Autor Tópico: APTonCD - Tópico Oficial  (Lida 103532 vezes)

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #45 Online: 29 de Junho de 2007, 08:34 »
Olá Rafael!

Não estou querendo lhe ofender ou lhe 'jogar algo na cara'... creio que se uma crítica é encarada como ofensa, ai temos um problema....

Sim, fiquei frustrado sim, com o projeto, pois, como posso explicar... promete o que não faz... até sua assinatura no fórum não é real pois diz "o CD 2 do ubuntu" então.. considerando que o ubuntu não guarda todo o cache realmente, de TODOS os programas que se instala, ou que pelo menos as configurações padrão não permitem isso... poxa.. não acha que fica complicado para um usuario comum pensar que está realmente fazendo um cd com o repositório de todos os aplicativos do pc...?

desculpe se fui arrogante, ou de alguma forma desvalorizei seu trabalho, muito pelo contrário... admiro muito o aptoncd pela idéia que ele traz.. mas é exatamente isso, não gosto de ver nem gostaria que outros vissem essa "publicidade" e ficassem frustrados pelo que realmente o programa deixa de fazer...

entenda meu lado... me chame de perfeccionista se desejar...

não ache que estou de fraldas saindo do windows há uma semana, pois há mais de 5 anos que não se houve falar em windows la em casa.. e vc não é ninguém para julgar se alguém deve "sair do MS Windows" ou nao...

Com certeza seus esforços não são em vão... o APTonCD tem ajudado muitas pessoas, e frustrado outras  ;D
Mas é assim que os PROJETOS funcionam, sempre se aperfeiçoando.. como minhas "frustrações" não são aceitas de um modo positivo por você, vamos mudar a palavra então.. estou deixando uma SUGESTÃO DE MELHORIA.

Desejo real sucesso para o projeto, desculpe novamente por tudo, e t+...

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #46 Online: 29 de Junho de 2007, 13:24 »
O APTonCD funciona sim, gera perfeitamente uma iso baseando-se no cache do apt. Se você esvaziou o cache, aí já é outra coisa completamente diferente :P
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #47 Online: 29 de Junho de 2007, 14:11 »
Não seria interessante colocar um aviso no aptoncd para que o usuário não apague seu cache?
Eu mesmo fiz isso algumas vezes por não ter sacado o relacionamento de uma coisa com outra.

Não custa nada colocar um aviso.

Abs!

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #48 Online: 29 de Junho de 2007, 16:05 »
Maudy,

APOIADO!

acho que deve haver um esclarecimento nessa questão, pois é esse o ponto em que estou falando...

deixar claro ao usuário o que o aptoncd pode e vai fazer...

t+

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #49 Online: 03 de Julho de 2007, 13:17 »
O Aptoncd envia para um CD ou DVD todos os programas baixados pelo synaptic porém eu gostaria de saber as atualizações do Ubuntu que realizei também estarão no CD/DVD?
Os ícones, temas que baixei, esses não não estarão no CD/DVD? Terei que gravar um mídia independente?

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #50 Online: 03 de Julho de 2007, 13:26 »
Ele salva todo o cache do apt.. incluindo as atualizações
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline K-23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #51 Online: 05 de Setembro de 2007, 09:34 »
Penso que seria interessante uma divisão, ou um filtro, para que se pudesse fazer a distinçao entre programas e actualizaçoes de segurança, assim eu poderia saca-las em minha casa e partilha-las mais facilmente. É so uma ideia.
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

4d4c47

  • Visitante
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #52 Online: 02 de Outubro de 2007, 15:28 »
ESTOU TOTALMENTE FRUSTRADO COM ESSE APTonCD !!!!!!     :P :P :P

Pelo que li e ouvi dizer desse aptoncd, pensei q ele realmente fizesse o que promete...
Olhem bem, não estou me rebelando, apenas gostaria q vcs(desenvolvedores) revessem o que vcs estão dizendo que esse aptoncd faz... não o que ele vai fazer como se fosse uma feature que ele já suporte

Prestem atenção, vou mostrar um exemplo inegável aqui (texto retirado do primeiro post desse tópico):

"Uma ferramenta com interface gráfica que lhe permite ter em um (ou mais) CD ou DVD todos os programas instalados e/ou instaláveis através do APT-GET ou APTITUDE."

viram? ali diz "todos os programas instalados"

mas...


E aí gente boa, beleza?

Se quer todos os programas do apt-get já instalados, pode tentar isso aqui:

$ mkdir aptoncd

$ cd aptoncd

$ dpkg --get-selections | awk '{if ($2 == "install") print "dpkg-repack "$1}' > lista

isso vai criar uma lista com todos os pacotes .deb já instalados, confere aí se tá com todos mesmo.

agora como root:

# cd aptoncd

# sh lista

isso vai fazer um "dpkg-repack" (recria todos os pacotes .deb já instalados) na pasta aptoncd (aqui demorou pelo menos uns 30 minutos)

copie todos os .deb para /var/cache/apt/archives/

# cp *.deb /var/cache/apt/archives

agora roda o aptoncd, e cria o cd/DVD com todos os pacotes já istalados.

Se tiver algum problema, é só postar aí, meus agradecimentos ao criador dessa grande ferramenta, falou.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 12:36 por 4d4c47 »

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #53 Online: 03 de Outubro de 2007, 08:18 »
4d4c47

Olá!

Muito obrigado, era isso q estava procurando :D
recriar todos os debs...
quando chegar em casa vou testar

obrigado novamente e até mais...

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #54 Online: 03 de Outubro de 2007, 13:31 »
E aí gente boa, beleza?
Se quer todos os programas do apt-get já instalados, pode tentar isso aqui:
$ mkdir aptoncd
$ cd aptoncd
$ dpkg --get-selections | awk '{if ($2 == "install") print "dpkg-repack "$1}' > lista
isso vai criar uma lista com todos os pacotes .deb já instalados, confere aí se tá com todos mesmo.
agora como root:
# cd aptoncd
# sh lista
isso vai fazer um "dpkg-repack" (recria todos os pacotes .deb já instalados) na pasta aptoncd (aqui demorou pelo menos uns 30 minutos)

copie todos os .deb para /var/cache/apt/archives/
# cp *.deb /var/cache/apt/archives
agora rode o aptoncd, e cria o cd/DVD com todos os pacotes já istalados.
Se tiver algum problema, é só postar aí, meus agradecimentos ao criador dessa grande ferramenta, falou.

Olá 4d4c47,

De fato, muito boa a dica e sem dúvidas ajuda muitas pessoas que precisam do pacote que está instalado mas não o tem mais no cache. Grato pela sugestão.

Implementar uma solução como esta direto no aptoncd seria uma tarefa fácil, e novamente muito útil para muitos. No entanto é algo que exige discussão, pois os pacotes recriados com o dpkg-repack deixam de ser originais, o que significa que algo pode ter mudado.

Eu fiz uma comparação a fundo para ver as diferenças entre o pacote original e o reempacotado, e a semelhança entre eles é incrivel. Porém, os arquivos alterados são mantidos alterados no pacote criado pelo dpkg-repack. Então, se por exemplo, você instalou o squid e configurou ele perfeitamente para a sua rede, com autênticação, classes de redes, liberações e bloqueios, acls e tudo mais... e fizer um repack do pacote squid, ele vai levar junto o /etc/squid/squid.conf junto. OK, isto é ótimo para motivos de backup, pois além do programa, ele salva também as confgurações.

Mas tem um contra:
Se você for emprestar o CD para o seu amigo, por exemplo, ele vai instalar o squid e por padrão não vai funcionar corretamente da forma esperada (já que por padrão o squid do ubuntu simplesmente funciona sem necessidade de configuração). Ou pior, pode ser um risco de segurança/privacidade em outros pacotes que possuem arquivos de configuração que contenham informações mais subjetivas, específicas, etc...

Alguém tem alguma opinião ou ponto de vista a respeito?
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #55 Online: 04 de Outubro de 2007, 08:38 »
Olá Rafael

Viu, não precisamos brigar :D as idéias surgem e a gente melhora o software, nem q seja por eu dar meus 2 centavos de frustração (digo, sugestao de melhoria) :D:D:D

Ótima a dica do 4d4c47 e, pelo pouco q sei de python, isso realmente não é difícil de se fazer.. até mesmo em relação a interface, q pode ficar mais ou menos assim:


Com relação a originalidade dos pacotes, realmente... é uma questão complicada
para os arquivos de configuração alterados pelo usuário, teria a opção de copiar o arquivo de backup, por exemplo... o arquivo xorg.conf, copia-se o xorg.conf~, apenas um exemplo, é uma chance de ter o arquivo original, porém esses arquivos são bem específicos e não dá para se ter um padrão e saber qual arquivo foi alterado pelo usuário... é... temos q pensar..  ::)

t+

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #56 Online: 04 de Outubro de 2007, 09:00 »

Ótima a dica do 4d4c47 e, pelo pouco q sei de python, isso realmente não é difícil de se fazer.. até mesmo em relação a interface, q pode ficar mais ou menos assim:


Olá,
em questão de interface, eu estava pensando em algo mais como isto:


Esta interface ai já foi abandonada pelo aptoncd há algum tempo. No gutsy ela já está completamente reformulada, como no screenshot acima.
Mas valeu a sugestão, realmente apreciei.
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #57 Online: 04 de Outubro de 2007, 09:37 »
Rafael,

a idéia é listar então todos os pacotes do sistema...?
daí se o usuario seleciona algum que não está no cache, surge a mensagem?

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #58 Online: 09 de Dezembro de 2007, 16:57 »
ressucitando o tópico...


eu estou instalando o Ubuntu 7.10 no micro da minha namorada, e, como ela não tem internet, eu queria saber se o APTonCD me permite, por mais insana que essa idéia seja, gerar uma mega Iso de DVD com todos os programas dos repositórios. Dessa maneira, quando ela for fazer qualquer coisa, nao há o risco de depender de alguma lib ou programa q ela nao tenha acesso.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: APTonCD - Tópico Oficial
« Resposta #59 Online: 09 de Dezembro de 2007, 22:26 »
ressucitando o tópico...


eu estou instalando o Ubuntu 7.10 no micro da minha namorada, e, como ela não tem internet, eu queria saber se o APTonCD me permite, por mais insana que essa idéia seja, gerar uma mega Iso de DVD com todos os programas dos repositórios. Dessa maneira, quando ela for fazer qualquer coisa, nao há o risco de depender de alguma lib ou programa q ela nao tenha acesso.

Não seria melhor baixar o DVD do Ubuntu?

Download DVDs via Torrent
(A versão DVD contêm aproximadamente 4GB de pacotes adicionais.)

Ubuntu 7.10 x86 DVD
http://torrent.ubuntu.com/releases/gutsy/release/dvd/ubuntu-7.10-dvd-i386.iso.torrent
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.