Autor Tópico: [Resolvido]Organização dos arquivos no computador  (Lida 3927 vezes)

Offline yuryrodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
[Resolvido]Organização dos arquivos no computador
« Online: 29 de Junho de 2012, 17:30 »
Caros amigos, enquanto fazia a limpeza semanal do computador, notei que tenho muitos arquivos e estão jogados em cantos diferentes, sem a menor organização. Consegui deixar um pouco organizado, mas sei que logo estará uma bagunça novamente. Por isso gostaria de saber como vocês organizam seus arquivos, em que pastas colocam, como separam eles,...? Tem alguma dica?

Desde já agradeço a todos.
yuryrodrigues
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 20:07 por yuryrodrigues »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2012, 23:39 »
Uso as pastas de acordo com o padrão do sistema, separando cada item de acordo com seu respectivo lugar. O que não é música, vídeo, documento ou imagem, eu crio um pasta pra guardar separadamente.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2012, 00:29 »
Minhas duas primeiras partições são ntfs. O Ubuntu está na terceira, que é primária. A /home fica na última, que é extendida.

A segunda partição é onde guardo todo tipo de tranqueira de uso comum: filmes, videos, imagens fotos, etc... etc...

No Windows ela é identificada como "E:" Nesse SO os links p/ "Meus documentos", "Minhas imagens", "Minhas músicas", "Meus vídeos" etc... levam a pastas dentro dessa partição.

E no Ubuntu, cada usuário do meu grupo familiar tem links em suas respectivas /home, com os mesmos nomes de pastas que uso no windows e que levam exatamente às mesmas pastas naquela partição.

Para controlar permissões, monto essa partição automaticamente em /mnt/E: pelo fstab

Os links são gerados automaticamente para cada novo usuário, porque eu os criei em /etc/skel

E até os ícones desses links são os links padrão do Ubuntu, já que também mexi nos arquivos /etc/xdg/user-dirs.defaults e outros, citados aqui: http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito/ubuntu-perfeito-faca-voce-mesmo/compartilhando-a-mesma-pasta-de-videos-imagens-e-musica-entre-todos-os-usuarios/

No entanto, como ainda tenho a /home separada em outra partição (/dev/sda5) ainda uso ela pra guardar documentos de uso restrito em uma pasta chamada "Particular", com permissão 700, também configurada assim em /etc/skel e portanto, disponível para cada novo usuário criado.

Ficou bem legal aqui...

Abraços!

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline yuryrodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2012, 14:05 »
nomade eu não tenho muita paciência na hora de organizar os arquivos baixados em pastas. Vou colocando tudo na pasta Downloads e uma vez por semana faço a separação. No entanto tenho notado uma perda de tempo neste processo, por isso vou aparte de agora fazer como você faz.

eaxgrande eu não conhecia sua maneira de organização. Eu não tenho computador partilhado e nem o Windows. No entanto utilizo um HD externo como backup, que vou passando os arquivos do computador para ele uma vez por mês.

Muito obrigado aos dois pelas dicas  ;)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2012, 15:08 »
Uns dias atrás encontrei esta excelente dica no vivaolinux. Simples, mas muito boa! :-)

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline yuryrodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2012, 17:53 »
rudregues muito obrigado. Era uma coisa parecida com esta que eu estava procurando. Vou começar a utilizar agora mesmo  ;D

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Organização dos arquivos no computador
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2012, 18:05 »
De nada yuryrodrigues, quando vi seu tópico na hora lembrei daquele post heheh

Lembre-se de editar o tópico como solucionado ;)

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Organização dos arquivos no computador
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2012, 19:29 »
Tá aí duas coisas que preciso começar a fazer: compactar e salvar em HD externo.

Ainda vou me ferrar por não fazer isso.

Não tenho nenhuma rotina de backup aqui...

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal