Autor Tópico: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC  (Lida 38538 vezes)

Offline lcs123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Online: 07 de Julho de 2012, 13:37 »
ola,pessoal estou querendo instalar o ubuntu lts 12.04 em um cartao SD ou SDHC de 16 gb class 10 é possivel usar o SD como hd principal ??? 



agradeço desd ja  ;)

Offline Jordan_Q

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2012, 23:35 »
Eu acho isso algo difícil de acontecer.
O Ubuntu precisa de 15 GB (se eu não estou enganado), fora o outro espaço dedicado para o swap. Além disso, tem os updates também....
16GB não é o suficiente...

Offline lcs123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2012, 11:19 »
Gostaria de saber se é possivel instalar o lubuntu no SD como hd principal o SD tem 16 gb de capacidade, se for possivel,a velocidade ficara mais lenta ???

OBG...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2012, 00:39 »
É possível sim, eu já fiz isso uma vez, instalei o Linux Mint Xfce em um cartão de apenas 8 GB, classe 4. Mas ficou lento... e com pouco espaço também.

16 GB classe 10 deve ficar bom. Particione e formate o cartão, entre 2 e 4 partições, depende das suas escolhas:

1 GB ou menos p/ arquivos em geral em FAT16 (para vc poder continuar usando ele normalmente, windows só reconhece FAT16, FAT32 e NTFS e se essa partição for a primeira!) - essa é opcional, mas ter uma partição dessa quebra um galho muitas vezes.
12 GB para a raiz (/) em EXT4
1 GB p/ swap, em linux-swap (opcional, se vc tiver + de 4 GB de memória ram, não precisa)
o restante para o home, em EXT4

Esses tamanhos que falei na verdade é bastante variável, a raiz pode ficar com 6 GB se vc não for instalar muita coisa. Ubuntu recém instalado, com alguns programas instalados pelo usuário, ocupa um pouco menos que 6 GB. Mesmo instalando bastante coisa, pode ser que precise de até 8 ou 10 GB. Eu tenho muitas coisas instalada (no HD, é claro), muitas mesmo, como TexLive que ocupa espaço pra caramba, e alguns jogos, o último q instalei tinha 1 GB quase, mas mesmo assim a raiz tá ocupando uns 11 GB. Enfim, 12 GB para a raiz tá de bom tamanho, mas se precisar de mais espaço para seus arquivos pessoais na home, então diminua a raiz.

Testei uma vez o desempenho de partição EXT4 para cartões de memória, deixa um pouco a desejar em comparação à FAT16 ou FAT32. Mas lembre-se, Linux tem como partição natural EXT4 ou outras, nem tente instalar Linux em FAT, é besteira.

Ao invés de vc instalar permanentemente o Ubuntu no cartão, vc pode vc pode fazer um cartão SD live, como o CD Live ou USB live. Essa opção é mais fácil, e vc não tem q ficar particionando. Só tem q lembrar de disponibilizar o máximo de espaço possível para o Ubuntu Live, para vc poder atualizar e instalar pacotes. Veja em: http://www.ubuntu.com/download/help/create-a-usb-stick-on-windows e também http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubuntu-atraves-duma-pen-usb
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 00:48 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2012, 01:08 »
Alguém já tentou algo parecido com o que vc está tentando fazer, veja em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97211.0.html
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2012, 09:06 »
Eu acho isso algo difícil de acontecer.
O Ubuntu precisa de 15 GB (se eu não estou enganado), fora o outro espaço dedicado para o swap. Além disso, tem os updates também....
16GB não é o suficiente...

Ola

Deve existir algum equívoco.

O Ubuntu instala em um espaço de no máximo 3 gigabytes.

Para cartão SD não é recomendável swap (pelos ciclos de leitura/gravação)

Updates não aumentam o espaço em disco de maneira considerável como no Windows e nem ficam guardadas no disco.

Um pendrive ou cartão SDHC de 4 Gigabytes são sufucientes para uma instalação completa.

Gostaria de saber se é possivel instalar o lubuntu no SD como hd principal o SD tem 16 gb de capacidade, se for possivel,a velocidade ficara mais lenta ???

OBG...

É possível sim. Quanto a ficar lento, com certeza ficará um pouco, pois os cartões SDHC utilizam o protocolo USB, e as taxas de transferência das portas USB são inferiores aos de HD's SATA de hoje.

Quando o protocolo USB 3.0 estiver implantado em todas as máquinas, pode ser que a velocidade melhore.

[]'s

Offline igorone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2015, 09:05 »
Olá gostaria de saber se quem criou o tópico chegou a testar a opção num sdhc classe 10. Estou querendo testar a mesma opção.

Offline paulovinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:25 »
EU USO HÁ MESES O UBUNTU 14.04 NUM CARTÃO SDHC.
FUNCIONA PERFEITAMENTE.
EM OITO GB, PRATICAMENTE FICA UNS QUATRO COMO "HOME".
TENHO VÁRIOS PROGRAMAS INSTALADOS.
É RELATIVAMENTE ESTÁVEL.
SUGIRO A INSTALAÇÃO DO BLEACHBIT PARA LIMPAR OS TEMPORÁRIOS E O LIXO QUE ENTULHA A MEMÓRIA ESCASSA E VALIOSA. SEM ISTO O SISTEMA TRAVA, POIS NÃO SOBRA ESPAÇO PARA OS PROGRAMAS RODAREM E TEM-SE DE FORMATAR E REINSTALAR.
RODO MUITOS, MUITOS PROGRAMAS QUE INSTALEI NESTE PEQUENO DISPOSITIVO.
SOLUÇÃO PARA QUEM NÃO QUER USAR (R)WINDOWS EM MÁQUINA ALHEIA.
É MAIS RÁPIDO DO QUE SE IMAGINA INICIALMENTE.

Offline jemarcon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re:instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2017, 18:05 »
EU USO HÁ MESES O UBUNTU 14.04 NUM CARTÃO SDHC.
FUNCIONA PERFEITAMENTE.
EM OITO GB, PRATICAMENTE FICA UNS QUATRO COMO "HOME".
TENHO VÁRIOS PROGRAMAS INSTALADOS.
É RELATIVAMENTE ESTÁVEL.
SUGIRO A INSTALAÇÃO DO BLEACHBIT PARA LIMPAR OS TEMPORÁRIOS E O LIXO QUE ENTULHA A MEMÓRIA ESCASSA E VALIOSA. SEM ISTO O SISTEMA TRAVA, POIS NÃO SOBRA ESPAÇO PARA OS PROGRAMAS RODAREM E TEM-SE DE FORMATAR E REINSTALAR.
RODO MUITOS, MUITOS PROGRAMAS QUE INSTALEI NESTE PEQUENO DISPOSITIVO.
SOLUÇÃO PARA QUEM NÃO QUER USAR (R)WINDOWS EM MÁQUINA ALHEIA.
É MAIS RÁPIDO DO QUE SE IMAGINA INICIALMENTE.

Onde vc gravo o grub na partição do cartão ou no cartão?

Offline paulovinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2018, 11:20 »
Perdoem, companheiros... Espero que ainda sejam úteis as informações. Utilizando o UnetBootin a instalação acontece sem mistérios. Espe aplicativo pode ser usado, que eu saiba, nos linux e no (r)Windows.
Estes dispositivos quando rodando podem surpreender. Ao utilizar um de 16 gb, por exemplo, podemos "construir duas partições de uns "oito gbs), instalar na primeira e termos uma área de peristência" onde podemos guardar arquivos. Na outra partição do pendrive podemos formatá-la com o sistema (r)windows, para uso excusivo de  armazenamento. Dessa forma podemos  ficar com uns 12 gbs para guardar o que quiser.
Com o tempo, com o uso, vemos que ele tem a tendência de travar... Experimente limpar os arquivos de log... Vejam:
Vamos para root, isto é modo de administração. Sinceramente ainda não tentei isso num pendrive, mas serve na instalação convencional.
# ls -sh /var/log
/var/log/syslog - estava com aproximadamente 18 GB;
/var/log/daemon.log - estava com aproximadamente 19 GB.

Ainda não sei o por quê, mas como eles não são importantes para mim, tentei deletá-los e, mesmo como root. não consegui. Logo achei a seguinte solução: escrever um NULL nos dois arquivos da seguinte forma.

# cat /dev/null > /var/log/syslog
# cat /dev/null > /var/log/daemon.log

Isso serve para limpar o cunteúdo dos arquivos de log que para mim, às vezes chegam a 20gb... não mais... Limpo sistematicamente.

No pendrive nunca precisei entrar em root,



SE NÃO SERVIR PARA O DISQUINHO SERVIRÁ PARA O DISCÃO.

Offline paulovinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:instalaçao do ubuntu em cartao SD/SDHC
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2019, 12:25 »
Oi. Há diversos tipos de alternativas para isto. Unetbootin, por exemplo. Vocês podem editar duas partições no pendrive e instalar na de boot. Exemplo.. num pendrive de 15 gb, oito fica para o Linux e a área de persistência e o restante para espaço suplementar de armazenamento de arquivos. Na busca podem fazer busca de programas compativeis com o Unetbootin - eu recomendo este. É intuitivo, simles, rápido e eficiente.
Sempre levo comigo um pen com o Ubuntu.