Autor Tópico: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64  (Lida 3046 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Online: 05 de Julho de 2012, 21:22 »
E aee galera, blz? Bom, gostaria de saber o seguinte! no LTSP 5, quando fazemos a configuração dele para rodar em terminais burros (Sem HD), automaticamente ele habilita a Swap para os terminais realizarem tráfego de dados no Hd do Servidor ou isso deve ser configurado a parte depois? Bem, pois como minhas máquinas são bem ruinsinhas, rsrsrrsr, vi um artigo falando sobre swap melhorar um pouco o desempenho desse tipo de máquina, no caso, thin clients bem fraquinhos, se ouver um jeito, gostaria de saber no Ubuntu 10.4 amd64! Alguem sabe me dizer como posso fazer essa configuração? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2012, 01:20 »
Se me lembro bem, era uma configuração no arquivo lts.conf. Você fazia um arquivo de swap pra cada estação...

Mas não espere ganho de desempenho, ainda mais se sua rede não estiver muito bem configurada. O que você vai ganhar é a possibilidade de executar mais coisas na estação. Por exemplo, era comum trabalhar com estações de 64MB de RAM ou menos, nessa época; pra essas máquinas, o swap remoto era a diferença entre bootar ou não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2012, 12:47 »
akonady meu fio, a melhor coisa que você pode fazer é ter uma boa rede e um servidor "porrudo"!


Retiramos todos os discos rígidos das estações com LTSP que usamos na escola, melhoramos a rede com cabos melhores e um Swtich "menos pior" do que já usavam e fiz um upgrade grande no servidor, comparado com o que existia, fui para um Phenom II x4 965 de 3.4GHz e 8 GB de RAM. Eu também rodo o meu sistema em 64bits, mas o LTSP das estações é 32 bits. Isso também ajuda muito no desempenho.  Depois que se carregam os programas no servidor, as estações nem parecem estar sem HD, pelo contrário, ficou ainda mais rápido sem os HDs.


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2012, 00:43 »
Bem Galactus, na verdade, meu servidor nao está tão ruim até, estou com um Core2Quad Q6600, 8GB de memória ddr2 800Mhz Corsair XMS2, HD 1TB Seagate Barracuda, Switch D-Link DES-3526 de 24 Portas! Então até que quanto ao servidor acho que nao seja o problema, pois ele suporta de boa, mesmo pq, com todos os thin clients passando por ele nao da nem diferença, ele nao fica pesando de jeito nenhum, pelo contrário. So to procurando uma maneira de deixar o ubuntu nele mais leve nesses terminais, pq não sei que Diabos acontece, que ta muito pesado nos thin clients, mesmo usando ambientes leves, como XFCE, LXDE e OpenBox e tals...
Por isso pensei nesse esquema de Swap via rede, mas nem sei como isso funciona, vi isso no manual de Redes e Servidores do Saudoso Morimoto, e pelo que ele fala no livro, poderia deixar mais rapidinho os terminais tendo um HD pra fazer paginação. Só que ele explica isso no LTSP 4.2, uso LTSP 5 e nele nao sei como funciona, mesmo pq, o arquivo que deve ser instalado e configurado que se nao me engano é o "ltsp-localdev" so tem para plataforma i386 e eu so uso i386 para os terminais com amd64 no servidor.Mas, se souber de alguma outra forma, por favor me explique, pois estou precisando mesmo deixar esses terminais realmente leves! Obrigado! Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2012, 03:01 »
Citar
Switch D-Link DES-3526 de 24 Portas
Nós compramos uma leva desses há uns dois ou três anos. Estão todos saindo de produção aos poucos --- a cada um ou dois meses, um deles queima.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2012, 20:03 »
Bem, o meu aparentemente está funcionando perfeitamente, mesmo sendo fora de linha! não acredito que ele esteja com problemas, pois hj mesmo tirei o roteador da rede, liguei a placa off instalada no servidor que cede rede para os terminais diretamente no Switch e difini IPs fixos em cada thin client, e na verdade, ficou até melhor, pois antes estava assim:

Terminais---->Switch---->Roteador---->Servidor ( Usando reserva de MACs no Roteador, porém a conexão estava lenta e travando)

Agora está: Terminais---->Switch---->Servidor ( Melhora significativa de 35% na performace e maior estabilidade na rede)

Flw.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2012, 22:36 »
Lá na escola também está assim: Servidor > Switch >Terminais.

Tenho duas placas de rede no servidor, uma da internet e a outra só para o LTSP.

Olha só akonady, o que eu fiz para deixar mais leve e rápido o serviço tanto para o servidor como para os terminais foi o seguinte:

Instalei o rcconf e desliguei todos os serviços que não fosse usar. Também desliguei tudo o que podia pelo gerenciador de aplicativos de sessão. Instalei o Openbox
e substitui o metacity pelo Openbox pelo gconf-editor.
Não sei se você já notou mas o desempenho gráfico é bastante sensível aos temas e ícones que você usa. Sendo assim passei tudo para o tema Clearlooks e os ícones para o Gnome-Brave que não vem instalado por padrão. A diferença é sensível. Removi o papel de parede!

Tunei o Sysctl.conf com os seguintes parâmetros:

Citar
# Melhorando ipv4
net.core.rmem_max=8388608
net.core.wmem_max=8388608
net.core.rmem_default=65536
net.core.wmem_default=65536
# default 4096 87380 174760
net.ipv4.tcp_rmem = 1000000 1000000 1000000
# default 4096 16384 131072
net.ipv4.tcp_wmem = 1000000 1000000 1000000
# default 31744 32256 32768
net.ipv4.tcp_mem = 150000000 150000000 150000000
net.ipv4.route.flush=1
net.ipv4.tcp_rfc1337 = 1
net.ipv4.ip_no_pmtu_disc = 0
net.ipv4.tcp_sack = 1
net.ipv4.tcp_fack = 1
net.ipv4.tcp_window_scaling = 1
net.ipv4.tcp_timestamps = 1
net.ipv4.tcp_ecn = 0

## Configuração Kernel HQx ##
vm.dirty_ratio = 20

vm.dirty_background_ratio = 10

vm.vfs_cache_pressure = 100

vm.dirty_expire_centisecs = 33000

Você está usando o 10.04? Se estiver, eu mudei também o arquivo /etc/hosts .

No início dele, você coloca o nome da máquina nas duas primeiras linhas, ficaria assim:

Citar
127.0.0.1   localhost galactus-consultorio
127.0.1.1   galactus-consultorio

Também alterei o arquivo  /etc/nsswitch.conf. A linha hosts deve ficar apenas com duas coisas, como no exemplo abaixo:

Citar
# /etc/nsswitch.conf
#
# Example configuration of GNU Name Service Switch functionality.
# If you have the `glibc-doc-reference' and `info' packages installed, try:
# `info libc "Name Service Switch"' for information about this file.

passwd:         compat
group:          compat
shadow:         compat

hosts:          files dns
networks:       files

protocols:      db files
services:       db files
ethers:         db files
rpc:            db files

netgroup:       nis

Instalei o preload e alterei algumas coisas nele, kkkkkkkkkk

Alterei o fstab, o rc.local e etc.......

Vai por partes como um açougueiro e me fala se melhorou alguma coisa aí!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Swap via rede no LTSP 5 com Ubuntu 10.4 amd64
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2012, 22:45 »
Rsrsrsr! Meu Caro Galactus, sabe qual o problema, seguinte! Vc pelo jeito é "O Cara" no linux, e eu meu amigo, rsrsrs. sou um iniciante praticamente, acha mesmo que conseguiria fazer no meu servidor aqui tudo que vc me disse, kkkkkkkk. So se vc criar um passo a passo pra mim, pq para mim amigão, vc falou grego totalmente, rsrrr. Mas claro, imagino sem dúvida que daria certo, mas não sei fazer isso não, talvez com uma pesquisa de uns anos, rsrsrsr. Bom, de qualquer forma obrigado! Abraços!