Autor Tópico: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema  (Lida 8951 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2012, 21:43 »
para eu tirar uma dúvida, repete esse comando:

VBoxManage list extpacks

mas com o sudo na frente dele, assim:

sudo VBoxManage list extpacks
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2012, 21:57 »
Vc deve adicionar uma das linhas abaixo ao sources.list de acordo com sua distro.

deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian precise contrib
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian oneiric contrib
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian natty contrib
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian maverick contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian lucid contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian karmic contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian hardy contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian squeeze contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian lenny contrib non-free

O interessante é não modificar o sources.list original.
Então cria-se o arquivo virtualbox.list na pasta sources.list.d/
Siga os comandos abaixo pra isto:

Código: [Selecionar]
sudo su
echo "deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian precise contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list
wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
apt-get update
apt-get install --reinstall virtualbox-4.1

Caso queira instalar uma versão anterior, troque virtualbox-4.1 por:

   * virtualbox-4.0 para instalar VirtualBox 4.0.14
   * virtualbox-3.2 para instalar VirtualBox 3.2.12
   * virtualbox-3.1 para instalar VirtualBox 3.1.8
   * virtualbox-3.0 para instalar VirtualBox 3.0.14
   * virtualbox-2.2 para instalar VirtualBox 2.2.4
   * virtualbox-2.1 para instalar VirtualBox 2.1.4
   * virtualbox-2.0 para instalar VirtualBox 2.0.12
   * virtualbox para instalar VirtualBox 1.6.6

Para suporte aos dispositivos USB 2.0, VirtualBox RDP e PXE boot para placas Intel instale o VirtualBox 4.1.18 Oracle VM VirtualBox Extension Pack (Somente se instalar a versão virtualbox-4.1)

Vc não precisa remover instalações anteriores, o programa detecta e remove.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2012, 22:13 »
Quando tentei a reinstalação o computador travou.
Tive que reiniciar forçado (reset) e ele não inicia mais.
Fica uma tela preta com várias coisas escritas, que eu obviamente não decorei (rsrsrs)
Só sei que algo relacionado ao virtualbox falhou, e ele ficava tentando "Stopping VirtualBox kernel modules" da mesma forma que o terminal.
Então entrei via live cd aqui no forum (ainda bem que sempre tenho um rsrs)
Então acho que agora preciso de ajuda pra formatar a particao root sem perder meus dados da home rsrsrsrs
Tentei copiar tudo pro meu hd externo, mas dá erro de permissoes.
Como posso fazer o backup dos meus dados?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2012, 22:32 »
Já que vc vai passar o cerol mesmo que tal tentar recuperar o sistema antes.

Dá uma lida aqui.

Se vc conseguir montar a partição e entrar nela com o comando chroot é só usar as dicas pra reparação.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2012, 22:43 »
Eu entendo ZERO de terminal... tipo, vou ficar até amanhã tentando entrar na partição e não faço idéia do que seja o comando chroot kkkk
Eu consigo montar e acessar as partições pelo modo gráfico sem o menor problema, então aparentemente elas funcionam normal kkkkk.
Só não estou conseguindo copiá-las para meu HD externo porque diz que não sou dono das pastas e não tenho permissão.
Senão já teria feito backup e formatado sem problemas, pois faço bem poucas modificações no sistema, e acaba sendo rápido.
Alguém pode me ajudar quanto a isso?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2012, 10:59 »
Vc não precisa remover instalações anteriores, o programa detecta e remove.

Discordo de você, já vi muitas pessoas com problemas, não com o sistema hospedeiro como a evil_queen está tendo, mas com o VB instalado que não abria e a causa era justamente no extension pack antigo que conflitava com a nova versão do VB.

Por isso adotei para mim sempre os seguintes passos, apresentou uma nova versão do VB, desinstalo pelo VB o extension pack respectivo, depois pelo synaptic removo completamente o VB instalado, baixo os .deb do VB e do extension pack do site da Oracle e instalo via terminal pelo comando sudo dpkg -i nome.deb. Seguindo isso nunca tive problemas com o VB e suas atualizações.


Se não existisse possibilidade de falha na atualização, não existiria comandos como esse aqui:

Citar
The "extpack" command allows you to add or remove VirtualBox extension packs, as described in the section called “Installing VirtualBox and extension packs”.

    To add a new extension pack, use VBoxManage extpack install <tarball>. This command will fail if an older version of the same extension pack is already installed. The optional --replace parameter can be used to uninstall the old package before the new package is installed.

    To remove a previously installed extension pack, use VBoxManage extpack uninstall <name>. You can use VBoxManage list extpacks to show the names of the extension packs which are currently installed; please see the section called “VBoxManage list” also. The optional --force parameter can be used to override the refusal of an extension pack to be uninstalled.

    The VBoxManage extpack cleanup command can be used to remove temporary files and directories that may have been left behind if a previous install or uninstall command failed.
fonte: https://www.virtualbox.org/manual/ch08.html#vboxmanage-extpack

Até mesmo porque se existe o comando:

VBoxManage list extpacks


que vai listar todos os extension pack instalados, significa que a instalação de um não iria remover o outro. A não ser que se use o parâmetro --replace na instalação via linha de comandos.

Citar
To add a new extension pack, use VBoxManage extpack install <tarball>. This command will fail if an older version of the same extension pack is already installed. The optional --replace parameter can be used to uninstall the old package before the new package is installed.
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 11:09 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2012, 19:06 »
Discordo de você, já vi muitas pessoas com problemas, não com o sistema hospedeiro como a evil_queen está tendo, mas com o VB instalado que não abria e a causa era justamente no extension pack antigo que conflitava com a nova versão do VB.

Por isso adotei para mim sempre os seguintes passos, apresentou uma nova versão do VB, desinstalo pelo VB o extension pack respectivo, depois pelo synaptic removo completamente o VB instalado, baixo os .deb do VB e do extension pack do site da Oracle e instalo via terminal pelo comando sudo dpkg -i nome.deb. Seguindo isso nunca tive problemas com o VB e suas atualizações.


Se não existisse possibilidade de falha na atualização, não existiria comandos como esse aqui:

Citar
The "extpack" command allows you to add or remove VirtualBox extension packs, as described in the section called “Installing VirtualBox and extension packs”.

    To add a new extension pack, use VBoxManage extpack install <tarball>. This command will fail if an older version of the same extension pack is already installed. The optional --replace parameter can be used to uninstall the old package before the new package is installed.

    To remove a previously installed extension pack, use VBoxManage extpack uninstall <name>. You can use VBoxManage list extpacks to show the names of the extension packs which are currently installed; please see the section called “VBoxManage list” also. The optional --force parameter can be used to override the refusal of an extension pack to be uninstalled.

    The VBoxManage extpack cleanup command can be used to remove temporary files and directories that may have been left behind if a previous install or uninstall command failed.
fonte: https://www.virtualbox.org/manual/ch08.html#vboxmanage-extpack

Até mesmo porque se existe o comando:

VBoxManage list extpacks


que vai listar todos os extension pack instalados, significa que a instalação de um não iria remover o outro. A não ser que se use o parâmetro --replace na instalação via linha de comandos.

Citar
To add a new extension pack, use VBoxManage extpack install <tarball>. This command will fail if an older version of the same extension pack is already installed. The optional --replace parameter can be used to uninstall the old package before the new package is installed.

Gozado!!!

Usei o comando aqui e só apareceu isto.
VBoxManage list extpacks

Código: [Selecionar]
Extension Packs: 1
Pack no. 0:   Oracle VM VirtualBox Extension Pack
Version:      4.1.18
Revision:     78361
Description:  USB 2.0 Host Controller, VirtualBox RDP, PXE ROM with E1000 support.
VRDE Module:  VBoxVRDP
Usable:       true
Why unusable:

Será que vou ter de remover tudo e reinstalar os pacotes anteriores um por cima do outro pra ver se aparece algum erro?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2012, 19:40 »
Gozado!!!

Usei o comando aqui e só apareceu isto.
VBoxManage list extpacks

Código: [Selecionar]
Extension Packs: 1
Pack no. 0:   Oracle VM VirtualBox Extension Pack
Version:      4.1.18
Revision:     78361
Description:  USB 2.0 Host Controller, VirtualBox RDP, PXE ROM with E1000 support.
VRDE Module:  VBoxVRDP
Usable:       true
Why unusable:

Será que vou ter de remover tudo e reinstalar os pacotes anteriores um por cima do outro pra ver se aparece algum erro?

Não é porque apareceu somente um com você, que sempre instala por cima, que não quer dizer que não pode haver conflitos. Não sou eu quem diz isso, mas o próprio manual do VB mostra como corrigir esses problemas, como já mostrado.

Tudo que falo é por experiência de ver muitos casos e portanto dei o conselho do que acho a forma mais "prudente". Agora com diz um ditado: "se conselho fosse bom ninguém dava, vendia". Cabe a cada um seguir ou não, de qualquer forma ele foi dado e continuo dizendo que discordo de você, mesmo com suas ironias e viva a democracia.
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 19:49 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2012, 00:39 »
Não é porque apareceu somente um com você, que sempre instala por cima, que não quer dizer que não pode haver conflitos. Não sou eu quem diz isso, mas o próprio manual do VB mostra como corrigir esses problemas, como já mostrado.
Fui irônico. COnfesso!
Mas é que tem muita gente arauto do caos. Quase toda a semana tem atualização pelo APT e algumas pessoas podem ter problemas. Imagina se a exceção vira regra. "Remova todos os aplicativos antes de instalar os novos pois pode dar problema na instalação e vc não consiga fazer mais nada".

Tudo que falo é por experiência de ver muitos casos e portanto dei o conselho do que acho a forma mais "prudente". Agora com diz um ditado: "se conselho fosse bom ninguém dava, vendia". Cabe a cada um seguir ou não, de qualquer forma ele foi dado e continuo dizendo que discordo de você, mesmo com suas ironias e viva a democracia.
O erro ocorrido de uma instalação sobre a outra causar "conflito" é a exceção e não a regra.
E isto só ocorre se utilizar o comando "VBoxManage extpack install <tarball>". Este comando poderá falhar se uma velha versão do mesmo pacote de extensão estiver instalada. O parametro opcional --replace pode ser usado para desinstalar o pacote antigo antes da nova instalação.
Da forma que instalo nunca tive problema. Instalo adicionando o repositório deles. O gerenciador de atualizações faz a atualização.
Quando abro o VB ele avisa que tenho que fazer a atualização do pacote de extensão. clico no link indicado. Ele baixa e instala removendo o anterior antes.
O erro que acontece com alguns é uma exceção a regra. É o mesmo que a resposta a pergunta: "Posso atualizar a versão do ubuntu da versão 10.04 para 12.04?"
Resposta de alguns: Seu computador pode explodir. Já aconteceu isto com vários amigos meus. É melhor formatar todo HD e instalar do zero.
Até agora, fiz várias atualizações e não vi nenhum computador explodir.
Exageros a parte, e não estou sendo irônico, isto é o que acontece quando a exceção vira regra.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2012, 10:48 »
Citar
Mas é que tem muita gente arauto do caos. Quase toda a semana tem atualização pelo APT e algumas pessoas podem ter problemas. Imagina se a exceção vira regra. "Remova todos os aplicativos antes de instalar os novos pois pode dar problema na instalação e vc não consiga fazer mais nada".

Bem se você entendeu o que falei desta forma, digo que entendeu errado. Nunca disse para que todos os aplicativos, principalmente os dos repositórios, fossem desinstalados e instalado só então suas atualizações. O que afirmo é que aplicativos de terceiros baixados seus .deb (principalmente os .deb mais genéricos), em alguns deles, o mais prudente é desinstalar a versão antiga, antes de instalar a mais nova. Não é em todo caso não, o que vai dizer isso não é o conhecimento teórico sobre determinado assunto, mas sim a experiência prática adquirida ao longo do tempo, a observação de problemas dos outros.


Citar
O erro que acontece com alguns é uma exceção a regra. É o mesmo que a resposta a pergunta: "Posso atualizar a versão do ubuntu da versão 10.04 para 12.04?"

Taí um bom exemplo e uma discussão que não tem fim. Depende muito do ponto de vista, você diz "alguns", outros, me incluo neste caso, dizem "vários" usuários têm problemas nas atualizações de uma versão para outra do Ubuntu do que numa instalação do zero.

Citar
Resposta de alguns: Seu computador pode explodir. Já aconteceu isto com vários amigos meus. É melhor formatar todo HD e instalar do zero.
Até agora, fiz várias atualizações e não vi nenhum computador explodir.
Exageros a parte, e não estou sendo irônico, isto é o que acontece quando a exceção vira regra.

Exagero mesmo, mas já vi que é seu estilo a pirotecnia.


Citar
O erro ocorrido de uma instalação sobre a outra causar "conflito" é a exceção e não a regra.

Como já disse antes só o conhecimento técnico não é suficiente, ele tem que estar bem sedimentado com a experiência prática e em alguns casos o cotidiano contradiz a teoria. Não fosse assim não existiam os testes práticos daquilo que foi feito em teoria para ver o comportamento na prática.

Para mim o melhor suporte técnico, a melhor ajuda, nem sempre é a mais rápida e, em teoria, a mais simples, mas sim a mais segura, a mais prudente.


Enfim, dou por encerrado o assunto até mesmo porque já está fugindo ao foco do tópico, então não vou mais responder aqui, nem a você. Caso a colega ainda esteja com dúvidas ajude-a com a solução mais rápida então, mas continuo com minha convicção que vale mais a solução mais prudente do que a mais rápida e simples (em teoria). Para finalizar continuo dizendo, neste caso do VB, discordo de você.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 10:50 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Atualização do virtualbox bagunçou meu sistema
« Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2012, 19:09 »
Enfim, dou por encerrado o assunto até mesmo porque já está fugindo ao foco do tópico, então não vou mais responder aqui, nem a você.
Fugiu ao foco mesmo.

Caso a colega ainda esteja com dúvidas ajude-a com a solução mais rápida então, mas continuo com minha convicção que vale mais a solução mais prudente do que a mais rápida e simples (em teoria). Para finalizar continuo dizendo, neste caso do VB, discordo de você.
Acho que houve um mal entendido. Não quis ensinar a solução mais rápida. Sou arauto da prudência e na maioria das vezes, só ensino alguma coisa após perder muitas horas aprendendo como domar o software em questão. E sei que pra se fazer isto cada caso "é um caso". Tem que haver uma distinção.
E voltando a colega, não posso mais ajuda-la. Minhas soluções são quase 100% usando o terminal e ela não entende nada de terminal como disse na resposta abaixo.

Eu entendo ZERO de terminal... tipo, vou ficar até amanhã tentando entrar na partição e não faço idéia do que seja o comando chroot kkkk
Eu consigo montar e acessar as partições pelo modo gráfico sem o menor problema, então aparentemente elas funcionam normal kkkkk.
Só não estou conseguindo copiá-las para meu HD externo porque diz que não sou dono das pastas e não tenho permissão.
Senão já teria feito backup e formatado sem problemas, pois faço bem poucas modificações no sistema, e acaba sendo rápido.
Alguém pode me ajudar quanto a isso?
Ok! De repente aparece aqui uma alma caridosa que possa te guiar no modo gráfico de como copiar seus dados.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049