Autor Tópico: duvida com o crontab  (Lida 2108 vezes)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
duvida com o crontab
« Online: 17 de Abril de 2006, 18:11 »
eu tenho uma pequena duvida com o crontab:

suponha q eu configure o crontab do meu sistema para, toda segunda feira de 7 horas da manhã, fazer o download da base de dados do meu site, que foi feita na noite anterior, automaticamente, pelo crontab do servidor.

isso tá ok. agora vem a duvida.

suponha que por um motivo qualquer, eu não esteja com o computador ligado na segunda feira, de 7 horas da manhã. o crontab do meu computador vai executar a tarefa assim que eu ligar o computador, ou apenas na próxima oportunidade (ou seja, às 7 horas da segunda feira da próxima semana)?

Offline marcoscm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • A fé remove montanhas, mas eu prefiro dinamite!
    • Ver perfil
    • Palavreando
Re: duvida com o crontab
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:59 »
suponha que por um motivo qualquer, eu não esteja com o computador ligado na segunda feira, de 7 horas da manhã. o crontab do meu computador vai executar a tarefa assim que eu ligar o computador, ou apenas na próxima oportunidade (ou seja, às 7 horas da segunda feira da próxima semana)?

Marcus VBP: somente será executada na próxima situação em que obedecer o crontab (ou seja, na próxima vez em que forem 07h00).

Offline embryo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: duvida com o crontab
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 21:09 »
Se você quer garantir que o comando seja sempre executado diariamente, você pode, em vez de usar o cron, utilizar o anacron para realizar essa tarefa. Ele se baseia em intervalos de tempo, executando uma tarefa caso ela não tenha sido executada durante um determinado período de tempo. Por exemplo, você pode configurar o anacron para executar uma tarefa todos os dias. Assim, se a sua máquina estiver desligada no momento em que o intervalo de 24 horas terminar, a tarefa será executada assim que a máquina for ligada ou depois de um certo delay que você pode especificar.

Não tenho muita segurança para falar sobre o anacron, pois nunca realmente o utilizei, apenas li a man page do programa. Acho que vale a pena você dar uma pesquisada no assunto, se você acha que ele pode resolver seu problema.