Autor Tópico: Será dificil o Linux ganhar do Windows se mudaças urgentes não ferem adotadas!!!  (Lida 116878 vezes)

Offline VB51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Colega.

Quanto as suas observações, pergunto:

- Que aplicativos são esses que precisa de algo tão complexo para ser instalado?
- Para instalar um aplicativo no Ubuntu e derivados basta abrir a Central de Programas, escolher o aplicativo desejado e pronto. Há algo mais simples no Windows?

Por fim ainda há o Wine e PlayonLinux, que permitem rodar aplicativos do Windows no Linux. Agora se o colega quiser o inverso, como fará para conseguir?

Quanto ao Windows ser estável, não travar e principalmente ser cada vez mais seguro, nestes aspectos o Linux está anos luz à frente do Windows?




Sim Hugo,

Se fosse tão simples assim como vc está dizendo seria ótimo, ir a Central de programas, procurar,  baixar e pronto. Isso deveria se o ideal, mas, quando o programa não faz parte da relação que está lá? Ou pior, quando ele faz parte da relação é baixado mas não abre. No meu caso, foi o "Vidalia", instalei e passei dias tentando fazê-lo funcionar e não consegui, então tentei no Windows e consegui na primeira tentativa, next, next e pronto, instalado.
Já o Chrome não faz parte da lista da Central de programas do Ubuntu, então procurei a versão pra Linux, baixei mas também não consegui abrir até agora.
Outro que não tem na relação é o Openproj, que também baixei e não consegui abrir.
Será que o meu Ubuntu tá bugado?

Eu li alguns comentários sobre o meu Tópico e percebi o seguinte, os usuários do Linux se sentem ofendidos por alguém dizer que o Linux é Complicado e ainda se sentem mais ofendidos se alguém fizer elogios ao Windows.
Eu já não tenho mais idade pra ficar me enganando, os dois SOs têm os prós e contras. Eu gostaria muito que o SO Linux dominasse o mundo, pois como eu falei, sou um entusiasta do Software Livre, mas mesmo assim não posso mentir para mim mesmo e dizer que o Windows é ruim.

Recifense.
 

E você diz que"porque tenho graduação na área de informática"!!!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Colega.

Quanto as suas observações, pergunto:

- Que aplicativos são esses que precisa de algo tão complexo para ser instalado?
- Para instalar um aplicativo no Ubuntu e derivados basta abrir a Central de Programas, escolher o aplicativo desejado e pronto. Há algo mais simples no Windows?

Por fim ainda há o Wine e PlayonLinux, que permitem rodar aplicativos do Windows no Linux. Agora se o colega quiser o inverso, como fará para conseguir?

Quanto ao Windows ser estável, não travar e principalmente ser cada vez mais seguro, nestes aspectos o Linux está anos luz à frente do Windows?




Sim Hugo,

Se fosse tão simples assim como vc está dizendo seria ótimo, ir a Central de programas, procurar,  baixar e pronto. Isso deveria se o ideal, mas, quando o programa não faz parte da relação que está lá? Ou pior, quando ele faz parte da relação é baixado mas não abre. No meu caso, foi o "Vidalia", instalei e passei dias tentando fazê-lo funcionar e não consegui, então tentei no Windows e consegui na primeira tentativa, next, next e pronto, instalado.
Já o Chrome não faz parte da lista da Central de programas do Ubuntu, então procurei a versão pra Linux, baixei mas também não consegui abrir até agora.
Outro que não tem na relação é o Openproj, que também baixei e não consegui abrir.
Será que o meu Ubuntu tá bugado?

Eu li alguns comentários sobre o meu Tópico e percebi o seguinte, os usuários do Linux se sentem ofendidos por alguém dizer que o Linux é Complicado e ainda se sentem mais ofendidos se alguém fizer elogios ao Windows.
Eu já não tenho mais idade pra ficar me enganando, os dois SOs têm os prós e contras. Eu gostaria muito que o SO Linux dominasse o mundo, pois como eu falei, sou um entusiasta do Software Livre, mas mesmo assim não posso mentir para mim mesmo e dizer que o Windows é ruim.

Recifense.
 

E você diz que"porque tenho graduação na área de informática"!!!

Colega,

O Chrome para Linux é um arquivo .deb, cuja instalação se dá de forma bastante semelhante aos .exe do windows. 

Não leve a mal, mas você não conseguir instalar um arquivo .deb no Ubuntu e ao mesmo tempo se dizer um entusiasta do software-livre não faz o menor sentido.

Instalei o Chrome no Linux Mint (Cinnamon, KDE, Mate e Xfce), no Ubuntu, no BigLinux e no Kubuntu. Em todos o processo foi extremamente simples, basicamente dois cliques no arquivo .deb e depois só confirmar as opções.

Para você não estar conseguindo ou o seu Ubuntu está corrompido ou o .deb do Chrome é que está (isso considerando que você de fato é um entusiasta do software-livre, como está afirmando).

Quanto ao Linux ser complicado, depois do advento do Ubuntu e seus derivados tenho que discordar de você. Dificuldade você encontra ao tentar instalar alguns poucos aplicativos do Windows que não possuem uma boa compatibilidade com o WINE, o que é culpa única e exclusiva do desenvolvedor que não disponibiliza ou versão para o pinguim. Ainda assim, esse procedimento é bem mais simples do que o inverso (Tente instalar um aplicativo nativo do Linux no Windows e veja do que estou falando)

De resto é preciso entender que o Linux não é uma cópia gratuita do Windows. Os sistema possuem algumas diferenças com as quais o usuário precisa se acostumar, da mesma forma que acontece quando se utiliza outros SOs como o Android, o IOs, etc...
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Tem uma coisa que acontece, tem muita gente que quando usa um pc com linux logo quer baixar programas que existem só pra windows como o windows live e até mesmo o skype.exe e tentam instalar, esquecendo que tem versões nativas pro linux em .deb .rpm que seja e vem falar que não consegue instalar.

Com isso, dá pra imaginar que vai ter gente com com iPhone 4s apanhando pra instalar um aplicativo do android ou vice versa.

PS: prefiro o cromium que está no repositório do que o google crome.
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 18:17 por Ernesto »

Offline lenonsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Migrar para o linux seria o mesmo que mudar de país .
Eu aceitei esse desafio a pouco tempo, e vendo-o como uma poderosa ferramenta de trabalho.
O Terminal é incrível! E complicado também (minha opinião).
Eu gostaria muito de que o ubuntu viesse com um painel de controle mais enxuto.
Com mais opções de configuração em modo gráfico.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
[...] eu ainda estou insistindo porque tenho graduação na área de informática [...]

Fale-me o nome da Faculdade para não ter que passar nem pela frente da porta... :o
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Citar
No meu caso, foi o "Vidalia", instalei e passei dias tentando fazê-lo funcionar e não consegui, então tentei no Windows e consegui na primeira tentativa, next, next e pronto, instalado.
Ta bom, que tem programas que é um sofrimento para instalar, ninguém duvida.
Que as vezes ter de resolver dependências é um tormento, ninguém duvida.
Que vira e mexe o resultado do make, make install e ./configure nos fazem chorar e e nos mostram que teremos um dia longo, é fato.

Mas o que que o Linux tem a ver com isso?
O linux não é responsável pelo desenvolvimento do programa.

Se no windows é next, next e finish, é por que o desenvolvedor assim o fez. Não é por causa do windows...
Cobre do desenvolvedor do programa uma instalação mais simples...

obs: Utilizar um programa para que não detectem seu ip, protegendo-o de invasão, parece inteligente, mas você sabe se esse programa manda informações de tudo o que você faz?
Se manda, sabe pra onde?
O programa tem acesso a tudo que entra e sai da sua rede.
Parece uma atitude inteligente, mas é muita ingenuidade, ainda mais para quem tem formação em TI.
Parece coisa de técnico de manutenção de micro que pensa que é hacker...
Confiar em um programa, gratuito, que lê tudo o que se passa na rede... Podendo até liberar acesso remoto ao micro...
Depois não vem reclamar que o linux também é inseguro.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Se ele passou horas tentando configurar o Vidalia é melhor ele não usar.

https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Eu uso o vidalia perfeitamente no linux ubuntu 12.04 x64 a muito tempo desde a versão 11.10 e nunca deu problema além do mais o vidalia já vem pronto para uso com detecção automática de tudo.

O vidalia no ubuntu não necessita ser instalado, ele é de auto-execução, abrindo logo ao clicar no script. Portanto muito mais fácil que no windows.

Então acho equivocado o cara dizer que não soube configurar ele. Já que no windows a instalação leva 20 segundos e no ubuntu dispensa instalação e 3 segundos já abre o programa.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 10:34 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Não sei se vocês perceberam, mas faz um bom tempo que o criador desse tópico não aparece no fórum. Ou voltou a "morar na casa dos viru$", ou viu que escreveu bobagem e sumiu do mapa, ou... Sei lá  ::)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Bem que podia ser trancado este tópico né.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Saudações,

Sou novo usuário do Linux e estou tentando me adaptar. Sei que é um SO muito bom e seguro, porém é muito complicado. Para se instalar um simples programa é necessário que o usuário tenha conhecimento das minúcias técnicas do programa que ira instalar, da compatibilidade das distros, da conversão de pacotes .deb em .rpm, etc. Isso é impraticável para o usuário comum eu ainda estou insistindo porque tenho graduação na área de informática e sou um entusiasta da filosofia do Software Livre.

Com o você é novato no Linux, oriento a baixar e ler e por a mão na massa no nesse Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu, clicando aqui, assim você não fica alheio a deus dará.

Nunca esqueça que há manuais para tudo nesse Universo e até para os seres Humanos que infelizmente não querem usá-lo e por isso 97% entram no buracão sabendo da verdade que tem que usar o manual, mas já é tarde e não tem mais volta de arrependimento.

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Saudações,

Sou novo usuário do Linux e estou tentando me adaptar. Sei que é um SO muito bom e seguro, porém é muito complicado. Para se instalar um simples programa é necessário que o usuário tenha conhecimento das minúcias técnicas do programa que ira instalar, da compatibilidade das distros, da conversão de pacotes .deb em .rpm, etc. Isso é impraticável para o usuário comum eu ainda estou insistindo porque tenho graduação na área de informática e sou um entusiasta da filosofia do Software Livre.

Com o você é novato no Linux, oriento a baixar e ler e por a mão na massa no nesse Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu, clicando aqui, assim você não fica alheio a deus dará.

Nunca esqueça que há manuais para tudo nesse Universo e até para os seres Humanos que infelizmente não querem usá-lo e por isso 97% entram no buracão sabendo da verdade que tem que usar o manual, mas já é tarde e não tem mais volta de arrependimento.



Affff!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Eu acho o seguinte: o dono do tópico não apareceu mais, seu propósito (ou a falta do mesmo) já ficou claro e ele poderia muito bem ir para a Quarentena.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
O que eu acho é que se vocês não tivessem ligado para esse tópico e não postassem nele, ele já teria caído no esquecimento, ai depois fica um monte postando
pedindo para manda para quarentena, para o tópico sumir é fácil, não post nele.

Offline bulacha2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
eu li todas as 5 paginas. Vou tentar ao máximo nao falar bobeira pois eu sou um usuário "migratorio" vai fazer 1 mês.
ou seja estou entre a espada(windows) e a cruz(linux/ubunut).
Obs:. O lado da salvação para mim sempre sera a cruz.

Eu nao concordo com o titulo do tópico, pois como alguns dos meus "amigos" do fórum falaram a intenção do Linux nao é ganhar do windows.
O único motivo atual que eu vejo para eu nao fazer uma completa mudança para o Ubuntu se prende a uma unica palavra "Jogos".

Quando os jogos de Linux forem a mesmo nível dos jogos windows ou quando finalmente todas as empresas derem atenção para nos usuários linux e trazerem nossos jogos para linux.
Ai eu posso garantir pra vocês que a microsoft vai ver uma boa parcela de seus usuários darem adeus a eles. Os legais e os piratas, pois eu acredito..."mesmo parecendo teoria da conspiração"  de que eles monitoram e sabem o exato numero de maquinas que rodam o software pirata.

Muita das pessoas que possuem um pc como o meu com configuração Gamer sabe da existência do linux/ubuntu...Alguns nao (obvio)... Mais aqueles que sabem e ja testaram eu tenho quase toda certeza que nao estão nesse exato momento usando. Pois seus jogos nao rodam no Linux ubuntu.

Agora para os outros assuntos referentes ao ubuntu/linux como messenger existe o Emesene,Pidgin e entre outros.
Ccleaner nao é necessario.
Skype ja existe para ele.
Libreoffice está a vento de furacão na area... e pegando também usuários windows para sua comunidade.
Únicos problemas que também venho encontrando como usuário "intermediário" se assim posso dizer seria com programas semelhantes ao ABGX360 para XBOX360
e Xbox BackUp Creator. que ainda nao encontrei programas que fazem o mesmo.

E antes que pergunte pq eu quero esses programas, utilizado por pessoas que usam jogos piratas. É muito simples, nosso País nao permite uma pessoa normal pagar por muitos jogos em um preço considerável acessível.

Tirando o motivo jogos. Minha consideração final pro criador do topico é:

Filho Fo*asi o Windows pois o Ubuntu é mais seguro. É mais rapido e moderno. Leia alguns Guias de iniciantes, faça algumas pesquisas com palavras chaves no Google. e você ira aprender tudo em 3 semanas se vc gosta de ler.
Foi assim comigo.

Novamente volto a pedir desculpas caso minha opinião tenha ofendido qualquer pessoa. Mais esse é meu simples ponto de vista sobre a realidade do software livre.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Minhas configurações principais:

Processador: AMD Phenom II X6 1055T
Placa Mãe: ECS A790GXM-AD3
Memoria RAM: 12GB DDR3
HD: 3 HD's com 1TB cada.
Placa de Video: Radeon HD 6850 (sapphire Toxic)
Sistema: Ubuntu 12.04 (32Bits) e Windows 7 (64Bits)
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, 09:11 por bulacha2 »