mostrar uma imagem a um cliente, tive de abrir o Gimp.. e pronto, a mesma história.. tive de desligar o computador à força :-(



Com  "vm.swappiness = 0", o sistema nunca encravou!! mas, a surpresa.. programas a desligarem-se automáticamente!! Tipo, abria o Cinelerra.. passado um pouco, via na linha de comandos - "processo morto", acho que era assim.. ou tava a ouvir música e o XMMS desaparecia.. até que numa altura, foi o X que se reiniciou..

Passo agora a experimentar com "vm.swappiness = 100"..
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #57 Online: 28 de Janeiro de 2006, 15:30 »
Meu teste deu errado.. o gnome não foi no apt-build de jeito nenhum (galactus mas o amule foi)
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #58 Online: 28 de Janeiro de 2006, 16:17 »
Tem um artigo interessante na 3° edição da Linux magazine sobre isso:
http://www.linuxmagazine.com.br/issue/03/analisando_desempenho.pdf

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Como da um FREE na memoria
« Resposta #59 Online: 28 de Janeiro de 2006, 19:17 »
Citação de: "tfmoraes"
Tem um artigo interessante na 3° edição da Linux magazine sobre isso:
http://www.linuxmagazine.com.br/issue/03/analisando_desempenho.pdf


Li o artigo e fiz o teste.

No começo com uso normal, depois forcei o sistema ( abri um monte de programas ao mesmo tempo, escutava música, via filme, download, e-mail, RSS, três navegadores com várias abas abertas e no final ainda abri o Foldinghome, que usa 100% da capacidade do processador), aí voltei ao uso normal do sistema.

Como tenho muita RAM, em nenhum momento o sistema precisou do "Swap", mas em compensação em quase 50% do tempo havia algum processo em espera para ser executado pelo processador.
 1 processo 23 vezes
2 processos 10 vezes
3 processos 10 vezes
4 processos 2 vezes
7 processos 1 vez


Como não poderia deixar de ser, na maior parte do tempo ele estava usando mais 25% do processador, e atingiu 100% várias vezes.

Por este teste, eu teria que pensar em um upgrade de Processador logo-logo. :(
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.