Quanto ao tópico, novamente a resposta sai do foco dele que era o Ubuntu e software livre "adotar o que o Windows tem de melhor".
Na verdade, o Ubuntu na minha opinião tem sim muitas coisas no que melhorar, mas adotar ou até copiar o Windows não é o caminho, até porque a forma que o Windows é hoje não é o único caminho para se ter um sistema fácil para o usuário, seja ele comum, médio ou avançado.
Mas este é meu ponto: uma das coisas que ele ressalta no Windows e que deveriam ser copiadas é justamente a estabilidade (citação dele:
"hoje o Windows é estável, não trava").
Então, algumas experiências minhas com o Windows. Como eu disse, comprei uma cópia "família" de Win 7. Numa das instalações, depois de umas semanas de uso, apareceu uma tela preta dizendo que aquela cópia não era legal (não me lembro exatamente os termos). Em tempo: assim que instalei aquela cópia, eu inseri a chave de ativação, como manda o figurino!
Pesquisei, então, por casos semelhantes na web e, surpresa!, as únicas soluções que achei eram de "crackear", ou seja, feitas para quem tem o piratão. Depois de um dia inteiro apanhando "feito gente grande", achei o telefone do suporte a clientes da Microsoft (até este telefone foi difícil de achar no site da Microsoft!). Liguei e depois de mais de 40 minutos de conversa e de vai-e-volta, a moça me passou um código para (re)ativar a chave do produto. E isto tudo porque era uma cópia legal (e cara)!
E agora veja o que me aconteceu ontem mesmo: eu resolvi atualizar o Ubuntu e o Windows 7 Home Premium do meu netbook Asus 1201T porque vou viajar.
Com o Ubuntu correu tudo bem. Com o Windows, depois que ele re-bootou, ficou travadaço! A luzinha de atividade do HD piscava feito uma louca e eu não mexi em nada e, como nem o mouse respondia aos movimentos, não quis desligar na marra (porque havia sido feita uma atualização e fiquei com receio que desse alguma zebra). Depois de mais de 4 horas (não foi erro de digitação: foram
quatro horas mesmo!) ele voltou e parecia estar tudo bem. Aí, re-bootei e tudo pareceu correr bem. Rodei o anti-vírus (depois desse comportamento esquisito, seguro morreu de velho, né?) e re-bootei de novo. Aí, apareceu a tela preta de cópia ilegal de novo. Fui fazer outra coisa e cerca de 30 minutos depois voltei. A tela havia desaparecido e estava a tela normal.
Se isto é estabilidade, não quero nem estar por perto na hora em que ele ficar instável!
Agora imagine se isto tudo houvesse acontecido com um usuário Ubuntu! O céu estaria caindo na cabeça do software livre!!!
E é este o meu ponto: não existe software perfeito. Só que, para alguns usuários, os critérios para avaliar um (o software livre) são bem mais rigorosos que os usados para avaliar o outro (o Windows).
Um abraço e fui!