Autor Tópico: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema  (Lida 8954 vezes)

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Online: 26 de Junho de 2012, 18:16 »
Uso ubuntu 12.04 e tenho virtualbox instalado pelo .deb baixado no site da adobe, e não pela central de programas.
Recebi um aviso de versão mais recente, fui até o site, baixei e atualizei como sempre fiz.
O computador travou, e desde então ele tem apresentado os seguintes problemas:
- Ao ligar o computador, aparece uma tela com váaaarias coisas escritas antes de iniciar o ubuntu propriamente dito
- o computador não desliga sozinho. quando clico desligar, ele fecha tudo e fica naquela tela roxa do ubuntu indefinidamente e preciso tirar a bateria dele pra desligar.
- O programa não inicia.
- O computador não reconhece mais pen drives ou hds externos plugados via usb.

Desta vez, ao contrário das outras vezes em que tive virtualbox instalado, eu habilitei um recurso na BIOS pra poder instalar um sistema que pedia isso. Mas de resto, não há nada diferente do que sempre usei (adicionais para convidados, pastas compartilhadas, etc.)

Alguém pode me ajudar a resolver o problema ou me dizer se a desinstalação do programa pode resolver?

Desde já obrigada!

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 19:26 »
Ola, tenta deesistalar e

remover a pasta do programa...




abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 19:44 »
Uso ubuntu 12.04 e tenho virtualbox instalado pelo .deb baixado no site da adobe, e não pela central de programas.
Recebi um aviso de versão mais recente, fui até o site, baixei e atualizei como sempre fiz.
O computador travou, e desde então ele tem apresentado os seguintes problemas:
- Ao ligar o computador, aparece uma tela com váaaarias coisas escritas antes de iniciar o ubuntu propriamente dito
- o computador não desliga sozinho. quando clico desligar, ele fecha tudo e fica naquela tela roxa do ubuntu indefinidamente e preciso tirar a bateria dele pra desligar.
- O programa não inicia.
- O computador não reconhece mais pen drives ou hds externos plugados via usb.

Desta vez, ao contrário das outras vezes em que tive virtualbox instalado, eu habilitei um recurso na BIOS pra poder instalar um sistema que pedia isso. Mas de resto, não há nada diferente do que sempre usei (adicionais para convidados, pastas compartilhadas, etc.)

Alguém pode me ajudar a resolver o problema ou me dizer se a desinstalação do programa pode resolver?

Desde já obrigada!

Tirando isso sobre BIOS que você falou eu sempre faço assim, toda vez que indica uma atualização eu baixo o Oralce Virtualbox e o Oralce VirtualBox Extension Pack. Antes de instalar abro o virtualbox instalado vou ao menu Arquivo > Preferencias...  na janela que abre, clico no lado esquerdo em extensões e no lado direito seleciono o instalado (Oralce VirtualBox Extension Pack) e mando desinstalar.

Feito isso fecho o virtualbox, abro o synaptic e mando remover completamente o virtualbox que já está instado (a versão antiga dele). Só depois disso é que instalo o Oralce Virtualbox e o Oralce VirtualBox Extension Pack mais novos, nessa sequencia. O Extension Pack instalo abrindo o Virtualbox indo em
Arquivo > Preferencias...  na janela que abre clico no lado esquerdo em extensões e no lado direito adicionar, daí procuro pelo pacote baixado, aceito os termos e instalo.

Fazendo assim nunca tive problemas nas atualizações. Creio que instalando por cima causa mais conflitos.

Um detalhe se você não instalou, instale também um pacote chamado dkms pelo synaptic ou viar terminal:

sudo apt-get install dkms

A dica agora é remover tudo (Oralce Virtualbox e o Oralce VirtualBox Extension Pack, caso tenha instalado esse último) e instalar outra vez do zero o VB e seu Extension Pack.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 19:47 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2012, 19:47 »
Perguntinha besta: como eu faço pra remover o virtual box?
digitei sudo apt-get remove --purge virtualbox mas não rolou. Qual é o "nome do programa" pra digitar no terminal? O nome de todo o pacote .deb?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2012, 19:49 »
Perguntinha besta: como eu faço pra remover o virtual box?
digitei sudo apt-get remove --purge virtualbox mas não rolou. Qual é o "nome do programa" pra digitar no terminal? O nome de todo o pacote .deb?

Você tem instalado aí o synaptic? É mais fácil por ele, basta procurar e ao encontrar ele com um quadrado verde só clicar com o botão direito e escolher a opção remover completamente. Depois clicar em Aplicar.

Pelo terminal acho que seria:

sudo apt-get remove --purge virtualbox-4.1

algo assim.

Olha só, se você instalou o Extension Pack também, antes de remover o VB, tem de remover ele da forma que falei. Só então você remove o VB.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 19:52 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2012, 19:55 »
eu nao tenho como desinstalar a extension pack porque o programa nao abre :(

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2012, 19:57 »
eu nao tenho como desinstalar a extension pack porque o programa nao abre :(

Ok desinstala o VB e depois de instalá-lo novamente, você deve ir aonde falei para remover o extension pack da versão antiga. Isso se você sempre instala ele, caso não, esqueça o que falei sobre ele.

Instale o pacote dkms também ele é importante para o VB, principalmente na mudança de kernel do Ubuntu e para o adicionais para convidados.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 20:01 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2012, 20:05 »
Para desinstalar o extension pack pelo terminal, entre na pasta que contém o novo extension pack que você baixou e digite:

VBoxManage extpack install --replace nome_do_extension_pack

no caso do mais novo do site da Oracle, seria:

VBoxManage extpack install --replace Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.1.18-78361.vbox-extpack


o parâmetro --replace no caso vai desinstalar o antigo antes de instalar o novo.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 20:11 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2012, 20:25 »
Não está desinstalando :(
Outra pergunta besta: eu tenho 2 particoes separadas (root e home). Dá pra reinstalar a root e manter a home intacta?
Normalmente eu faço um backup no hd externo e reinstalo tudo, mas o usb não está sendo reconhecido.
To achando mais fácil formatar do que arrumar a bagunça... ele instala super rápido tudo o que eu preciso via central de programas...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2012, 20:32 »
Não está desinstalando :(
Outra pergunta besta: eu tenho 2 particoes separadas (root e home). Dá pra reinstalar a root e manter a home intacta?
Normalmente eu faço um backup no hd externo e reinstalo tudo, mas o usb não está sendo reconhecido.
To achando mais fácil formatar do que arrumar a bagunça... ele instala super rápido tudo o que eu preciso via central de programas...

Por favor seja um pouco mais clara, não está desisntalando o VB ou o extension pack?

O comando do extension pack acho que tem de ser com o sudo na frente, pois eu instalo ele graficamente, como falei antes, e sempre pede a senha do administrador, então o comando que falei deve ser obrigatório o uso do sudo:

sudo VBoxManage extpack install --replace Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack-4.1.18-78361.vbox-extpack

Se for o VB, você poderia colocar aqui a mensagem de erro?

Com a /home separada  você pode sim reaproveitá-la, mas como você nunca fez isso saiba que qualquer erro você pode perder seus dados, então acho melhor tentar ao máximo a desinstalação do VB ou então fazer um backup, use o liveCD do Ubuntu para isso.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 20:35 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2012, 20:38 »
sudo apt-get install --reinstall virtualbox

E veja se resolve

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2012, 20:55 »
Nenhum dos dois desinstala.
O ext. pack fica pensando indefinidamente e não aparece nada escrito no terminal, como se ele não existisse ou sei lá.
e o virtualbox, ele pergunta se eu quero desinstalar S/n. Eu escrevo s, e depois disso não dá mais nada.
Agora estou tentando a reinstalaçao. Aparentemente está indo, mas vai ser demorado. Posto aqui o resultado.
Pra tirar as duvidas, eu usei um live cd pra testar e pelo live cd os dispositivos usb são reconhecidos normalmente e o note desliga certinho.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2012, 21:00 »
Nenhum dos dois desinstala.
O ext. pack fica pensando indefinidamente e não aparece nada escrito no terminal, como se ele não existisse ou sei lá.
e o virtualbox, ele pergunta se eu quero desinstalar S/n. Eu escrevo s, e depois disso não dá mais nada.
Agora estou tentando a reinstalaçao. Aparentemente está indo, mas vai ser demorado. Posto aqui o resultado.
Pra tirar as duvidas, eu usei um live cd pra testar e pelo live cd os dispositivos usb são reconhecidos normalmente e o note desliga certinho.

O que eu acho que pode ter ocorrido é que você instalou o VB mais novo e antes não removeu o extension pack da versão antiga que deve estar conflitando com ele. Como esse extension pack é para: "Support for USB 2.0 devices, VirtualBox RDP and PXE boot for Intel cards." Veja que fala em usb, então como você está com problemas exatamente no usb, poder ser mesmo aí o problema.

no terminal, e após o VB está instalado, digitando isso:

VBoxManage list extpacks

o que é mostrado aí?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2012, 21:30 »
Tentando a reinstalação, o terminal está faz teeeeempo mostrando esta linha:

Removendo virtualbox-4.1 ...
 * Stopping VirtualBox kernel modules

e nada acontece.

Quando digitei VBoxManage list extpacks nada apareceu.

Dei um duplo clique no arquivo .deb que eu ainda tenho aqui, e abriu na central de programas a opção "reinstalar". Então o programa ainda está instalado, mas não roda.

Pode ser que seja o problema que vc relatou. Desta forma, é possível desinstalar tudo e reinstalar do zero? caso sim, como faço? (lembrando que não sei me virar no terminal, e preciso de comando bem explicados)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2012, 21:35 »
Tentando a reinstalação, o terminal está faz teeeeempo mostrando esta linha:

Removendo virtualbox-4.1 ...
 * Stopping VirtualBox kernel modules

e nada acontece.

Quando digitei VBoxManage list extpacks nada apareceu.

Dei um duplo clique no arquivo .deb que eu ainda tenho aqui, e abriu na central de programas a opção "reinstalar". Então o programa ainda está instalado, mas não roda.

Pode ser que seja o problema que vc relatou. Desta forma, é possível desinstalar tudo e reinstalar do zero? caso sim, como faço? (lembrando que não sei me virar no terminal, e preciso de comando bem explicados)


primeira coisa o comando de remoção deve demorar um pouco mesmo, principalmente pelos módulos gerados, portanto se você não esperou ou esperou muito pouco antes de cancelar, tente outra vez.

segunda coisa, o comando para listar os extpacks indica que você não tem eles instalados, pois não resultou em nada.

Terceira coisa, sempre prefira instalar via terminal os .deb baixado de terceiros, principalmente se forem pacotes pesados, grande, tipo o VB.

Tenta instalá-lo assim:

sudo dpkg -i --force-all nome_do_pacote.deb

isso dentro da pasta que contém o .deb do VB e pelo terminal ok. Feche/cancele qualquer outro instalador em uso antes de usar esse comando.

Ainda no terminal digita:

sudo apt-get install dkms
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 21:42 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].