Autor Tópico: live-cd não completa o boot  (Lida 2576 vezes)

Offline edufloripa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
live-cd não completa o boot
« Online: 26 de Junho de 2012, 22:46 »
Baixei a versão 12.04 agora (ja tinha tentado a versão 11 também ano passado), só que o live-cd não consegue rodar. Ele vai até a parte em que aparece o fundo roxo com o símbolo embaixo, mas não carrega a tela pra escolher o idioma e depois se é para testar ou instalar e tals. Aí ele fica um tempo tentando carregar e depois cai numa tela preta apenas com tracinho piscando, então reinicia o pc automaticamente e dá o mesmo problema depois. Apenas uma vez (de umas 10 que eu tentei) apareceu a opção de escolher o idioma, aí eu cliquei em instalar e ele direcionou pra mesma tela preta com o cursor.

sou usuário do ubuntu desde 2008, mas nos ultimos 2 anos tenho usado muito pouco porque não consigo atualizar a versão. Por falta de tempo e por não manjar muito sobre como configurar, abadei desistindo e passei a usar o xp, pois sempre tive os dois.

O meu not é um positivo z74, meu hd ta com o xp na primeira partição, e na partição extendida tenho uma partição de dados, uma partição onde está o meu ubuntu antigo (não queria apagar essa partição antiga antes de criar uma nova, pq qdo instalei o linux tive varios problemas de drives que custei muito pra conseguir resolver e que podem me ajudar na hora de acertar a nova), uma partição para instalar uma nova versão, alem de uma memoria swap.

Também não cogito formatar o pc todo, pq não tenho como fazer backup de todos meus dados.

Não manjo de configuraçao, mas sempre consegui me virar legal com os tutoriais que encontrava aqui no fórum.

Agradeço se puderem me ajudar nessa.
valeu

Eduardo

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: live-cd não completa o boot
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2012, 22:54 »
Quando aparecer a tela escura com o símbolo de "teclado/mouse" abaixo, aperte qualquer tecla ou dê um clique no mouse. Isso mostrará um menu de opções, como "Instalar o Ubuntu", "Experimentar o Ubuntu sem instalar", etc. Nesse ponto, aperte a tecla F6, marque "nomodeset" e depois escolha "Instalar o Ubuntu" na lista, veja se isso funciona.

Offline edufloripa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: live-cd não completa o boot
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 23:21 »
acabei de tentar, consegui chegar até a parte em que habilitei o "nomodeset". só que ao voltar para a lista e selcionar "instalar o ubuntu", novamente direciona para a tela preta com o cursor piscando, e depois reinicia...

fiquei pensando que poderia ser um problema com meu grub, pq tive bastante problema com ele no começo pra deixar dual boot.

Offline edufloripa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: live-cd não completa o boot
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2012, 01:00 »
fui fuçando aqui no fórum e encontrei dicas preciosas pra resolver uma parte do problema (consegui instalar a nova versão)

Ao chegar na tela inicial depois da escolha do idioma, segui esse conselho: F6 -> remove as opções "quiet" e "splash" no final da linha e acrescentei

noapic nolapic acpi=off pnpbios=off live generic all_generic_ide=1

Após executar essa operação, consegui iniciar um live session pra testar e vi que tava legal, então resolvi instalar a versão na partição vazia que eu tinha. Ele pediu se eu queria remover a versão antiga do ubuntu e eu escolhei que não. Instalei, aparentemente tudo deu certo, e ao final ele pediu pra reiniciar o pc.

Reiniciei e caiu num grub novo, roxo, onde apareciam as minhas 3 opções de boot: Essa nova distribuição do ubuntu, o ubuntu antigo e o xp. Pois bem, ao selecionar essa nova versão, ele cai novamente naquela tela preta com o cursor piscando, igual ao do live cd. Aí reinicia e tals. Consigo inicializar tanto o xp como o ubuntu antigo, só o novo que não...

Pra minha sorte (?), no mesmo tópico que me ajudou com o problema no live-cd o cara teve o mesmo problema que eu, vejam aí:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62822.0.html

Só que esse cara resolveu indo no BIOS e mudando o sistema de windows xp para linux. Mas o meu já estava linux antes, e agora eu mudei de novo pra xp e salvei pra depois mudar outra vez pra linux e não resolve...

E aí, alguma dica? to quase lá...