Olha, há muito tempo sou usuário Linux Ubuntu. Na verdade comecei minha paixão com o Linux usando o KDE, como eu só conhecia o Windows não quis arriscar grandes surpresas com o Linux e assim, me sugeriram que usasse o "Linux KDE"...rsrsrsrs... Bem, após essa "reforma" da Canonical no que se refere o uso do Unity e o fato de que o Gnome 3 também veio sem agradar a muitos do meio Linux, resolvei depois de muito relutar instalar o Ubuntu 12.04 e usar o Unity em detrimento do meu tão bom, estável e repleto de tudo que inseri ao longo dos anos que resultou no que eu posso chamar de "o sistema perfeito" e isso sem exagero (me refiro ao Ubuntu 10.10). Passados alguns anos me veio a tentação de usar o Ubuntu 12.04 pensando que "a essa altura eles devem ter corrigido esse Unity e o deixado de fato, usável". Pois bem, uso o Ubuntu 12.04 com Unity e ele está muito bom (e muito pesado). Certamente que a Canonical fará por onde ele ficar cada vez mais estável, usável, simples... etc etc.
Agora, o que me motivou a escrever esse texto ocorreu hoje a tarde. Por mais uma curiosidade, resolvi testar o tão positivamente falado Linux Mint e peguei pesado, ou seja, fui usar a versão 13 e isso com esse "Cinnamon" em termos de interface (?!). Pois para minha grata surpresa, é realmente notável o quanto esse sistema evoluiu de uma notável forma, o Cinnamon que muitos afirmam ser excessivamente pesado... não percebi absolutamente nada nesse sentido assim como o fato de que seria uma interface ainda incompleta... incompleta como? instável? onde está essa instabilidade? Só pode ser usada por máquinas novas (preferencialmente)? pois bem... pra mim funcionou absolutamente tudo e de forma muito estável, assim como o sistema está realmente muito bonito.
Creio que mesmo assim, continuo com o Ubuntu sim, porém, fico muito feliz por perceber que o Linux como um todo, tem apresentado distribuições tão interessantes, tão bem feitas. Fiz esse teste com um amigo meu aqui (usuário de Windows) e ele ficou louco pra instalar o Mint no computador dele... Enfim, tomara que o pessoal da Canonical perceba essas "sutilezas" de outras distribuições e aperfeiçoem o bom Unity (que promete vir a ser muito bom, mais que ainda é só promessa, pois falta, e falta muito ainda).
Valeu e abraço a todos.