Autor Tópico: Unity e Cinnamon... Impressões.  (Lida 10926 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Unity e Cinnamon... Impressões.
« Online: 02 de Julho de 2012, 18:11 »
Olha, há muito tempo sou usuário Linux Ubuntu. Na verdade comecei minha paixão com o Linux usando o KDE, como eu só conhecia o Windows não quis arriscar grandes surpresas com o Linux e assim, me sugeriram que usasse o "Linux KDE"...rsrsrsrs... Bem, após essa "reforma" da Canonical no que se refere o uso do Unity e o fato de que o Gnome 3 também veio sem agradar a muitos do meio Linux, resolvei depois de muito relutar instalar o Ubuntu 12.04 e usar o Unity em detrimento do meu tão bom, estável e repleto de tudo que inseri ao longo dos anos que resultou no que eu posso chamar de "o sistema perfeito" e isso sem exagero (me refiro ao Ubuntu 10.10). Passados alguns anos me veio a tentação de usar o Ubuntu 12.04 pensando que "a essa altura eles devem ter corrigido esse Unity e o deixado de fato, usável". Pois bem, uso o Ubuntu 12.04 com Unity e ele está muito bom (e muito pesado). Certamente que a Canonical fará por onde ele ficar cada vez mais estável, usável, simples... etc etc.
Agora, o que me motivou a escrever esse texto ocorreu hoje a tarde. Por mais uma curiosidade, resolvi testar o tão positivamente falado Linux Mint e peguei pesado, ou seja, fui usar a versão 13 e isso com esse "Cinnamon" em termos de interface (?!). Pois para minha grata surpresa, é realmente notável o quanto esse sistema evoluiu de uma notável forma, o Cinnamon que muitos afirmam ser excessivamente pesado... não percebi absolutamente nada nesse sentido assim como o fato de que seria uma interface ainda incompleta... incompleta como? instável? onde está essa instabilidade? Só pode ser usada por máquinas novas (preferencialmente)? pois bem... pra mim funcionou absolutamente tudo e de forma muito estável, assim como o sistema está realmente muito bonito.
Creio que mesmo assim, continuo com o Ubuntu sim, porém, fico muito feliz por perceber que o Linux como um todo, tem apresentado distribuições tão interessantes, tão bem feitas. Fiz esse teste com um amigo meu aqui (usuário de Windows) e ele ficou louco pra instalar o Mint no computador dele... Enfim, tomara que o pessoal da Canonical perceba essas "sutilezas" de outras distribuições e aperfeiçoem o bom Unity (que promete vir a ser muito bom, mais que ainda é só promessa, pois falta, e falta muito ainda).

Valeu e abraço a todos.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2012, 13:55 »
Tenho Ubuntu-12.04 + LM13-Cinnamon + Fedora-17 + Mageia-2 no meu notebook rodando sem problemas..
Cinnamon é mais "intuitivo" que o Unity, mas ainda não está totalmente e pt-br, o que pode atrapalhar alguns usuarios.
Fedora-17 roda o gnome-3-shell com "maestria"
Mageia-2 roda o kde-4.8 "levemente"
Unity já se tornou parte do meu dia-a-dia
No meu dekstop "véio" tem xubuntu + lm13-MATE rodando sem problemas
A gde questão que vejo é: a escolha tbem  depende muito da maquina em questão
Pois com o tempo a gente se habitua com qq desktop

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2012, 16:40 »
Tenho Ubuntu-12.04 + LM13-Cinnamon + Fedora-17 + Mageia-2 no meu notebook rodando sem problemas..
Cinnamon é mais "intuitivo" que o Unity, mas ainda não está totalmente e pt-br, o que pode atrapalhar alguns usuarios.
Fedora-17 roda o gnome-3-shell com "maestria"
Mageia-2 roda o kde-4.8 "levemente"
Unity já se tornou parte do meu dia-a-dia
No meu dekstop "véio" tem xubuntu + lm13-MATE rodando sem problemas
A gde questão que vejo é: a escolha tbem  depende muito da maquina em questão
Pois com o tempo a gente se habitua com qq desktop

Concordo Clodoaldo.

Porém, apesar das grandes melhorias, ainda continuo achando que "desktops managers" como o Unity e o Gnome-Shell funcionam melhor em dispositivos portáteis (tablets, etc...). Para utilizar num bom e velho desktop (ou laptop) os mais eficientes continuam sendo os "tradicionais", como o Cinnamon, MATE, KDE, gnome-classic, Xfce, etc.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2012, 20:09 »
Posso falar sobre o Unity, hj me questiono se sou fã do Ubuntu ou do Unity, minha última tentativa foi a de migrar para o openSUSE com kde, e percebi que estou muito acostumado com o Ubuntu - Unity. No início na versão 11.04 lutei até contra as mudanças, q foi do lançamento do Unity, acabei me acostumando, hj não sei mais como é migrar para outra distro e ambiente de trabalho.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2012, 21:59 »
Olha, a verdade é que gostei do Unity sim... acho que o Gnome 2.32 é não menos que um milhão de vezes melhor, mais completo, mais usável, mais  "claro" etc etc etc... que o Unity, porém, não duvido nada que logo logo o Unity estará 100% (ainda que não seja o caso e isso, mesmo no Ubuntu 12.04). Enfim, só fiquei chateado porque na minha máquina o desempenho dele foi ruim, o Compiz ficou cheio de falhas e o sistema como um todo ficou repleto de avisos do tipo "O Ubuntu encontrou um erro... deseja enviar o erro...". Acabei não resistindo e voltei pro Ubuntu 10.10. Só fico grilado porque hoje me vejo usando um sistema que não recebe mais atualizações e fico cismado com tudo... achando que se é assim, a qualquer hora pego até um vírus... rsrsrsrsrsrsrsrs...
No caso do Cinnamon, acho essas novidades excelentes e penso que o Linux tem que ser é assim mesmo... Mais pra mim, sei não, achei ele meio "Windows" e é impressionante como não consigo um convívio sequer razoável com tudo que me lembre o Windows. (Eu pensava que isso era uma bobagem minha, mais hoje, percebo que é verdade, não consigo lidar com interfaces que me lembrem o Windows messssssmo, esfrio logo, acho sem graça, sem vida... logo me vejo mudando pra outra qualquer).

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2012, 22:08 »
Acabei não resistindo e voltei pro Ubuntu 10.10. Só fico grilado porque hoje me vejo usando um sistema que não recebe mais atualizações e fico cismado com tudo...

Se quiser uma versão mais antiga que ainda possa ser atualizada, usa o 10.04, que é LTS e tem atualizações até abril de 2013. Ou, se o Unity ficou pesado na máquina, experimenta o Xubuntu 12.04 LTS - o XFCE é bastante personalizável também, e é bem leve.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2012, 22:15 »
Eliseu, tem como eu ir do 10.10 pro 10.04? rapaz, é porque já deu um trabalho tão grande eu remover o Ubuntu 10.10... instalar o 12.04 fazer tooooodas as correções, adaptações, instalar todos os programas, voltar com os 92 gigas de arquivos que mantenho normalmente no micro... e depois fazer tudo de novo, pra testar o Mint 13 e perceber que "não gostei"... daí voltar o Ubuntu 10.10.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2012, 22:17 »
Não, só instalando tudo de novo, só teria como atualizar do 10.10 para o 11.04 ou 11.10, desatualizar não dá.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2012, 22:22 »
eeeeita... Olha, e até fugindo do tópico: Mais afinal de contas, se tudo no meu Ubuntu 10.10 funciona absolutamente 100%, no que de fato implica eu fazer uso de um sistema que não recebe mais atualizações?
Obs. Certa vez li que é possível buscar um "novo" tipo de repositório em que seriam oferecidas "atualizações" para sistemas que "oficialmente" não são mais "suportados", isso é mito? é bomba?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2012, 22:29 »
eeeeita... Olha, e até fugindo do tópico: Mais afinal de contas, se tudo no meu Ubuntu 10.10 funciona absolutamente 100%, no que de fato implica eu fazer uso de um sistema que não recebe mais atualizações?
Obs. Certa vez li que é possível buscar um "novo" tipo de repositório em que seriam oferecidas "atualizações" para sistemas que "oficialmente" não são mais "suportados", isso é mito? é bomba?

Descobri um tutorial que ensina a atualizar os repositórios de versões passadas do Ubuntu:

http://thinkbeforetype.com/2010/12/12/accessing-ubuntus-end-of-life-repositories/

Só que muitos programas provavelmente deverão ser atualizados "na unha", pois esses repositórios podem ter versões já bem antiquadas dos mesmos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 22:33 por eliseu_carvalho »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2012, 09:15 »
Obs. Meu negócio é usar o Gnome (sem ser esses "MATE's" e "Fork's"). Sendo assim, atualizando pro Ubuntu 11.04 será que perco as configurações já realizadas aqui nesse Ubuntu 10.10? Na verdade são apenas algumas implementações do tipo: "Temas Bisigi" e efeitos (simples) do Compiz. Instalo o Ubuntu 11.04 e o inicio no Gnome (selecionando Ubuntu Classic) no arranque. Certo?

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2012, 11:22 »
Depois de ler este tópico, tentei instalar o Cinnamon no Ubuntu, mas estou com dificuldades. O PPA indicado pelo Ubuntued tem dependências quebradas e o PPA indicado pelo próprio site do Cinnamon simplesmente não atualiza... ALLguém tem uma dica?

Abs.
Cassiano

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2012, 11:32 »
Acabei de testar aqui, gostei desse Cinnamon.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2012, 11:56 »
musinet... aparentemente o Cinnamon ainda não está completo. Não está 100%. Eu o instalei e tudo até funcionou bem, porém, ainda falta a tradução de muita coisa. Possivelmente será uma boa interface para a migração do pessoal que usa Windows e quer se aventurar no Linux, porém, acho "prudente" que nós não o instalemos ainda não.

Sim "garfo" ele é interessante mesmo, tem algumas soluções bem bacanas, é visualmente bonito etc etc... e o melhor, aparentemente (nos meus testes) ele se mostrou bem "leve". Mais enfim, prefiro o Gnome 2.xx ou mesmo o tão (precipitadamente) criticado Unity.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Unity e Cinnamon... Impressões.
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2012, 12:19 »
musinet... aparentemente o Cinnamon ainda não está completo. Não está 100%. Eu o instalei e tudo até funcionou bem, porém, ainda falta a tradução de muita coisa. Possivelmente será uma boa interface para a migração do pessoal que usa Windows e quer se aventurar no Linux, porém, acho "prudente" que nós não o instalemos ainda não.

Sim "garfo" ele é interessante mesmo, tem algumas soluções bem bacanas, é visualmente bonito etc etc... e o melhor, aparentemente (nos meus testes) ele se mostrou bem "leve". Mais enfim, prefiro o Gnome 2.xx ou mesmo o tão (precipitadamente) criticado Unity.

Prudente não o instalarmos por causa de uma tradução ainda não 100% completa? Essa não entendi. Utilizo-o aqui como meu desktop padrão e o sistema está fantástico. Incrivelmente leve e estável, além de ótimos recursos. Obviamente isso não tira os méritos do Unity, que também é um excelente desktop.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog