Autor Tópico: Problemas na restauração do Grub (PC não inicializa em nenhum SO) [Resolvido]  (Lida 1578 vezes)

Offline aleyeah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • 42
    • Ver perfil
    • Página pessoal de Alexandre Paiva
Olá, pessoal, novamente preciso da ajuda de vocês nas minhas aventuras pelo mundo do Linux, hehe.

Estava apenas com o Ubuntu instalado então resolvi instalar o XP. No entanto, tive o clássico problema do Windows se inicializar automaticamente e então, pra corrigir o problema (como sabem) é preciso iniciar o Linux pelo liveCD. Como tinha um dvd do Xubuntu gravado (queria testar o sistema), eu o utilizei para digitar os comandos no terminal (algo que, aparentemente, não fazia diferença).

Aí que veio o problema, não sei se é pq eu estava pegando tutoriais para versões antigas, mas aí o PC passou a se inicializar diretamente no Ubuntu. Peguei o mesmo tutorial e tentei refazer o que foi pedido no Ubuntu e então passei a receber uma mensagem de erro "Error: file not found" com um "grub rescue" em baixo. Reiniciei o PC, dessa vez dando boot no liveCD do ubuntu e peguei alguma dessas outras dicas e... aí a coisa piorou. O PC quando reiniciado vai pra uma tela quase apavorizante de grub, com uma mensagem falando algo sobre apertar tab para ver a lista de comandos (o que de fato funciona) e o agora nem modificando a bios para dar boot no CD ele entra no Xubuntu.

Resumo da história: não consigo usar meu pc, nem no XP, nem no Ubuntu nem no DVD do Xubuntu. :(

Alguém aí faz idéia do que pode estar acontecendo? Sabia que mexer nesses terminais só pq estava mandando não era saudável, hehe.
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 22:27 por aleyeah »

Offline aleyeah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • 42
    • Ver perfil
    • Página pessoal de Alexandre Paiva
Re: Problemas na restauração do Grub (PC não inicializa em nenhum SO)
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2012, 22:25 »
Hmm, pessoal, consegui resolver meu problema usando a seguinte ferramenta:

https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

Basicamente, é só baixar o iso, gravar num cd e dar boot que ele vem com um Linux com uma ferramenta que repara/corrige/instala o tal grub. Agora tá tudo funcionando certinho aqui, com o Linux e o Windows XP nas opções.

Então, obrigado ao fórum que é uma excelente fonte de informações. :D