Autor Tópico: [Dúvida] Permissões em partição recém criada [Resolvido]  (Lida 2547 vezes)

Offline JwGT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[Dúvida] Permissões em partição recém criada [Resolvido]
« Online: 24 de Junho de 2012, 13:34 »
Olá amigos, tudo bem?
Ontem eu instalei o Ubuntu 12.04. Eu migrei do Windows 7. A principio eu fiz um backup de tudo o que eu tinha no Windows 7 numa partição separada.
A instalação ocorreu tudo como deveria. Após instalar, eu copiei todo o meu backup para a partição principal (Ubuntu) e removi a partição antiga que estava no sistema de arquivos NTFS.
Feito isto, instalei o GParted, criei uma partição (com o espaço liberado com a exclusão da partição NTFS) e outra partição para Swap. O problema, é que estou sem permissões de escrita nesta nova partição.

O que fazer?

Segue print das partições criadas:

Editado - imagem maior do que 40 Kb
http://i.imgur.com/t8FpF.png
Editado - imagem maior do que 40 Kb

Desde já, agradeço pela atenção.
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 20:23 por JwGT »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Permissões em partição recém criada
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2012, 19:16 »
JwGT, primeiramente gostaria de dizer que não há necessidade nenhuma, com raríssimas exceções,  de uma máquina para desktop ter 11GB de Swap! Se você desliga essa máquina com certa regularidade e não faz uso intenso de compilação de programas e nem de máquinas virtuais com seu PC com pouca memória RAM, deixa 2GB que tá de bom tamanho. Tem gente que nem coloca a Swap, mas muitos programas a usam mesmo com memória RAM sobrando. Então é bom deixar alguma coisa para ela.

Então sugiro redimensionar essas partições aumentando em pelo menos mais 8 GB a sua partição de dados.

Em segundo lugar eu não recomendaria de forma alguma você usar o ext2 como sistema de arquivos para guardar os seus dados, mesmo esta partição sendo de backup. O ext2 não tem journal e sendo assim numa queda de energia ou travamento do sistema seus dados podem ser corrompidos! Eu acho que o ganho de desempenho não compensa o risco da perda de dados. Sugiro então que você use o ext4!

Independente de você seguir meus conselhos, vamos a resposta de sua pergunta:

Vá até o terminal e faça sudo su e depois coloque a sua senha. 

Dê permissões de leitura e escrita para esta pasta
Citar
chmod -R 775 /media/Dados/

Depois você avisa ao sistema há quem pertence essa partição, não sei o nome do seu usuário, por isso no exemplo abaixo ficaria assim:

Citar
chown -R nomedousuario.nomedousuario /media/Dados

Pronto, depois disso seu usuário deve poder ler e gravar dados nessa partição depois de montada!

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JwGT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Permissões em partição recém criada
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2012, 19:29 »
Olá galactus,
muito obrigado pelas informações, são realmente úteis.

Eu lembro de ter setado para formatar em ext4, não sei o que houve para ter ficado com ext2. O que eu queria mesmo, é ter uma partição só. Mais pelo que li, não é possível redimensionar a principal.

Bom, quanto as permissões, eu havia reiniciado meu notebook, e  quando iniciado o ubuntu liberou de alguma forma as permissões de gravação. Com isto, eu acabei jogando mais de 80Gb de arquivos lá, agora terei que voltar tudo para a partição principal, formatar em ext4 e copiar tudo novamente kkk.

Como eu não tenho um hd externo e nenhum outro lugar para fazer backup, terei que ficar com duas partições mesmo.

Quanto ao swap, é realmente necessário deixar uma partição de swap? Meu notebook tem 4Gb de RAM.

Agradeço pela atenção.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Permissões em partição recém criada
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2012, 19:44 »
Se resolveu o seu problema favor colocar um Resolvido após o título do tópico!

Se você tem 4GB de RAM e desliga com certa regularidade a sua máquina, deixa 1GB de Swap que tá bom. Como eu disse antes, alguns programas sempre usam a Swap mesmo com memória RAM de sobra, se não houver a swap este programa pode fechar inesperadamente.  Não custa nada deixar 1GB de Swap em um HD tão grande!

Espero ter ajudado.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JwGT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Permissões em partição recém criada
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2012, 19:45 »
Certo, obrigado pelas informações.

Sucesso  ;D