O que o MadOrL falou é verdade, a melhor maneira que você tem para aprender é tirar uma meia hora pra fuçar o sistema. Vale a pena e é até divertido
Mas vou dar algumas recomendações baseadas na minha própria experiência de migração do Ubuntu pro Kubuntu, OK? Não é algo extenso, é só para quebrar um galho. Vamos lá:
1 - Veja os
Widgets que lhe podem ser úteis. Para isso você clica com o botão direito na área de trabalho e coloca "adicionar widgets".
Notas, Monitor de Tráfego da Rede, Memória em Uso, Folder View, Quick Access, diria que são os mais úteis.
2 - Para
executar programas rapidamente: a) clique no menu "K" e pesquise lá mesmo ou b) aperte alt+F2 e use o krunner, basta digitar que opções aparecerão, é bem parecido com o Gnome Do.
3 - Configure os principais
widgets do painel de tarefas (acho que é esse o nome) a gosto. Isto é, clique com o botão direito no botão K e depois vá nas opções; faça isso também para o Quick Access, Task Manager e System Tray.
4 - Atalho rápido para o similar "Ctrl + Alt + Del" =
gerenciador de tarefas do Windows: Ctrl + Esc. Ele mostra apenas os processos, e a partir de lá é possível finalizar qualquer programa, por exemplo. Para matar uma janela (finalizar um processo de maneira mais "direta") com o mouse, aperte Ctrl + Alt + Esc; o mouse se transformará num "X", basta clicar na janela que quer matar. Se clicar com o botão direito, cancela. Se clicar por acidente na área de trabalho, vai ficar tudo preto; para "recuperá-la", use o krunner (alt+F2) e digite "plasma-desktop".
5 - Experimente o modo "colunas" do Dolphin (gerenciador de arquivos = file manager). Basta abri-lo e procurar por essa opção, se não me engano o atalho é ctrl+3. É bastante útil, na minha opinião, é uma experiência diferente para explorar os arquivos. Usar abas nele (ctrl+T cria nova aba) também é interessante.
6 - Experimente o conceito de "Activities". Para mim não é tão útil, mas pode ser interessante em alguns casos. Você encontra essa opção clicando com o botão direito na área de trabalho e clicando em "new activity". O atalho win+tab (super+tab) muda de atividade.
7 - Experimente múltiplos desktops (provavelmente já fez isso no Unity). Basta procurar pelo widget "pager".
8 - Não preciso falar para fuçar o Muon Software Center nem o System Settings para descubrir várias coisas úteis, certo?
9 - Se acostumar com os aplicativos nativos também é uma boa. Muitos aplicativos do Gnome / Unity possuem equivalentes no KDE; você vai perceber que em alguns o Gnome ganha; em outros o KDE é melhor; em outros não faz muita diferença assim. Aplicativos que vem por padrão (ou não) que são razoavelmente úteis:
Amarok (Player de Áudio), Okular (leitor de PDFs e de mais um monte de formatos, DVI, EPUB etc), KWrite (ou Kate), Konqueror (dispensável, mas útil em certas situações), VLC (Player de Vídeo, tem que baixar), isso já é um começo.
10 - Explore, explore, explore!
Isso foi uma pequena coletânea de atividades corriqueiras que eu uso com certa frequência, espero ter sido útil. Boa experiência com o KDE!