Saudações,
Sou novo usuário do Linux e estou tentando me adaptar. Sei que é um SO muito bom e seguro, porém é muito complicado. Para se instalar um simples programa é necessário que o usuário tenha conhecimento das minúcias técnicas do programa que ira instalar, da compatibilidade das distros, da conversão de pacotes .deb em .rpm, etc. Isso é impraticável para o usuário comum eu ainda estou insistindo porque tenho graduação na área de informática e sou um entusiasta da filosofia do Software Livre.
A receita é simples, importar do Windows o que ele tem de melhor, a (usabilidade) e manter o que o Linux tem de melhor (Gratuidade e Segurança).
A comunidade Linux tem que ser mais humilde para admitir os acertos do Windows e incorporá-los nos projetos de nova distribuições. Hoje o Windows é estável, não trava e a cada versão torna-se mais seguro. Se o Linux não quiser ficar restrito apenas ao uso de servidores terá que rever os seus conceitos estratégicos e ideológicos o quanto antes.A distribuição Ubuntu tem tudo para unir os dois conceitos e avançar na conquista de novos segmentos.
Pra mim o problema não é Windowns, eu até gosto, o que é dificil de engolir é essa postura da M$ de colocar lucro acima de tudo, inclusive do interrese dos usuários. 
Correto e afirmativo, mas continua a dizer que o Windows está atrasado em alguns aspectos como acima já referi e noutros comentários neste fórum, quanto a programas, pelo que já explorei (tirando os jogos) por desinteresse pessoal, existem pacotes para Linux quanto as suas necessidades. Com mais ou menos facilidade e aprendizagem tudo é possível.
Posso afirmar que a nível de servidores Apache2, PHP, Mysql é muito superior, porque é uma das coisa a que me dedico.
Disse-lhes Jesus então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Lc 20:24)
Se o deus(minúsculo) deles é o Dinheiro, deixemos eles com esse amor ao dinheiro.

E Eu almejo que eles fiquem maiores e donos desse mundo mesmo, já que os pequenos estão cegos, surdos, mudos e tapados(as) ainda, no que está acontecendo.

Não adianta darmos murro em ponta de faca, que acontece somente uma coisa, vamos se ferir a nós mesmos.
Vamos nos preocupar em trabalhar para o Linux e deixemos os Gigante de S.O. de lado, pois se cachorro que ladra resolvesse, vix, o mundo estaria melhor.
Obs.: Agora, se isso é um tópico de revolta pessoal referente aos outros Sistemas Operacionais como M$, sugiro consultar um psicólogo digital para resolver isso.
Viva o Ubuntu !!!!!!! 
e vamos que vamos.